Novo anticorpo protegeu macacos da infeção por VIH e pode dar vacina

Elza Fiúza / Flickr

Um anticorpo criado por um grupo de cientistas ataca 99% das estirpes do vírus VIH. O anticorpo poderá vir a tratar ou até mesmo prevenir o VIH.

O anticorpo criado por cientistas que poderá vir a ser usado no tratamento ou prenção do vírus VIH é composto pela combinação de três anticorpos diferentes e deverá atacar três partes críticas do vírus.

Os cientistas já mostraram que o anticorpo é 99% eficaz no combate a mais de 200 estirpes do VIH. Os testes clínicos com macacos revelaram-se um sucesso e o novo anticorpo impediu que os primatas contraíssem o vírus.

A investigação foi realizada pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos e pela farmacêutica francesa Sanofi. Os testes clínicos em humanos deverão começar até ao final de 2018.

Se tudo correr conforme o esperado, o anticorpo 3 em 1 poderá ser usado como um tratamento contínuo ou como uma vacina, segundo o artigo publicado esta quarta-feira na revista científica Science. “Há com certeza a necessidade urgente de uma vacina e isto pode ajudar a preencher esse vazio”, disse à Reuters, citado pelo Diário de Notícias, Gary Nabel, diretor científico da Sanofi. “Mas precisamos de fazer estudos clínicos e deixar a natureza dizer-nos o que funciona”.

Ao contrário dos anticorpos que o organismo produz naturalmente, este anticorpo 3 em 1 ataca simultaneamente várias partes do vírus. Isto é especialmente vantajoso quando se tem em conta a grande variedade de estirpes do VIH e a grande capacidade de mutação do vírus.

O novo anticorpo “é mais potente e atua mais amplamente do que qualquer anticorpo natural alguma vez descoberto”, explicou Nabel. Enquanto um anticorpo natural ataca 90% das estirpes do VIH, com o novo anticorpo “estamos a ter uma cobertura de 99% e até com poucas concentrações do anticorpo”, continuou o investigador.

Durante os testes clínicos, os investigadores injetaram 24 macacos com duas estirpes do vírus VIH. Nenhum dos primatas que receberam o novo anticorpo contraiu a infeção, ao contrário dos macacos que apenas estavam protegidos por outros anticorpos.

“Foi um nível de proteção impressionante”, disse o investigador Gary Nabel. Os investigadores dizem que este tipo de anticorpo pode ser útil no combate a doenças como o cancro, doenças infecciosas e autoimunes. “Este é o princípio de uma plataforma tecnológica que poderia ser adaptada para outras doenças, então vamos estudar isso com atenção”, afirmou Nabel.

A Sociedade Internacional de Sida descreveu este estudo como uma “descoberta emocionante”. Ao todo, estima-se que em Portugal existam, pelo menos, 45 mil pessoas infetadas com o VIH.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.