Comer cápsulas de detergente é a nova “moda” dos adolescentes (e pode ser fatal)

12

Tide Pod Challenge é o nome da nova “moda” da Internet: a ingestão de cápsulas de detergente. Inegavelmente perigosa, a “moda” pode causar vómitos e dificuldades respiratórias, e ser mesmo fatal.

A nova “moda” dos adolescentes na internet chama-se Tide Pod Challenge e consiste na partilha de vídeos nos quais os jovens comem cápsulas de detergente para a roupa, chegando até a preparar refeições com as cápsulas.

A Internet chama-lhes “desafios”, mas estas “modas internautas” nada mais são do que autênticos perigos para os adolescentes. Após a sucessão de casos de vítimas graves do “Desafio da Água Quente” e do “Baleia Azul“, eis que surge mais uma moda que pode ser fatal e colocar em risco a vida dos jovens que as experimentam.

O conteúdo das cápsulas de detergente pode ter consequências graves para a saúde de quem as ingerir. Segundo o Diário de Notícias, as cápsulas de detergente para a roupa têm várias substâncias embaladas em plástico que se dissolvem quando entram em contacto com água e que são prejudiciais para a saúde.

As cápsulas podem incluir detergente em pó, amaciador e até lixívia. Esta perigosa moda, popular nos EUA, ganhou o nome do detergente Tide devido às embalagens coloridas. No entanto, existem muitas outras marcas que utilizam o mesmo tipo de embalagens individuais.

A ingestão destas cápsulas pode provocar problemas respiratórios, confusão mental, vómitos e diarreia. A empresa que detém a Tide, Procter and Gamble, já reagiu com um alerta através de um comunicado partilhado pelos media norte-americanos.

“Os nossos recipientes de roupa são detergentes altamente concentrados que são projetados para serem lavados e usados com segurança em milhões de casas por dia. Só devem ser usados para limpar roupas e devem ser armazenados longe de crianças, independentemente da circunstância, mesmo que seja uma piada”, disse a empresa.

Em 2012, os Centros para o Controlo de Doenças (CDC) publicaram um relatório sobre os riscos de ingerir estas cápsulas depois de várias crianças se terem sentido mal. De acordo com o CDC, a ingestão tem maiores efeitos adversos do que a exposição ao detergente normal.

No Twitter surgem também vários utilizadores indignados face à adesão dos jovens norte-americanos a esta “moda” fatal. O site da marca Tide inclui um vídeo de alerta para esta situação, com um jovem a dizer “Não! O que é que se passa? As cápsulas são para lavar roupa. Não as comam!”

  ZAP //

12 Comments

  1. Mais um sinal da decadência humana! Não esquecer o caminho que os adultos têm trilhado, extravagância e libertinagem a ver quem consegue ir mais longe a oferta é enorme e os adolescentes são apenas o reflexo de tudo isto, vida fácil e sem objectivos, na prática um caminho sem sentido onde a inteligência é apenas uma aparência. Atitudes destas apresentadas a adolescentes do século passado considerariam-nas de imediato de deficientes mentais profundos.

  2. Se ser adolescente é sinónimo de ser estúpido que nem um calhau, então eu nunca fui. Será que cada m$#%@ estúpida, mesmo que seja a mais estúpida que se possa imaginar, consegue sempre ter uns calhaus estúpidos a segui-la?

  3. Vale tudo por mais uns “views” nos seus videos. E não se esqueçam que muitos deste youtubers tentam ganhar dinheiro através dessas visualizações, o que os torna ainda mais desesperados por tentar captar mais gente que os veja… mas isso não é justificação para o nível tão grande de estupidez apresentada…

  4. Primeiro nos adolescentes não somos burros sabemos muito bem que isso faz mal é duvido que haja alguma a fazer segundo a baleia azul foi uma trend sim mas acham que os adolescentes que estivessem bem de saúde iam fazer esse jogo? Não as pessoa que o faziam eram depressivas e isso não é culpa delas é culpa dos pais que não lhe ligam ou acham que aquilo é da idade culpar é insultar as pessoas é muito fácil mas fazer uma notícia com informação certa não é vcs deviam esforçar-se para isso

  5. Isto não é mais do que outra noticia formulada apenas de fotografias, isto NÃO é uma trend de comer tide pods, é um *meme*, pessoas online partilham estas imagens e fazem outras rir.

  6. Demasiado estúpido para acreditar. Quando se sabe que a imprensa costuma ter uns truques na manga. A ser verdade, eu diria para deixar a selecção natural tomar o seu curso, porque afinal não precisamos de burros e idiotas para nada.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.