O novo Comité Central do PCP, órgão dirigente alargado entre congressos, foi hoje ratificado na XX reunião magna dos comunistas, em Almada (Setúbal), com 98,67 % dos votos.
Entre os 1.131 delegados que votaram, 1.116 votaram a favor, 11 abstiveram-se e quatro votaram contra na eleição que decorreu, à porta fechada, no Complexo Desportivo “Cidade de Almada”, entre as 19:00 e as 21:00, anunciou Luísa Araújo, membro do secretariado nacional do PCP, numa declaração aos jornalistas sem direito a perguntas.
A lista, proposta pelo anterior Comité Central, conta com 146 membros, 22 dos quais estreantes – 14 homens e oito mulheres, com uma média de idade de 37 anos -, enquanto outros 25 membros deixaram de constar deste órgão.
A média etária do novo elenco, que conta com a maioria dos elementos da anterior direção, nomeadamente o líder, Jerónimo de Sousa, situa-se nos 48 anos, com 25% de mulheres (37) e 62% de funcionários do partido.
As ocupações profissionais do conjunto de dirigentes distribuem-se por operariado (46%), intelectuais e quadros técnicos (32%), empregados por conta de outrem (21%) e estudantes (1%).
Há quatro anos, no mesmo local, o Comité Central do PCP foi eleito com 97% dos votos, 14 votos contra e 21 abstenções.
Este domingo, terceiro e último dia do congresso comunista, serão divulgados os membros dos organismos executivos – Secretariado Nacional e Comissão Política – e também da fiscalizadora Comissão Central de Controlo.
/Lusa