Nova seringa consegue estancar ferimentos de bala em segundos

1

O novo dispositivo, capaz de estancar hemorragias de forma muito rápida, foi recentemente adicionado ao arsenal de emergência das ambulâncias norte-americanas.

Quem o anunciou foi a agência governamental americana Food and Drugs Administration, responsável pelo controlo de alimentos, medicamentos, equipamento médico, entre outros produtos com implicações na área da saúde.

O dispositivo em questão, conhecido como XSTAT 30, contém 92 esponjas comprimidas de celulose com 9,8 mm de diâmetro, cobertas com uma camada absorvente e coagulante.

Em contacto com o sangue, estas esponjas expandem-se até dez vezes o seu tamanho original, preenchendo o ferimento por completo e criando assim uma barreira física que impede o fluxo sanguíneo.

A quantidade de esponjas necessária para estancar o sangue de forma eficaz varia de acordo com as dimensões e profundidade da ferida, sendo que podem ser utilizados até três dispositivos destes por paciente.

O “XSTAT 30 é permitido para utilização em pacientes que se encontrem em risco de vida, sujeitos a um iminente choque hemorrágico assim como em feridas em junções não compreensíveis, quando não é possível providenciar tratamento definitivo dentro de minutos numa instituição médica. O XSTAT 30 não é indicado para utilização em certas partes do peito, abdómen, pélvis ou tecidos acima da clavícula”, pode ler-se no comunicado da FDA.

Este dispositivo não vem substituir o garrote, também conhecido por torniquete, que habitualmente é utilizado em casos de hemorragia para aplicar pressão e limitar a circulação sanguínea, mas antes servir de complemento, em particular nas áreas onde este não é tão eficaz como é o caso “das virilhas e das axilas”.

O anúncio chega depois de uma utilização bem sucedida deste instrumento por parte do exército americano desde abril deste ano.

Esta nova tecnologia tem também potencial para salvar vidas civis isto porque, segundo o instituto de investigação cirúrgica do exército do EUA, “30 a 40% das mortes civis por lesões traumáticas resultam de hemorragias. Destas, 33 a 56% ocorre antes do paciente chegar a um hospital”.

É um novo dispositivo que poderá fazer a diferença entre a vida e a morte para milhares de pessoas, especialmente nos Estados Unidos onde só este ano já ocorrera 353 atentados armados.

ZAP / Shifter

1 Comment

  1. Oh pá sabes que o Manel morreu na guerra?
    Então levou um tiro?
    Por acaso até levou mas não foi do tiro que aquilo só lhe fez um furinho.
    então?
    Morreu por ter rebentado.
    Então foi de um tiro ou de uma granada?
    Não…Rebentou com umas esponjas que lhe incharam dentro da barriga até rebentar.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.