Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

Hahifuheho / Wikimedia

Comboio-bala N700S

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão – o N700S – entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka.

A série N700S (sendo que o “S” significa “Supreme”) é o primeiro comboio Tokaido Shinkansen totalmente remodelado em 13 anos. É também o primeiro comboio de alta velocidade do mundo capaz de alterar para sistemas de bateria se a infraestrutura de energia de suporte falhar.

Segundo o Interesting Engineering, o N700S fez a sua primeira viagem na passada quarta-feira, dia 1 de julho, saindo da estação de Tóquio por volta das 5 da manhã, sob os olhares atentos de vários fãs deste meio de transporte, com destino a Osaka.

O novo modelo de comboio-bala integra a 6ª geração de comboios, sendo uma evolução do N700, e oferece um desempenho aprimorado, além de uma cabine mais espaçosa para um maior conforto.

O comboio tem velocidade máxima de 285 km/h, limitada por computador, uma vez que o máximo permitido pelas leis do Japão é de 285 km/h. O interior é mais silencioso do que o anterior, graças a um novo design que diminui o impacto aerodinâmico, reduzindo o ruído interno e a vibração.

Após várias mortes e ferimentos associados ao sistema de comboios-bala do Japão, a JR Central garantiu a instalação de câmaras de segurança adicionais no modelo N700S, para garantir uma maior visibilidade e uma deteção de colisão mais eficiente.

“Estou confiante de que este é o melhor Shinkansen em todos os aspetos – segurança, estabilidade e conforto. Oferece a mais fina qualidade de assentos e um espaço confortável”, disse o presidente da JR Central, Shin Kaneko, na cerimónia de inauguração.

A série N700S está programada para operar na Linha Tokaido Shinkansen entre Tóquio e Osaka, assim como na Linha Sanyo Shinkansen que se estende até a Estação Hakata, em Kyushu.

A atualização do modelo acontece após uma queda acentuada do número de passageiros devido à pandemia de covid-19. Ainda assim, a JR Central espera transportar muitos passageiros neste novo modelo de alta velocidade nos próximos anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Arqueólogos encontram o primeiro geoglifo do mundo em forma de touro

Um geoglifo em forma de touro foi encontrado num sítio arqueológico localizado no sul da Sibéria, informou o Instituto de História e Cultura Material da Academia de Ciências da Rússia. Apesar do touro ser um símbolo …

"O BE teve um mau resultado." Catarina Martins assume derrota, mas deixa aviso a Moedas

No day after, e já com a notícia consolidada da vitória de Carlos Moedas em Lisboa, Catarina Martins não hesitou em assumir a derrota do Bloco de Esquerda. Lisboa era a Câmara mais relevante para o …

Voto útil pode explicar vitória de Moedas (que precisa da esquerda para governar Lisboa)

Carlos Moedas está forçado a fazer acordos para governar a Câmara de Lisboa que tem uma maioria de esquerda de 10 vereadores contra 7 dos partidos à direita. O novo autarca da capital já disse …

É uma práctica comum dos atletas - mas será verdade que os banhos de gelo ajudam os músculos?

Os banhos de gelo trazem benefícios para atletas que treinem a resistência, mas podem ser prejudiciais para quem se dedica a treinar a força. É uma práctica recorrente entre os atletas e até entre pessoas comuns …

Sem maioria absoluta, Moreira começa a fazer contas à vida - mas acordo com a oposição pode estar longe

Rui Moreira voltou a garantir a liderança da autarquia portuense para os próximos quatro anos, mas sem maioria absoluta. Assim, terá de começar a pensar em possíveis acordos. PS e Bloco de Esquerda recusam compromissos. …

Twitter suspende conta de André Ventura

O presidente do partido Chega, André Ventura, tem desde segunda-feira a conta oficial no Twitter suspensa, facto que está a ser denunciado por páginas de movimentos ligados à extrema-direita naquela rede social. “Conta suspensa. O Twitter …

Governo britânico ordena ao Exército que ajude na crise dos combustíveis

O Reino Unido ordenou esta segunda-feira ao Exército que se prepare para ajudar na atual crise de combustíveis do país, depois de um fim de semana em que os britânicos acorreram aos postos de abastecimento, …

Pela primeira vez, cientistas demonstram que reprodução assexuada pode ser bem-sucedida

Pela primeira vez, uma equipa de cientistas demonstrou que a reprodução assexuada pode ser bem-sucedida a longo prazo. Os estudos foram feitos com o ácaro Oppiella nova. Até agora, a sobrevivência de uma espécie animal por …

Governo deverá anunciar esta terça-feira a extinção da task force

O Governo deverá anunciar, esta terça-feira, a extinção da task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19, liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo. De acordo com o jornal online Observador, que soube desta …

Primeiro-ministro dos Países Baixos com segurança reforçada após ameaças de rapto

Aumento das medidas de segurança está relacionado com uma crescente ameaça direta, mas também com a crescente onda de crimes violentos que os Países Baixos está a viver. O primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, passou, …