Nove coisas que aconteceram pela primeira vez em 2022

O ano de 2022 foi marcado por uma série de fatos sem precedentes — e nem todos aconteceram em nosso planeta!

De recordes e descobertas a uma viagem profunda ao nosso passado, recorde abaixo nove eventos paradigmáticos que chamaram a nossa atenção este ano.

NASA desvia um asteróide

A NASA, agência espacial americana, alterou com sucesso a trajetória de um asteróide depois de o atingir propositadamente com uma nave espacial em setembro.

A colisão teve como objetivo testar se as rochas espaciais que podem representar uma ameaça à Terra poderiam ser desviadas com segurança. A conclusão dos cientistas é de que podem.

Microplásticos detetados no sangue humano

Um estudo publicado na revista Environment International, em março, encontrou microplásticos em amostras de sangue em 80% das pessoas testadas.

Os microplásticos são pequenos pedaços de plástico com menos de 5 mm de comprimento — são gerados quando pedaços maiores de plástico se decompõem no solo ou no mar, poluindo o meio ambiente.

Os efeitos dos microplásticos no corpo não são conhecidos, mas os investigadores disseram que os novos resultados são preocupantes — e que os microplásticos podem danificar as células humanas.

Um Mundial de estreias

O Mundial de futebol masculino da FIFA de 2022 entrará para a história por uma série de marcos sem precedentes.

Para começar, foi a primeira edição do torneio a ser sediada por um país árabe ou muçulmano — o Qatar.

Também marcou a estreia de uma mulher como principal árbitra de uma partida, quando a francesa Stephanie Frappart apitou o jogo da fase de grupos entre Alemanha e Costa Rica.

Na verdade, Frappart liderou uma equipa de arbitragem composta apenas por mulheres, que também contou com as árbitras assistentes Neuza Back, do Brasil, e a mexicana Karen Medina.

Outro facto inédito foi a impressionante chegada de Marrocos às semifinais, o melhor resultado de uma nação africana (e árabe).

E já que estamos a falar de marcos, o torneio do Qatar foi onde o jogador argentino Lionel Messi ergueu o troféu do Mundial pela primeira vez após quatro tentativas fracassadas!

Somos oito mil milhões… e a somar

15 de novembro de 2022. Esta foi a data em que a população mundial ultrapassou oito mil milhões de pessoas pela primeira vez, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

“Este crescimento sem precedentes deve-se ao aumento gradual da esperança de vida humana devido a melhorias na saúde pública, nutrição, higiene pessoal e medicina. Também é resultado de altas e persistentes taxas de fecundidade em alguns países”, declarou a agência num comunicado.

No entanto, a ONU disse que, embora a população global tenha precisado de 12 anos para crescer de sete para oito mil milhões, precisará de pelo menos 15 anos até atingir o próximo milhar de milhão, já que as taxas de natalidade como um todo estão a diminuir.

Vacina contra malária que pode “mudar o mundo”

Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, anunciaram em setembro que tinham desenvolvido uma vacina contra a malária com potencial para “mudar o mundo”.

Com lançamento previsto para o próximo ano, a nova vacina foi considerada 80% eficaz nos testes contra a doença mortal, que mata cerca de 400 mil pessoas por ano.

Os cientistas também disseram que a vacina é barata.

A malária é uma das principais causas de mortalidade infantil no mundo — e desenvolver vacinas é extremamente difícil, uma vez que o parasita que a causa malária é complexo e elusivo.

É um alvo em constante movimento, mudando de forma dentro do corpo, o que dificulta a imunização.

LeDuc faz história Olímpica e de género

Timothy LeDuc, atleta da patinagem artística dos EUA, tornou-se a primeira pessoa não-binária a competir nos Jogos Olímpicos de Inverno, que aconteceram em fevereiro em Pequim.

LeDuc não conquistou medalha e terminou em sétimo lugar na prova de duplas ao lado de Ashley Cain, mas causou impacto em todo o mundo.

Viajamos mais no tempo – uma cortesia do telescópio James Webb

O telescópio James Webb conquistou as manchetes dos jornais em 2022 — desde que entrou em operação em julho, forneceu imagens surpreendentes do Universo.

Uma delas foi a imagem mais profunda do nosso Universo até agora, incluindo JADES-GS-z13-0, uma galáxia com mais de 13 mil milhões de anos, que remonta aos “primeiros dias” após o Big Bang.

O que aparece como uma mancha fraca é a “galáxia mais distante” confirmada até agora pela medição padrão-ouro.

A primeira pessoa não-branca a ser primeiro-ministro do Reino Unido

O Reino Unido bateu uma série de recordes envolvendo primeiros-ministros em 2022: os breves 45 dias de Liz Truss no poder foram o mandato mais curto de todos os tempos de um primeiro-ministro.

Um marco mais positivo foi estabelecido pelo seu sucessor: Rishi Sunak tornou-se a primeira pessoa de ascendência asiática a assumir o cargo, a 25 de outubro.

Vimos bactérias sem microscópios

Cientistas anunciaram em junho a descoberta da maior bactéria do mundo. E não é preciso um microscópio para ver a Thiomargarita magnifica: o organismo recém-descoberto tem aproximadamente o mesmo tamanho e formato de um cílio humano.

Com cerca de 1 cm de comprimento, é cerca de 50 vezes maior do que todas as outras bactérias gigantes conhecidas — e a primeira a ser visível a olho nu.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.