Descoberto novo antibiótico nas florestas do México

Uma equipa internacional de cientistas descobriu um novo antibiótico nas profundezas das florestas tropicais do México.

De acordo com o IFLScience, o phazolicin pode ajudar a desenvolver um novo probiótico vegetal, bem como levar a novos antibióticos, sendo que ambos podem ajudar no combate à resistência aos antibióticos.

O antibiótico foi encontrado nas florestas tropicais de Los Tuxtlas, no sul do estado de Veracruz, no México, e impede que bactérias nocivas no solo danifiquem as raízes do feijão Phaseolus vulgaris.

“Esperamos mostrar que a bactéria pode ser usada como um ‘probiótico vegetal’ porque o phazolicin impedirá que outras bactérias potencialmente prejudiciais cresçam no sistema radicular de plantas importantes para a agricultura”, declara Konstantin Severinov, da Universidade Rutgers, nos Estados Unidos, num comunicado.

A bactéria que produz o phazolicin é uma nova espécie de Rhizobium. Tal como outras deste género de bactérias, forma nódulos nas raízes das plantas do feijão, fornecendo azoto e tornando-as mais robustas. No entanto, ao contrário de outros rizóbios, os micróbios produtores de phazolicin defendem as plantas contra bactérias nocivas que são sensíveis a esta substância.

Os investigadores pensam que poderia ser usado no futuro para proteger outras leguminosas que são produzidas em larga escala, tais como ervilhas, grão de bico, lentilhas, soja e amendoim.

Além disso, o novo probiótico não tem só aplicações no campo agrícola, podendo levar também a novos antibióticos. No estudo publicado na revista Nature Communications, a equipa descobriu que o antibiótico se liga e atinge os ribossomos da bactéria, as estruturas nas quais são produzidas as proteínas das células. Os investigadores perceberam que, ao introduzir mutações no ribossomo, poderiam determinar e controlar a reação da bactéria aos antibióticos.

“A resistência aos antibióticos é um grande problema na medicina e na agricultura, logo, as pesquisas contínuas por novos antibióticos são muito importantes, pois podem fornecer pistas para futuros agentes antibacterianos”, conclui Severinov.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …

"Ato que nenhum fim pode justificar". Vaticano critica a aceitação mundial da eutanásia

Através de um novo documento, o Vaticano condenou a disseminação da aceitação internacional da eutanásia e do suicídio assistido, inclusive em alguns países tradicionalmente católicos da Europa. O Vaticano referiu no documento publicado hoje - e …

Facebook teme sair da Europa caso não possa transferir dados para os EUA

A Comissão de Proteção de Dados irlandesa propôs que os dados dos cidadãos europeus não possam sair do continente. O Facebook diz que não sabe como poderá continuar a prestar os seus serviços na Europa …

O guarda-redes do Chelsea é o melhor em quê? "Em cometer erros"

Kepa alvo de críticas fortes. Frank Lampard confirmou a chegada de mais um guarda-redes, proveniente de França. O Chelsea volta a ser notícia por causa do mercado e volta a ser notícia por causa de um …

Promotores assumem pela primeira vez que Trump pode ser investigado por fraude fiscal

O gabinete do procurador do distrito de Manhattan, que tem travado uma batalha legal com o Presidente dos Estados Unidos (EUA) para obter as suas declarações de impostos, sugeriu na segunda-feira, pela primeira vez, que podia …

Revelada causa da morte de 300 elefantes no Botsuana

O Governo do Botsuana anunciou, esta segunda-feira, que uma cianobactéria foi a causa da misteriosa morte de cerca de 300 elefantes no Botsuana em meados deste ano. A causa da morte dos paquidermes foi determinada após …

Cavani: brasileiros com milhões... mas pessimistas

O Grémio estabelece quatro parcerias para contratar o uruguaio. No entanto, a direção do clube não acredita que Cavani se vai mudar para Porto Alegre. "Na vida, se não conversas, nada sabes. Até pode surgir uma …

Ministério da Saúde indiano sem dados sobre médicos que morreram de covid-19. Associação fala em 382 óbitos

Depois de o Ministério da Saúde indiano ter afirmado esta semana que o não dispõe dos dados sobre os profissionais de saúde que morreram devido à covid-19, a Associação Médica do país publicou uma lista …

Chega apresenta proposta que prevê castração química para pedófilos

O projeto de revisão constitucional do Chega, entregue hoje no parlamento, prevê a remoção dos órgãos genitais a criminosos condenados por violação de menores, algo que em si mesmo encerra dúvidas de conformidade com a …