O novo Ford Mustang elétrico é capaz de percorrer 400 metros em apenas 8 segundos

A Ford surpreendeu os amantes de carros ao revelar o protótipo do Mustang Cobra Jet 1400, um dragster totalmente elétrico baseado no Mustang. O novo Ford Mustang Jet Cobra 1400 é agora dotado de 1502 cavalos de potência.

A Ford Performance apresentou em abril o Mustang Cobra Jet 1400, o seu primeiro protótipo de um “dragster” 100% elétrico, pensado para bater recordes sem usar uma gota de combustível.

De acordo com o Interesting Engineering, o carro foi testado numa pista e conseguiu alcançar um marco incrível: alcançou uma velocidade de 270 km/h para percorrer 400 metros em apenas 8,27 segundos.

A Ford revelou, em comunicado à imprensa, que o protótipo do Mustang Cobra Jet 1400 atinge os 1502 cavalos de potência graças, em parte, aos seus quatro motores elétricos e à ajuda de desenvolvimento da empresa Cascadia Motion.

O novo veículo elétrico tem “quatro motores no total, que chegam até às 10 mil rotações por minuto. Os conversores do motor funcionam a 800 volts e até 700 amperes, com uma potência máxima de 350 kW por motor”, explicou a Ford.

Para atingir e controlar esta potência, a Ford teve que fazer um ajuste no chassis tradicional do Mustang, e desenvolveu um complexo algoritmo de controlo de dados.

“As oportunidades de aprender com o Mustang Cobra Jet 1400, bem como com o Mustang Mach-E 1400, que apresentamos recentemente, dá-nos uma grande visão do que é possível fazer em veículos totalmente elétricos de alto desempenho, no futuro”, explicou Mark Rushbrook, diretor geral da Ford Performance Motorsports.

Este carro de competição surge no ano em que a Ford lança no mercado o primeiro Mustang de produção totalmente elétrico – o Mach-E, e homenageando o Cobra Jet original que competiu nas pistas de “dragsters” no final da década de 1960.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Biden acusa a Rússia de tentar intervir nas eleições de 2022 para o Congresso

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, acusou na terça-feira o seu homólogo russo, Vladimir Putin, de tentar interferir nas eleições para o Congresso de 2022, espalhando "desinformação". "Veja o que a Rússia já está …

Polícias rejeitam proposta do MAI para o subsídio de risco e prometem novos protestos

Os sindicatos da PSP e as associações socioprofissionais da GNR rejeitaram, esta quarta-feira, a proposta apresentada pelo Governo para o subsídio de risco e prometem novos protestos até que seja atribuído "um valor justo". "Saímos completamente …

Desta vez, van Vleuten ganhou mesmo (aos 38 anos)

Ficou para trás o episódio caricato do último domingo. Annemiek van Vleuten é a nova campeã olímpica de ciclismo, contrarrelógio. Annemiek van Vleuten iria ficar ligada a um dos momentos mais insólitos, ou mesmo o mais …

Bruxelas assegura aquisição de medicamento para tratamento precoce da covid-19

A Comissão Europeia anunciou, esta quarta-feira, um contrato de aquisição conjunta com a farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) para a compra do sotrovimab, um medicamento destinado ao tratamento precoce da covid-19, cuja utilização está a ser analisada …

Vacinados escapam às restrições da "lista âmbar" britânica

Pessoas vacinadas contra a covid-19 que viagem a partir dos Estados Unidos (EUA) ou da União Europeia (UE) podem evitar a quarentena caso venham de um país da "lista âmbar" britânica, onde está Portugal. Segundo o …

Equador retira nacionalidade ao fundador da Wikileaks, Julian Assange

O governo equatoriano revogou a decisão de 2018 devido a incongruências burocráticas. O advogado de Assange já disse que vai recorrer e que a decisão foi tomada sem o fundador da Wikileaks ser ouvido. O Equador …

Os primeiros resultados dos Censos: Portugal perdeu população pela primeira vez desde 1970

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou, esta quarta-feira, os primeiros resultados dos Censos 2021, cujas respostas por via digital ultrapassaram os 99%. Portugal tem hoje 10.347.892 residentes, menos 214.286 do que em 2011, segundos os …

Portugueses esperam quase até aos 40 para comprar casa

Um barómetro que avalia a preferência dos consumidores na hora de comprar um imóvel indica que a maioria dos portugueses só liquida o crédito à habitação após a reforma. O indicador destaca ainda que os portugueses …

Moedas fecha lista para a Câmara de Lisboa

O candidato à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, já fechou a equipa que o vai acompanhar nas próximas autárquicas. O anúncio de que a lista de Carlos Moedas para a Câmara de Lisboa está fechada será …

Abaixo-assinado apelida Bolsonaro de genocida após 550.000 mortes no Brasil

Dezenas de personalidades e organizações da sociedade civil portuguesa subscreveram um abaixo-assinado de solidariedade internacional para com o Brasil, no qual apelidam o Presidente, Jair Bolsonaro, de "genocida" após mais de 550.000 mortes devido à …