Descoberto novo antibiótico nas florestas do México

Uma equipa internacional de cientistas descobriu um novo antibiótico nas profundezas das florestas tropicais do México.

De acordo com o IFLScience, o phazolicin pode ajudar a desenvolver um novo probiótico vegetal, bem como levar a novos antibióticos, sendo que ambos podem ajudar no combate à resistência aos antibióticos.

O antibiótico foi encontrado nas florestas tropicais de Los Tuxtlas, no sul do estado de Veracruz, no México, e impede que bactérias nocivas no solo danifiquem as raízes do feijão Phaseolus vulgaris.

“Esperamos mostrar que a bactéria pode ser usada como um ‘probiótico vegetal’ porque o phazolicin impedirá que outras bactérias potencialmente prejudiciais cresçam no sistema radicular de plantas importantes para a agricultura”, declara Konstantin Severinov, da Universidade Rutgers, nos Estados Unidos, num comunicado.

A bactéria que produz o phazolicin é uma nova espécie de Rhizobium. Tal como outras deste género de bactérias, forma nódulos nas raízes das plantas do feijão, fornecendo azoto e tornando-as mais robustas. No entanto, ao contrário de outros rizóbios, os micróbios produtores de phazolicin defendem as plantas contra bactérias nocivas que são sensíveis a esta substância.

Os investigadores pensam que poderia ser usado no futuro para proteger outras leguminosas que são produzidas em larga escala, tais como ervilhas, grão de bico, lentilhas, soja e amendoim.

Além disso, o novo probiótico não tem só aplicações no campo agrícola, podendo levar também a novos antibióticos. No estudo publicado na revista Nature Communications, a equipa descobriu que o antibiótico se liga e atinge os ribossomos da bactéria, as estruturas nas quais são produzidas as proteínas das células. Os investigadores perceberam que, ao introduzir mutações no ribossomo, poderiam determinar e controlar a reação da bactéria aos antibióticos.

“A resistência aos antibióticos é um grande problema na medicina e na agricultura, logo, as pesquisas contínuas por novos antibióticos são muito importantes, pois podem fornecer pistas para futuros agentes antibacterianos”, conclui Severinov.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …

Caso BPN. Relação condena dois dos absolvidos e agrava penas a outros dois

O Tribunal da Relação de Lisboa condenou esta quarta-feira dois dos três arguidos absolvidos no processo principal da falência do BPN, Ricardo Oliveira e Filipe Nascimento, e agravou as penas a dois dos 12 arguidos …

Operação Éter. Hermínio Loureiro entre as dezenas de autarcas arguidos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, está entre as dezenas de atuais e antigos autarcas que foram constituídos arguidos no âmbito da Operação Éter. Este processo levou à prisão preventiva do antigo presidente …

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …

Estratégia prevê rede de bancos de leite materno e revisão das licenças para amamentar

A ENALCP apresentada esta quarta-feira prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos diretos de parentalidade. Ambientes favoráveis deverão ser também revistos. A Estratégia Nacional para a Alimentação …

DGS aconselha grávidas e bebés vegetarianos a tomarem suplementos

A Direção-geral da Saúde recomenda suplementos de vitaminas e minerais para bebés e grávidas com alimentação vegetariana e lembra que a dieta não omnívora no primeiro ano de vida deve estar sempre sob supervisão médica. "A …

Entre os boletins de voto dos emigrantes, também há cheques e contas da luz

Para exercer o seu direito de voto, os eleitores portugueses residentes no estrangeiro deveriam enviar de volta para Portugal a documentação que receberam em casa – um envelope verde com o boletim de voto, dentro …