Novo medicamento para emagrecer aprovado em cinco países

1

Os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido são pioneiros na aprovação do tirzepatide – um medicamento para adultos com obesidade ou condições de sobrepeso, como hipertensão ou diabetes tipo 2. 

EUA e Reino Unido deram luz verde ao medicamento tirzepatide para reduzir a obesidade.

Este medicamento, anteriormente aprovado para tratar diabetes tipo 2 sob o nome Mounjaro, mostrou resultados promissores em ensaios clínicos, reduzindo o peso corporal em quase 21% em indivíduos com excesso de peso ou obesidade.

É a maior perda de peso que já foi registada com um medicamento, diz a New Scientist.

O tirzepatide é administrado sob a forma de uma injeção semanal que replica os hormónios GLP-1 e GIP, aumentando a saciedade e reduzindo ainda mais o apetite; e é agora o sétimo medicamento aprovado para perda de peso nos EUA.

Prós e contras

Além da perda de peso, o tirzepatide também mostrou reduzir níveis de colesterol, insulina e pressão arterial, além de melhorar a mobilidade física.

No entanto, o National Institute of Health and Care Excellence (NICE), do Reino Unido, limitou o uso do tirzepatide ao tratamento da diabetes, após falha de outras terapias.

Efeitos colaterais como náuseas e o potencial de recuperação de peso, após a interrupção do tirzepatide continuam a preocupar os especialistas.

Há também incertezas sobre os riscos a longo prazo do medicamento.

A New Scientist escreve, no entanto que, para muitos pacientes com obesidade, os benefícios do tirzepatide superam os riscos potenciais, oferecendo uma oportunidade para melhorar a saúde e qualidade de vida, ao reverter complicações associadas ao excesso de peso e obesidade.

ZAP //

1 Comment

  1. Hormónios? “Palavra não encontrada (na norma europeia, na grafia pré-Acordo Ortográfico)”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Não precisa publicar o comentário.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.