Nova vacina contra a SIDA será testada em humanos pela primeira vez

PAHO / WHO

-

Um teste promissor de uma nova vacina contra a SIDA está prestes a começar em seres humanos nos EUA.

A vacina foi desenvolvida ao longo dos últimos 15 anos por Robert Gallo, o cientista que descobriu em 1984 que era o VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) que desencadeava a doença.

O ensaio clínico envolverá, numa primeira fase, 60 voluntários e testará simplesmente a segurança e a resposta do sistema imunitário à vacina.

Assim, não saberemos para já se é de facto mais eficaz do que as outras dezenas de vacinas contra a SIDA que já foram testadas no passado. No entanto, testes com macacos já foram realizados antes desta fase com seres humanos, com resultados positivos.

Células-T

O desafio para uma vacina bem-sucedida é que o VIH infeta diretamente as células brancas do sangue chamadas células-T. Uma vez que tenha entrado numa célula-T, o VIH torna-se invisível para as nossas defesas – e é assim que o vírus literalmente vira o nosso sistema imunitário contra nós.

A única hipótese que temos de prevenir a infeção é desencadear anticorpos contra as proteínas de superfície do VIH antes que esse contacto aconteça – algo que tem sido difícil de conseguir, tendo em conta que o retrovírus pode mudar regularmente o seu envelope viral para esconder proteínas de superfície específicas.

Agora, Gallo e a sua equipa do Instituto de Virologia Humana nos EUA acreditam ter encontrado uma forma de detetar uma proteína conhecida como gp120 no momento em que o vírus se liga às células-T dos nossos corpos, o que pode ajudar a parar o VIH na hora certa.

Quando o VIH infeta um paciente, ele primeiro liga-se ao receptor CD4 na célula branca. Em seguida, passa a um estado de transição no qual expõe partes ocultas do seu envelope viral, que lhe permitem ligar-se a um segundo receptor chamado CCR5.

Uma vez que o VIH se liga a ambos os recetores nas células-T, pode assim infetar com sucesso células imunitárias – e quando chega a esse ponto já é tarde demais para fazer qualquer coisa para detê-lo.

A vacina de Robert Gallo contém a proteína gp120 do VIH, projetada para se ligar a algumas partes do recetor CD4. O objetivo é desencadear anticorpos contra a gp120 quando ela já está ligada ao CD4 e entra num estado de transição vulnerável, impedindo efetivamente o vírus de se fixar no CCR5.

Futuro

O ensaio clínico será executado em colaboração com a Profectus BioSciences, uma empresa de biotecnologia ligada ao Instituto de Virologia Humana.

Gallo explicou que demorou-se a chegar a este ponto – os testes com seres humanos – porque têm sido extremamente minuciosos nos testes em macacos.

“Nós queríamos mais e mais respostas antes de passar para as pessoas”, disse.

Agora resta ao mundo fazer figas para que todo esse cuidado seja recompensado e tenhamos finalmente em mãos um candidato viável para uma vacina contra a SIDA.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Gabinetes dos novos membros do Governo custam 71 milhões de euros

O novo Governo terá 70 gabinetes no total, que representarão uma despesa anual de, pelo menos, 71 milhões de euros aos cofres públicos, mais sete milhões de euros do que o último. O primeiro-ministro, António Costa, …

Fim do cessar fogo na Síria. Turquia ameaça que milicianos curdos no terreno serão abatidos

O período de cessar-fogo de 120 horas acordado entre a Turquia e os Estados Unidos (EUA) para permitir que as milícias curdas saiam do nordeste da Síria termina esta terça-feira, pelas 19:00 (20:00 em Lisboa), …

Ministro adjunto cabo-verdiano encontrado morto no gabinete

O ministro adjunto do primeiro-ministro de Cabo Verde para a Integração Regional, Júlio Herbert, foi encontrado morto, esta segunda-feira, no seu gabinete, no Palácio do Governo, na Praia, confirmou fonte governamental. Elementos da Polícia Nacional cabo-verdiana …

"Risco de desvio significativo" nas contas do Governo. Bruxelas com reservas sobre esboço do OE2020

A Comissão Europeia (CE) pediu esta terça-feira ao Governo português que apresente uma versão atualizada do projeto orçamental para 2020 “tão cedo quanto possível”, observando que o ‘esboço’ recebido aponta para o risco de um …

Goldman Sachs. Funcionário acusado de divulgar informação em troca de dinheiro

Bryan Cohen, vice-presidente de um dos departamentos do Goldman Sachs, foi acusado de tirar proveito de um esquema que gerou alegadamente cerca de 2,3 milhões de euros em lucros ilegais. Nos últimos 18 meses, dois funcionários …

Encontrada carruagem romana milenar com restos fósseis dos cavalos

Uma equipa de arqueólogos do Museu da Cidade de Vinkovci e do Instituto da Arqueologia de Zagreb, na Croácia, encontrou uma carruagem romanda de duas rodas com os corpos fossilizados de dois cavalos. Os especialistas consideram …

Caos no Chile. Governo anula aumento do preço do metro que iniciou protestos

O Governo do Chile anulou esta segunda-feira o aumento do preço dos bilhetes do metropolitano, depois de a medida ter provocado violentos protestos que se generalizaram no país. Esta terça-feira, com apenas uma linha do metro …

Deputado do PSD apela a Marcelo a que não dê posse a Cabrita até bombeiros receberem pagamentos em atraso

O deputado do PSD Duarte Marques, que costuma tratar dos assuntos da Proteção Civil, apelou esta segunda-feira ao Presidente da República par não dê posse ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, enquanto o Estado …

Cientistas "ressuscitaram" o gene que fez nascer a malária

O gene ancestral que fez nascer a doença mais mortal da História foi "ressuscitado" por cientistas, para que lhes fosse possível perceber a série de eventos que levou o parasita da malária a infetar humanos. A …

Governo anuncia acordo para dívida do sistema de ação social dos militares

Os ministérios da Defesa Nacional e das Finanças assinam “até ao final da semana” um acordo para a regularização de dívidas do Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA) aos prestadores de saúde, foi …