Era um dinossauro muito feio e tinha uns dentes que pareciam tesouras

(dr) Lukas Panzarin

Ilustração conceptual de um exemplar do Matheronodon provincialis, o novo dinossauro com dentes de tesoura

Um dinossauro recentemente descoberto apresenta uns dentes capazes de cortar como tesouras e alimentava-se de plantas duras e ricas em fibras.

Um dinossauro herbívoro foi descoberto em Velaux, no sul de França e terá vivido há aproximadamente 84 milhões a 72 milhões de anos. O animal tinha uns dentes dignos de nota, como é destacado no artigo publicado na revista Nature esta quinta-feira.

O animal pertencia ao grupo dos rabdontes, dinossauros que habitaram a Europa, predominantemente durante o período Cretácico.

Os fósseis da nova espécie, Matheronodon provincialis, mostram que esta teria dentes extremamente largos, com uma ponta de seis centímetros de comprimento idêntica a um cinzel – instrumento de extremidade aguçada semelhante a uma lâmina de metal.

Pascal Godefroit, do Instituto Real Belga de Ciências Naturais, e autor principal do estudo explica no artigo que “o novo rabdodonte é caracterizado por um alargamento extremo da dentição quer do maxilar quer da mandíbula, relacionado com uma redução drástica do número de dentes no maxilar”.

Ao examinar a microestrutura dos dentes, verificou-se que os sulcos ao longo do lado mais espesso e esmaltado da coroa formam uma borda afiada e irregular.

Os cientistas sugerem que a dentição e o aparelho de mastigação desta nova espécie foram concebidos para produzir uma ação poderosa de corte como um par de tesouras, adequando-se ao consumo de plantas duras, ricas em fibras.

Ulysse Lefèvre / RBINS

Reconstituição do maxilar de Matheronodon provincialis, com a implantação dos dentes, por tomografia computorizada

Godefroit salienta que “a sofisticação do seu mecanismo de alimentação tem sido apontado como o elemento-chave do sucesso evolutivo e da diversificação dos ornitópodes”, numa referência à subordem de dinossauros em que se encontram classificados os rabdontes.

Os dentes invulgares do Matheronodon provincialis permitiam-lhe comer plantas que outros dinossauros não conseguiriam, e fazem lembrar outro dinossauro da mesma época com dentes também dignos de referência: o famigerado T-Rex, rei dos dinossauros. A diferença é que um alimentava-se de plantas e o outro preferia a carne.

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …