/

Era um dinossauro muito feio e tinha uns dentes que pareciam tesouras

(dr) Lukas Panzarin

Ilustração conceptual de um exemplar do Matheronodon provincialis, o novo dinossauro com dentes de tesoura

Um dinossauro recentemente descoberto apresenta uns dentes capazes de cortar como tesouras e alimentava-se de plantas duras e ricas em fibras.

Um dinossauro herbívoro foi descoberto em Velaux, no sul de França e terá vivido há aproximadamente 84 milhões a 72 milhões de anos. O animal tinha uns dentes dignos de nota, como é destacado no artigo publicado na revista Nature esta quinta-feira.

O animal pertencia ao grupo dos rabdontes, dinossauros que habitaram a Europa, predominantemente durante o período Cretácico.

Os fósseis da nova espécie, Matheronodon provincialis, mostram que esta teria dentes extremamente largos, com uma ponta de seis centímetros de comprimento idêntica a um cinzel – instrumento de extremidade aguçada semelhante a uma lâmina de metal.

Pascal Godefroit, do Instituto Real Belga de Ciências Naturais, e autor principal do estudo explica no artigo que “o novo rabdodonte é caracterizado por um alargamento extremo da dentição quer do maxilar quer da mandíbula, relacionado com uma redução drástica do número de dentes no maxilar”.

Ao examinar a microestrutura dos dentes, verificou-se que os sulcos ao longo do lado mais espesso e esmaltado da coroa formam uma borda afiada e irregular.

Os cientistas sugerem que a dentição e o aparelho de mastigação desta nova espécie foram concebidos para produzir uma ação poderosa de corte como um par de tesouras, adequando-se ao consumo de plantas duras, ricas em fibras.

Ulysse Lefèvre / RBINS

Reconstituição do maxilar de Matheronodon provincialis, com a implantação dos dentes, por tomografia computorizada

Godefroit salienta que “a sofisticação do seu mecanismo de alimentação tem sido apontado como o elemento-chave do sucesso evolutivo e da diversificação dos ornitópodes”, numa referência à subordem de dinossauros em que se encontram classificados os rabdontes.

Os dentes invulgares do Matheronodon provincialis permitiam-lhe comer plantas que outros dinossauros não conseguiriam, e fazem lembrar outro dinossauro da mesma época com dentes também dignos de referência: o famigerado T-Rex, rei dos dinossauros. A diferença é que um alimentava-se de plantas e o outro preferia a carne.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.