A nova nota de 100 pesos mexicanos fez estalar a polémica

(dr) Banco do México

A nova nota de 100 pesos mexicanos

Alguns mexicanos consideraram que o desenho vertical da nova nota de 100 pesos é uma cópia do desenho utilizado na Venezuela.

De acordo com o canal estatal russo RT, o Banco do México apresentou, na última quinta-feira, a nova nota de 100 pesos, mas o seu desenho vertical, algo inédito no país, não foi bem recebido pelos cidadãos.

A nota é composta por um retrato da freira e poetisa nova-espanhola Juana Inés de la Cruz, que substitui o poeta de Texcoco Nezahualcóyotl, e imagens da Reserva da Biosfera Borboleta-monarca, Património Natural do México.

“Esta nota apresenta melhorias nas suas características de segurança, durabilidade e funcionalidade, assim como motivos gráficos que representam a identidade histórica e o património natural do nosso país. A nova nota de 100 pesos caracteriza-se por contar com medidas de segurança reforçadas que a tornam mais difícil de falsificar e, ao mesmo tempo, de fácil autenticação pelos utilizadores”, informou o banco num comunicado.

No entanto, alguns mexicanos não gostaram da nova nota, tendo apontado que o formato vertical é uma cópia das notas usadas na Venezuela. Segundo o RT, o episódio foi ainda utilizado pelos opositores do Presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, para questionar a política “populista” do atual Governo.

Também há quem tenha defendido o novo desenho, esclarecendo que, para além da Venezuela, já é usado noutros países. Foi o caso do vice-governador do Banco do México, Gerardo Esquivel, que deu o exemplo da Suíça.

“Muita gente ficou surpreendida com o formato vertical da nova nota de 100 pesos. Talvez pensem que é uma excentricidade ou uma cópia de um país com o qual têm pesadelos. O que podem não saber é que os últimos quatro desenhos vencedores do BankNote of the Year Award foram verticais”, escreveu na sua conta do Twitter.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.