Nova vacina contra a SIDA será testada em humanos pela primeira vez

PAHO / WHO

-

Um teste promissor de uma nova vacina contra a SIDA está prestes a começar em seres humanos nos EUA.

A vacina foi desenvolvida ao longo dos últimos 15 anos por Robert Gallo, o cientista que descobriu em 1984 que era o VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) que desencadeava a doença.

O ensaio clínico envolverá, numa primeira fase, 60 voluntários e testará simplesmente a segurança e a resposta do sistema imunitário à vacina.

Assim, não saberemos para já se é de facto mais eficaz do que as outras dezenas de vacinas contra a SIDA que já foram testadas no passado. No entanto, testes com macacos já foram realizados antes desta fase com seres humanos, com resultados positivos.

Células-T

O desafio para uma vacina bem-sucedida é que o VIH infeta diretamente as células brancas do sangue chamadas células-T. Uma vez que tenha entrado numa célula-T, o VIH torna-se invisível para as nossas defesas – e é assim que o vírus literalmente vira o nosso sistema imunitário contra nós.

A única hipótese que temos de prevenir a infeção é desencadear anticorpos contra as proteínas de superfície do VIH antes que esse contacto aconteça – algo que tem sido difícil de conseguir, tendo em conta que o retrovírus pode mudar regularmente o seu envelope viral para esconder proteínas de superfície específicas.

Agora, Gallo e a sua equipa do Instituto de Virologia Humana nos EUA acreditam ter encontrado uma forma de detetar uma proteína conhecida como gp120 no momento em que o vírus se liga às células-T dos nossos corpos, o que pode ajudar a parar o VIH na hora certa.

Quando o VIH infeta um paciente, ele primeiro liga-se ao receptor CD4 na célula branca. Em seguida, passa a um estado de transição no qual expõe partes ocultas do seu envelope viral, que lhe permitem ligar-se a um segundo receptor chamado CCR5.

Uma vez que o VIH se liga a ambos os recetores nas células-T, pode assim infetar com sucesso células imunitárias – e quando chega a esse ponto já é tarde demais para fazer qualquer coisa para detê-lo.

A vacina de Robert Gallo contém a proteína gp120 do VIH, projetada para se ligar a algumas partes do recetor CD4. O objetivo é desencadear anticorpos contra a gp120 quando ela já está ligada ao CD4 e entra num estado de transição vulnerável, impedindo efetivamente o vírus de se fixar no CCR5.

Futuro

O ensaio clínico será executado em colaboração com a Profectus BioSciences, uma empresa de biotecnologia ligada ao Instituto de Virologia Humana.

Gallo explicou que demorou-se a chegar a este ponto – os testes com seres humanos – porque têm sido extremamente minuciosos nos testes em macacos.

“Nós queríamos mais e mais respostas antes de passar para as pessoas”, disse.

Agora resta ao mundo fazer figas para que todo esse cuidado seja recompensado e tenhamos finalmente em mãos um candidato viável para uma vacina contra a SIDA.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, cancro e doenças cardíacas podem ser contagiosos

Na escola, aprendemos que só podemos apanhar certas doenças, como a gripe, através de outras pessoas. Porém, um novo estudo defende que muitas "doenças não transmissíveis", como a maioria dos cancros e doenças cardíacas, às …

Davos comemora 50 anos entre o apocalipse climático e um fraco crescimento económico

O Fórum Económico Mundial comemora este ano o seu 50º aniversário. O evento decorre sob o signo das alterações climáticas e da necessidade de transformar a economia. Davos, na Suíça, recebe esta semana mais um Fórum …

Precários da RTP entregam suplemento para a memória à ministra do Trabalho

Os trabalhadores precários da RTP entregaram esta segunda-feira uma carta e uma caixa de "Cerebrum Forte", um suplemento para a memória, à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. De acordo com o Expresso, que avança …

Governo está a "tomar medidas" para responder ao novo vírus mortal que vem da China

Portugal está a acompanhar "com grande atenção" o fenómeno de propagação do novo vírus mortal que surgiu na China. A garantia é dada pela ministra da Saúde, Marta Temido, que assegura que estão já a …

Revelada a identidade do novo líder do Estado Islâmico

Um dos membros fundadores do Estado Islâmico, Amir Mohammed Abdul Rahman al-Mawli al-Salbi, foi confirmado por vários serviços de inteligência como novo líder do grupo terrorista. Após a morte de Al Baghdadi numa operação norte-americana na …

Polícias em protesto em Braga, Porto e Lisboa. Esperam um sinal de apoio de Marcelo

Elementos da PSP e da GNR realizam esta terça-feira protestos em simultâneo em Braga, Lisboa e Faro, numa ação convocada pelos sindicatos, enquanto o Movimento Zero (M0) inicia uma vigília nos aeroportos portugueses. Organizadas por sete …

Investigação confirma que avião ucraniano foi abatido por dois mísseis iranianos

Um relatório de investigação preliminar da Organização de Aviação Civil Iraniana (CAO) acaba de confirmar que foram lançados dois mísseis contra o Boeing 737 da Ukraine International Airlines, abatido a 8 de janeiro pelas forças …

Real Madrid contrata Reinier. É a transferência de inverno mais cara de sempre do clube

O Real Madrid confirmou hoje a contratação do médio ofensivo brasileiro Reinier, que atuava no Flamengo de Jorge Jesus, num negócio que envolve uma verba de 30 milhões de euros, segundo a imprensa espanhola. Os 'merengues' …

Hospitais de Santa Maria e Pulido Valente querem "internar" em casa 1.800 pacientes por ano

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) vai começar no princípio de fevereiro a “internar” doentes em casa, projetando que, dentro de três anos, seja o maior serviço de hospitalização domiciliária do país, tratando 1.800 …

Pneumonia viral na China já fez seis vítimas mortais

Subiu para seis o número de mortos na China devido ao vírus de pneumonia que está a assolar o País. Esta terça-feira registaram-se 77 novos casos da misteriosa doença com origem na cidade Wuhan, elevando …