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Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

Hahifuheho / Wikimedia

Comboio-bala N700S

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão – o N700S – entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka.

A série N700S (sendo que o “S” significa “Supreme”) é o primeiro comboio Tokaido Shinkansen totalmente remodelado em 13 anos. É também o primeiro comboio de alta velocidade do mundo capaz de alterar para sistemas de bateria se a infraestrutura de energia de suporte falhar.

Segundo o Interesting Engineering, o N700S fez a sua primeira viagem na passada quarta-feira, dia 1 de julho, saindo da estação de Tóquio por volta das 5 da manhã, sob os olhares atentos de vários fãs deste meio de transporte, com destino a Osaka.

O novo modelo de comboio-bala integra a 6ª geração de comboios, sendo uma evolução do N700, e oferece um desempenho aprimorado, além de uma cabine mais espaçosa para um maior conforto.

O comboio tem velocidade máxima de 285 km/h, limitada por computador, uma vez que o máximo permitido pelas leis do Japão é de 285 km/h. O interior é mais silencioso do que o anterior, graças a um novo design que diminui o impacto aerodinâmico, reduzindo o ruído interno e a vibração.

Após várias mortes e ferimentos associados ao sistema de comboios-bala do Japão, a JR Central garantiu a instalação de câmaras de segurança adicionais no modelo N700S, para garantir uma maior visibilidade e uma deteção de colisão mais eficiente.

“Estou confiante de que este é o melhor Shinkansen em todos os aspetos – segurança, estabilidade e conforto. Oferece a mais fina qualidade de assentos e um espaço confortável”, disse o presidente da JR Central, Shin Kaneko, na cerimónia de inauguração.

A série N700S está programada para operar na Linha Tokaido Shinkansen entre Tóquio e Osaka, assim como na Linha Sanyo Shinkansen que se estende até a Estação Hakata, em Kyushu.

A atualização do modelo acontece após uma queda acentuada do número de passageiros devido à pandemia de covid-19. Ainda assim, a JR Central espera transportar muitos passageiros neste novo modelo de alta velocidade nos próximos anos.

ZAP //

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