Era um dinossauro muito feio e tinha uns dentes que pareciam tesouras

(dr) Lukas Panzarin

Ilustração conceptual de um exemplar do Matheronodon provincialis, o novo dinossauro com dentes de tesoura

Um dinossauro recentemente descoberto apresenta uns dentes capazes de cortar como tesouras e alimentava-se de plantas duras e ricas em fibras.

Um dinossauro herbívoro foi descoberto em Velaux, no sul de França e terá vivido há aproximadamente 84 milhões a 72 milhões de anos. O animal tinha uns dentes dignos de nota, como é destacado no artigo publicado na revista Nature esta quinta-feira.

O animal pertencia ao grupo dos rabdontes, dinossauros que habitaram a Europa, predominantemente durante o período Cretácico.

Os fósseis da nova espécie, Matheronodon provincialis, mostram que esta teria dentes extremamente largos, com uma ponta de seis centímetros de comprimento idêntica a um cinzel – instrumento de extremidade aguçada semelhante a uma lâmina de metal.

Pascal Godefroit, do Instituto Real Belga de Ciências Naturais, e autor principal do estudo explica no artigo que “o novo rabdodonte é caracterizado por um alargamento extremo da dentição quer do maxilar quer da mandíbula, relacionado com uma redução drástica do número de dentes no maxilar”.

Ao examinar a microestrutura dos dentes, verificou-se que os sulcos ao longo do lado mais espesso e esmaltado da coroa formam uma borda afiada e irregular.

Os cientistas sugerem que a dentição e o aparelho de mastigação desta nova espécie foram concebidos para produzir uma ação poderosa de corte como um par de tesouras, adequando-se ao consumo de plantas duras, ricas em fibras.

Ulysse Lefèvre / RBINS

Reconstituição do maxilar de Matheronodon provincialis, com a implantação dos dentes, por tomografia computorizada

Godefroit salienta que “a sofisticação do seu mecanismo de alimentação tem sido apontado como o elemento-chave do sucesso evolutivo e da diversificação dos ornitópodes”, numa referência à subordem de dinossauros em que se encontram classificados os rabdontes.

Os dentes invulgares do Matheronodon provincialis permitiam-lhe comer plantas que outros dinossauros não conseguiriam, e fazem lembrar outro dinossauro da mesma época com dentes também dignos de referência: o famigerado T-Rex, rei dos dinossauros. A diferença é que um alimentava-se de plantas e o outro preferia a carne.

PARTILHAR

RESPONDER

24 horas depois, estátua de manifestante antirracismo em Bristol foi removida

A estátua de uma manifestante do movimento Black Lives Matter, erguida, esta quarta-feira, na cidade de Bristol, no Reino Unido, já foi removida. De acordo com o jornal The Guardian, 24 horas depois de ter sido …

Advogados continuam luta para manter declarações fiscais de Trump em segredo

Depois de o Supremo Tribunal ter determinado que os procuradores nova-iorquinos podem ter acesso às declarações de impostos do Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, os seus advogados informaram na quarta-feira que estavam a considerar …

EUA negam vistos a funcionários da Huawei que apoiem "violadores de direitos humanos"

Esta quarta-feira, o Governo norte-americano que vai impor restrições nos vistos a funcionários da Huawei e a outras empresas que os Estados Unidos vejam como apoiantes de Governos violadores de direitos humanos. Além das restrições, o …

Ventilador produzido em Portugal recebe autorização de utilização do Infarmed

O ventilador Atena, produzido em Portugal, recebeu, na terça-feira, a autorização do Infarmed para o seu uso em contexto hospitalar na luta contra a covid-19. Esta quarta-feira, numa publicação na sua página de Facebook, o CEiiA …

American Airlines avisa 25 mil trabalhadores que podem perder emprego

Os dirigentes da American Airlines escreveram a cerca de 25 mil trabalhadores da transportadora aérea para lhes comunicar que o seu emprego pode desaparecer em outubro. Os dirigentes das Companhias de aviação dos Estados Unidos admitiram …

Trump substitui diretor de campanha a menos de quatro meses das eleições

O Presidente dos Estados Unidos substituiu, esta quarta-feira, o seu diretor de campanha, perante os maus resultados nas sondagens, a menos de quatro meses das eleições. "Tenho o prazer de anunciar que Bill Stepien foi promovido …

Bristol acordou com uma nova estátua. Manifestante antirracismo substitui comerciante de escravos

Bristol acordou com uma nova estátua. Um artista britânico ergueu uma estátua de uma manifestante do movimento ‘Black Lives Matter’ no topo do pedestal na cidade inglesa antes ocupado pela estátua de um comerciante de …

Enfermeira norte-americana matou sete doentes num hospital de veteranos com injeções de insulina

Uma enfermeira num hospital de veteranos norte-americanos matou deliberadamente pelo menos sete doentes com injeções de insulina. A mulher, que admitiu o crime, deverá ser condenada a sete penas de prisão perpétua, mais 20 anos …

PSP pôs fim à festa do título na Avenida dos Aliados. Um polícia ficou ferido

Na parte final dos festejos portistas, já durante a madrugada, nos Aliados, o Corpo de Intervenção da PSP do Porto foi obrigada a intervir contra um grupo de adeptos. Ninguém foi detido, mas um agente …

PJ detém cinco pessoas por esquema fraudulento com tratamentos para a covid-19

Cinco profissionais ligados ao ramo da saúde foram detidos, esta quinta-feira, pela Polícia Judiciária (PJ) numa operação que envolveu buscas a clínicas médicas, residências e empresas e que investiga crimes de corrupção, burla qualificada, falsificação …