Instagram vai lançar uma nova rede social para rivalizar com o Twitter

A nova rede de conteúdos em texto do Instagram será descentralizada e deve chegar já no final de Junho.

O Instagram está a preparar-se para lançar uma nova rede social que pretende rivalizar com o Twitter. A revelação foi feita Lia Haberman, que mostrou no Substack um documento vazado com detalhes sobre a nova aplicação.

O ficheiro não adianta qual será o nome, com a aplicação a ter apenas o nome de código “Barcelona”. Os utilizadores poderão usar o login do Instagram para criar a conta e os seguidores, username, biografia, verificação e até as contas bloqueadas também serão transferidas de uma app para a outra, escreve o The Verge.

Tal como no Twitter, a app terá um feed e permite aos utilizadores fazer publicações com um máximo de 500 caracteres, podendo incluir fotos, vídeos e hiperligações. A nível visual, parece uma mistura entre o Twitter e o Instagram.

A Meta vai ainda incluir controlos sobre quem pode ver os conteúdos, responder e mencionar as contas logo desde início. O Twitter arrisca assim perder mais terreno, depois de plataformas como o Mastodon e a Bluesky estarem a atrair utilizadores descontentes com a rede social de Elon Musk. Não seria a primeira vez que uma mudança no Instagram faria mossa numa rede social rival, após a introdução dos stories ter feito com que o Snapchat perdesse popularidade.

A principal diferença entre o Twitter e a nova rede será a descentralização. “Em breve, a nossa app será compatível com outras apps, como o Mastodon. Os utilizadores destas outras apps poderão pesquisar, seguir e interagir com o seu perfil e conteúdos”, relata o documento.

Ainda não há data para o lançamento da nova aplicação, mas há rumores de que pode chegar já no final de Junho.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.