Novidades no WhatsApp: escrever a mim próprio e mensagens temporárias

Diversas inovações programadas para 2023 devem alterar a forma como os utilizadores utilizam a plataforma.

O WhatsApp está na grande maioria dos telemóveis dos portugueses, em princípio.

A plataforma que “tomou conta” das conversas online nos últimos anos terá algumas novidades interessantes em 2023, sublinha o portal Oficina da Net.

O portal brasileiro destacou as cinco novidades mais aguardadas – todas estão programadas para aparecerem ainda neste ano. Aliás, uma delas já está disponível.

A primeira é uma que muitas pessoas vão usar, certamente: editar mensagens enviadas. Algo que já se pode fazer no Skype, por exemplo. O hábito (de alguns) de apagar a mensagem anterior, porque tinha algum engano, deverá ser substituído por esta opção de editar. Aliás, já está a ser utilizada, em testes, na versão beta do serviço.

A segunda novidade são mensagens que desaparecem logo depois de serem vistas. Mensagens de texto com visualização única: o utilizador leu a mensagem e pronto, a mensagem é apagada – e não volta. Quem decide essa definição é, obviamente, quem envia a mensagem; terá uma opção com um cadeado no botão “enviar”.

Procurar mensagens por data será outra possibilidade. O que dá jeito, sobretudo quando estamos em mensagens de grupo ou, mesmo em conversa só com uma pessoa, quando queremos procurar algo que sabemos que nos escreveram, mas não sabemos quando. Esta novidade deve estar quase a aparecer nos nossos telemóveis.

Outra novidade que, numa primeira leitura, pode parecer esquisita: conversar consigo mesmo. Pode literalmente escrever a si próprio, no sentido de enviar lembretes, ficheiros ou imagens para ver depois. Na verdade isto já está disponível no seu telemóvel – mas, provavelmente, a grande maioria dos utilizadores ainda não se apercebeu. Crie uma mensagem nova e verá o seu contacto logo no topo da lista.

Tal como acontecia por exemplo no “falecido” MSN Messenger, poderá editar o seu estado. Mudar para “ocupado”, no caso. Se escolhe esse estado, tem o WhatsApp ligado mas não recebe notificações.

Outra novidade foi partilhada pelo portal YTS: manter todas as conversas num telemóvel novo, apenas com um código QR. Ou seja, sem precisar de criar uma cópia de segurança no Google Drive, como até agora.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.