Cientistas descobrem nova “super-Terra” que parece estar repleta de água

O exoplaneta é pouco maior do que a Terra e está a apenas 100 anos-luz da Terra. A sua densidade é semelhante à nossa e há indícios de que 30% da sua massa pode ser água.

Alguma vez viu Interstellar? No filme de Christopher Nolan, um grupo de cientistas aventura-se por um planeta completamente coberto de água — e parece que a vida real está a imitar a ficção.

Num novo estudo publicado na The Astronomical Journal, uma equipa de cientistas detalhe a descoberta de um novo exoplaneta chamado TOI-1452b, que está a cerca de 100 anos-luz da Terra e parece estar repleto de água, relata o Science Alert.

Os astrónomos acreditam que os mundos deste género são possíveis, mas até agora ainda não foi encontrado nenhum planeta com estas características. Os indícios encontrados até agora são muito promissores. “Os resultados do nosso modelo interior e o facto de o planeta receber radiação moderada tornam o TOI-1452b um bom candidato para um mundo de água”, escrevem os autores.

O planeta orbita em torno de um par próximo de pequenas anãs vermelhas, separadas apenas por 97 Unidades Astronómicas (UA), sendo que uma destas unidades equivale à distância entre a Terra e o Sol. As estrelas estão tão próximas que, vistas de longe, parecem ser apenas uma, o que dificulta as observações.

No entanto, os dados do TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite, um telescópio especificamente dedicado à busca por exoplanetas) revelou que havia uma exoplaneta escondido na órbita de uma das estrelas.

Através de cálculos sobre a quantidade de luz que a estrela emite e quanto esta escurece quando o planeta passa à sua frente, os cientistas conseguirem fazer uma estimativa sobre o tamanho do planeta, que é relativamente pequeno e terá 1,672 vezes o tamanho da Terra — aquilo a que chamamos uma super-Terra.

O planeta completa uma órbita à estrela em apenas 11 dias, comparativamente com os nossos 365 dias. Isto indica que o exoplaneta está bastante perto da estrela, no entanto, a estrela em questão é muito menos quente e forte do que o nosso Sol, o que evita que o TOI-1452b seja um inferno inabitável e abre a porta à possibilidade de haver vida.

De acordo com as estimativas dos autores, o planeta tem uma massa 4,82 vezes maior do que a da Terra. Pegando nos cálculos do tamanho e da massa, os cientistas tentaram inferir a sua densidade. Os resultados são interessantes — a densidade do TOI-1452b rondará os 5,6 gramas por centímetro cúbico, um valor bastante próximo dos 5,5 registados na Terra

Os modelos indicam também que até 30% da massa do planeta pode ser água. Como comparação, a água é menos de 1% da massa da Terra, o que significa que a composição do TOI-1452b será mais parecida com a da Europa, lua de Júpiter ou a Enceladus, lua de Saturno.

O telescópio espacial James Webb deve agora ser enviado para estudar a atmosfera do exoplaneta e poder confirmar ou desmentir as suspeitas dos cientistas.

Adriana Peixoto, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.