Nova seringa consegue estancar ferimentos de bala em segundos

O novo dispositivo, capaz de estancar hemorragias de forma muito rápida, foi recentemente adicionado ao arsenal de emergência das ambulâncias norte-americanas.

Quem o anunciou foi a agência governamental americana Food and Drugs Administration, responsável pelo controlo de alimentos, medicamentos, equipamento médico, entre outros produtos com implicações na área da saúde.

O dispositivo em questão, conhecido como XSTAT 30, contém 92 esponjas comprimidas de celulose com 9,8 mm de diâmetro, cobertas com uma camada absorvente e coagulante.

Em contacto com o sangue, estas esponjas expandem-se até dez vezes o seu tamanho original, preenchendo o ferimento por completo e criando assim uma barreira física que impede o fluxo sanguíneo.

A quantidade de esponjas necessária para estancar o sangue de forma eficaz varia de acordo com as dimensões e profundidade da ferida, sendo que podem ser utilizados até três dispositivos destes por paciente.

O “XSTAT 30 é permitido para utilização em pacientes que se encontrem em risco de vida, sujeitos a um iminente choque hemorrágico assim como em feridas em junções não compreensíveis, quando não é possível providenciar tratamento definitivo dentro de minutos numa instituição médica. O XSTAT 30 não é indicado para utilização em certas partes do peito, abdómen, pélvis ou tecidos acima da clavícula”, pode ler-se no comunicado da FDA.

Este dispositivo não vem substituir o garrote, também conhecido por torniquete, que habitualmente é utilizado em casos de hemorragia para aplicar pressão e limitar a circulação sanguínea, mas antes servir de complemento, em particular nas áreas onde este não é tão eficaz como é o caso “das virilhas e das axilas”.

O anúncio chega depois de uma utilização bem sucedida deste instrumento por parte do exército americano desde abril deste ano.

Esta nova tecnologia tem também potencial para salvar vidas civis isto porque, segundo o instituto de investigação cirúrgica do exército do EUA, “30 a 40% das mortes civis por lesões traumáticas resultam de hemorragias. Destas, 33 a 56% ocorre antes do paciente chegar a um hospital”.

É um novo dispositivo que poderá fazer a diferença entre a vida e a morte para milhares de pessoas, especialmente nos Estados Unidos onde só este ano já ocorrera 353 atentados armados.

ZAP / Shifter

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Oh pá sabes que o Manel morreu na guerra?
    Então levou um tiro?
    Por acaso até levou mas não foi do tiro que aquilo só lhe fez um furinho.
    então?
    Morreu por ter rebentado.
    Então foi de um tiro ou de uma granada?
    Não…Rebentou com umas esponjas que lhe incharam dentro da barriga até rebentar.

RESPONDER

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …