Novo Banco avança com ação contra empresas de Berardo para cobrar 3,5 milhões de euros

Homem de Gouveia / Lusa

Joe Berardo

O Novo Banco avançou com uma nova ação de execução contra duas empresas de José Berardo, no valor de 3,5 milhões de euros.

O Novo Banco interpôs uma ação de execução ordinária contra a Metalgest e a Fundação José Berardo, duas sociedades ligadas ao empresário madeirense Joe Berardo. Segundo o Expresso, exige a cobrança coerciva de 3.548.584,66 euros.

O processo entra na justiça quase dois anos depois de o Novo Banco ter avançado, em conjunto com a Caixa Geral de Depósitos e o Banco Comercial Português, para um processo de execução contra as mesmas Metalgest e Fundação José Berardo, mas também contra a Moagens Associadas e o próprio José Berardo em nome individual.

O valor reclamado era maior: 962 milhões de euros.

A ação de execução no valor de 3.548.584,66 euros deu entrada na quinta-feira no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa. A Metalgest é uma holding presidida por Berardo e com sede na Zona Franca da Madeira, enquanto a Fundação José Berardo é uma instituição particular de solidariedade social (IPSS).

O matutino realça que vários bancos têm ações individuais contra Joe Berardo. A CGD, por exemplo, já tinha colocado quatro ações desde 2016: uma contra Berardo, no Funchal, de 2,85 milhões; outra contra a Metalgest, em 55,9 milhões, em 2017; outra, em 2019, contra Berardo, de 43,5 milhões; e ainda uma em 2020 contra a Fundação José Berardo e a Associação de Coleções, de 42,1 milhões.

Os bancos colocaram também outros processos em tribunal para tentarem provar que as obras da Coleção Berardo lhes pertencem, por terem sido dadas como penhor através da Associação Coleção Berardo. Na justiça, corre uma investigação contra o empresário, nomeadamente enquanto devedor do banco público.

//

PARTILHAR

RESPONDER

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …

Chuvas torrenciais fazem mais de uma centena de mortos na Índia

Pelo menos 136 pessoas morreram na Índia, em consequência de chuvas torrenciais que assolaram o país e causaram fortes enchentes e deslizamentos de terra, enterrando casas e submergindo ruas. Numa altura em que as alterações climáticas …

China inaugurou o comboio mais rápido do mundo

O comboio-bala maglev, que pode atingir uma velocidade de 600 quilómetros por hora, fez a sua estreia em Qingdao, na China, esta semana. Tal como conta a cadeia televisiva CNN, este comboio-bala maglev foi desenvolvido pela …

Quatro portugueses detidos em Espanha por alegada violação de duas mulheres

A polícia espanhola anunciou, este sábado, ter detido quatro cidadãos portugueses por suposta violação múltipla e abusos sexuais a duas mulheres de 22 e 23 anos, numa pensão em Gijón, no norte do país. Segundo a …

Stonehenge pode perder estatuto de património mundial da UNESCO

Depois de Liverpool, também Stonehenge pode perder o estatuto de património mundial da UNESCO. O aviso surge após o secretário dos transportes, Grant Shapps, ter dado luz verde aos planos de construção de um túnel …

Mais 20 mortes e 3396 casos de covid-19. Não havia tantos óbitos desde março

Portugal registou, este sábado, mais 20 mortes e 3396 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3396 novos …

"Integral confiança". Chega segura militantes acusados de agredir homossexual

O Chega anunciou, esta sexta-feira, que mantém "integral confiança" nos candidatos e estruturas local e distrital de Viseu, referindo que só se pronunciará sobre alegadas agressões de motivação homofóbica naquela cidade depois de apurados os …