Há uma nova versão da polémica do Dalai Lama

3

(cv)

Há quem defenda que o Dalai Lama não tinha más intenções na interação com a criança e que o vídeo está a ser usado por propagandistas do Partido Comunista Chinês para difamar a sua imagem.

O Dalai Lama pediu desculpa, esta segunda-feira, após um vídeo em que beija uma criança e pede que lhe chupe a língua ter chocado as redes sociais.

O gabinete do líder espiritual emitiu um comunicado a pedir desculpa não só à criança, mas também à sua família “pela dor que as suas palavras possam ter causado”.

“Sua Santidade costuma provocar as pessoas que conhece de maneira inocente e brincalhona, mesmo em público e diante das câmaras. Ele lamenta o incidente”, lê-se no comunicado.

Entretanto, há quem defenda que o vídeo foi mal interpretado, uma vez que a versão que circula pelas redes sociais não mostra a totalidade do que aconteceu. Alguns sugerem que propagandistas do Partido Comunista Chinês estão a aproveitar-se do vídeo para difamar o líder espiritual tibetano.

“Ainda me lembro quando o grande líder espiritual cristão, Desmond Tutu, visitou o Dalai Lama na Índia, e eles abraçaram-se e beijaram-se como duas crianças puras”, disse a jornalista tibetana Tsering Kyi à VICE. “Foi uma bela demonstração de amor, mas algumas pessoas com mentes sujas interpretaram isso como outra coisa naquela altura também”.

Colocar a língua de fora é considerada uma forma de saudação no Tibete.

Timothy Grose, professor de estudos sobre a China no Instituto de Tecnologia Rose-Hulman, nos EUA, disse à VICE que a interação está a ser usada como arma de arremesso por simpatizantes do Partido Comunista Chinês que acreditam que Dalai Lama é um “fantoche da CIA” e um separatista.

O cineasta tibetano Jamyang Phuntsok disse também que é possível reconhecer tanto a inocência de Dalai Lama quanto a indignação das pessoas.

“Tenho a certeza de que o Dalai Lama não tinha más intenções, e que veio, até certo ponto, da ingenuidade de como tais gestos podem ser interpretados na nossa sociedade moderna e hipersexualizada”, disse Phuntsok.

Tudo aconteceu no dia 28 de fevereiro, mas só este sábado é que chegou a público, por razões desconhecidas. Dalai Lama marcava presença num evento público no templo de Sua Santidade, em Dharamshala, na Índia, que juntou cerca de 100 jovens estudantes que terminaram os estudos na M3M Foundation.

O menino perguntou a Dalai Lama se lhe poderia dar um abraço. O tibetano é visto no vídeo a beijar na boca o rapaz, pedindo-lhe de seguida para “chupar a sua língua”. “Podes chupar a minha língua”, ouve-se no vídeo.

Daniel Costa, ZAP //

3 Comments

  1. Não tinha más intenções? Sua Santidade costuma “provocar as pessoas que conhece de maneira inocente e brincalhona”? Ele só pode estar é senil.
    Lá porque é “Santidade” não lhe é permitido fazer tudo o que lhe apetece, tem de ter limites, não?

  2. Lá vêm as Desculpas com os Outros, entretanto vão dizer que os Padres Pedófilos é culpa dos Ateus que querem sujar o Nome da Igreja

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.