Novo Atlas da vida marinha no Antártico regista mais de 9 mil espécies

O novo Atlas Biogeográfico do Oceano Antártico, que acaba de ser editado, tem “mais de 9 mil espécies registadas, desde os micróbios até às baleias”, revelou hoje a Universidade de Coimbra, que colaborou na obra.

Publicado pelo Scientific Committee on Antarctic Research, SCAR, o atlas resulta de “uma colaboração internacional sem precedentes”, envolvendo 147 cientistas, de 91 instituições de 22 países, entre os quais Portugal, sublinha a Universidade de Coimbra numa nota divulgada este domingo.

Para a elaboração desta obra sobre a vida marinha no Antártico, os cientistas envolvidos no projeto (oriundos da África do Sul, Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Dinamarca, Espanha, EUA, França, Holanda, Itália, Irlanda, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polónia, Reino Unido, Rússia e Suíça, além de Portugal) reuniram toda a informação existente sobre as espécies oceânicas e “partilharam a sua experiência e conhecimento”.

DR José Xavier

José Xavier, investigador da U.Coimbra e do British Antarctic Survey, é o biólogo marinho português que mais tempo passou na Antárctida em investigação.

José Xavier, investigador da U.Coimbra e do British Antarctic Survey, é o biólogo marinho português que mais tempo passou na Antárctida em investigação.

Segundo José Xavier, investigador da Universidade de Coimbra, este vasto mapeamento de espécies permite “responder, pela primeira vez, a questões tão simples como quantas espécies existem na Antártida, onde estão distribuídas, e qual é a biodiversidade existente nesta parte do planeta”.

Com o efeito das alterações climáticas, “esta informação é vital para se tomarem medidas e políticas de conservação nesta região”, acrescenta o cientista, único português que fez parte da equipa internacional de biólogos marinhos e oceanógrafos responsável pela elaboração do atlas.

Os dados fornecidos no novo atlas funcionam igualmente como um legado e, segundo os seus autores e editores, são de “leitura obrigatória para qualquer pessoa interessada nos animais que vivem no fim da Terra”.

Dividida em 66 capítulos, a obra “engloba também uma incrível coleção de fotos”, adianta a UC, referindo que esta é “a primeira vez, desde 1969” (quando a Sociedade Americana de Geografia publicou o seu Antártida Map Folio Series), que é “compilada toda a informação que se conhece sobre as espécies oceânicas”, conclui José Xavier.

ZAP / Lusa / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas queriam estudar a propagação das borboletas, mas criaram uma matriosca de parasitas

Objetivo dos cientistas era perceber, através da introdução da espécie de borboletas Glanville fritillary qual o seu poder de dispersão numa ilha finlandesa. No entanto, acabaram com um retrato alarmante para todos os investigadores que …

Marcelo encontra-se em Nova Iorque com Presidentes das Maldivas e Peru

O Presidente da República tem agendados encontros bilaterais com cinco chefes de Estado, em Nova Iorque, à margem da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), entre os quais os presidentes das Maldivas e …

Erupção do Fagradalsfjall dura há seis meses. É a mais longa na Islândia em 60 anos

A erupção vulcânica perto de Reykjavik se tornou a mais longa da história da Islândia desde 1960, marcando seis meses de expulsão de gás, pedra e lava no domingo (18). Milhares de espectadores ficaram maravilhados com …

Cientistas foram à procura de matéria escura e acabaram por encontrar energia escura

Uma equipa de cientistas foi à procura de matéria escura e pode ter encontrado energia escura em vez disso. Os investigadores querem ter a certeza que não foi uma casualidade. A energia escura é uma forma …

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …