/

“Projeto Harvey”. Novo Banco põe à venda carteira com dívidas de grandes devedores

Novo Banco

O Projeto Harvey inclui 20 grandes devedores do Novo Banco com dívidas em incumprimento na ordem dos 640 milhões de euros. O banco liderado por António Ramalho já está a sondar mercado.

De acordo com o ECO, o Novo Banco colocou no mercado uma nova carteira de crédito malparado de grandes devedores.

Em causa está o chamado Projeto Harvey, que engloba empréstimos em situação de incumprimento com o valor bruto de 640 milhões de euros.

O ECO refere que o projeto inclui dívidas de 20 devedores que estão à venda neste pacote. Trata-se de oito créditos de empresas e outros 12 créditos ligados ao setor imobiliário, precisou uma das fontes ao site de notícias online.

A próxima etapa passa pela assinatura dos acordos de confidencialidade que irão permitir ter acesso a informação mais detalhada sobre este portefólio, com o banco a disponibilizar geralmente um data room virtual sobre o processo, fornecendo os nomes dos devedores e outros dados relativamente à situação do contrato.

Posteriormente, o processo avança para a fase de apresentação de propostas, até à escolha do comprador final.

Este não é caso único na banca. Nos últimos anos, os bancos têm vendido carteiras de malparado para responder às exigências das autoridades europeias para limparem os balanços, rumo a um rácio de malparado de 5%.

O Novo Banco foi uma das instituições mais ativas, sobretudo por causa da elevada exposição a estes ativos problemáticos, que herdou do falido BES.

Com a venda do Projeto Harvey, o Novo Banco tem o objetivo reduzir ainda mais o rácio de NPL, que se situava nos 8% no final do primeiro trimestre deste ano. O objetivo passa por baixar o rácio para os 5% nos próximos dois anos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.