Novo hidrogel permite manter o cancro cerebral à distância

1
Um grupo de investigadores desenvolveu um hidrogel que previne o retorno do cancro glioblastoma, ums das formas mais mortais de cancro.

O glioblastoma é uma das formas mais agressivas de cancro, e com tendência a regressar frequentemente após uma cirurgia para o remover.

Um novo estudo, publicado na Science Translational Medicine este mês, revela um novo método para prevenir o retorno do cancro.

Os investigadores da Universidade de Wisconsin-Madison desenvolveram agora um hidrogel de reforço da imunidade que pode ser injetado no cérebro após a cirurgia para eliminar as células estaminais cancerígenas remanescentes.

Segundo o New Atlas, as taxas de sobrevivência ao glioblastoma estão entre as mais baixas de qualquer cancro, com menos de 5% dos pacientes a sobreviverem cinco anos após o diagnóstico.

Isto deve-se em grande parte ao facto de este cancro do cérebro ter tendência a voltar após a remoção cirúrgica do tumor, uma vez que as células estaminais do gliblastoma são deixadas para trás e formam novos tumores.

“Uma característica do glioblastoma é que as células tumorais são muito agressivas, e infiltram-se nos tecidos circundantes”, explica Quanyin Hu, autor correspondente do estudo.

“Assim, o cirurgião não consegue sentir claramente os limites entre o tumor e o tecido normal, e não se pode remover tanto quanto possível porque todos os tecidos do cérebro são extremamente importantes — não se quer certamente remover demasiado”.

Mas um novo tratamento pode mudar esta situação. Os investigadores desenvolveram agora um hidrogel carregado de drogas que pode ser injetado após a operação, no espaço deixado após a remoção do tumor.

Nessa altura, o sistema imunitário começa a trabalhar para “apanhar” quaisquer células estaminais de glioma remanescentes.

O hidrogel contém nanopartículas que podem reprogramar células imunitárias chamadas macráfagos, que inundam o local após a cirurgia. De forma frustrante, o ambiente tumoral pode fazer com que estes macrófagos mudem de lado, pelo que ajudam a promover o crescimento do cancro e a suprimir a resposta imunitária.

O gel contraria este efeito com nanopartículas que criam macrófagos para alvejar o CD133, uma proteína que se manifesta nas células estaminais do cancro.

Estas células cancerígenas fugitivas tentam esconder-se, transmitindo um sinal que diz ao sistema imunitário para não o consunmir. Assim, o hidrogel também contém um anticorpo, CD47, que bloqueia esse sinal.

Em testes feitos em ratos, a equipa mostrou que o hidrogel pode gerar com sucesso macrófagos receptores de antigénios quiméricos (CAR) que visam especificamente as células estaminais do glioma., e que o cancro cerebral não voltou durante o período de seis meses em que os ratos foram monitorizados após a cirurgia.

Embora ainda seja necessário testar o hidrogel em animais maiores antes de poder ser utilizado em humanos, a equipa diz que a investigação é promissora.

O produto pode ser adaptado para ajudar a tratar também outros tumores sólidos agressivos, como o cancro da mama.

Inês Costa Macedo, ZAP //

1 Comment

  1. Parece efetivamente ter havido algum engano, pois as palavras estão iguais.
    Quanto ao resto do comentário, há artigos que não têm erros, nem gralhas, nem omissões, …

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.