/

Há uma nova explicação para a misteriosa morte de Bruce Lee

(dr) Golden Harvest

Bruce Lee em “Fist of Fury”.

Bruce Lee morreu subitamente com apenas 32 anos de idade. Uma nova teoria sugere que a sua morte pode estar relacionada com água.

Lee Jun-fan é um nome que provavelmente ninguém conhecerá. Mas se falarmos em Bruce Lee, dificilmente haverá quem nunca tenha ouvido falar.

Artista marcial, ator, diretor de cinema, produtor cinematográfico, guionista, instrutor de artes marciais, filósofo e autor. O sino-americano Bruce Lee era, de facto, um homem dos sete ofícios.

Apesar da sua versatilidade, ficou principalmente conhecido pelos seus papéis em filmes de artes marciais no início dos anos 70. Infelizmente, o mundo teve apenas uma pequena janela para presenciar o seu talento. Bruce Lee morreu subitamente em Hong Kong, com apenas 32 anos de idade.

O mistério em torno da sua morte inesperada gerou inúmeras teorias da conspiração, lembra o IFLScience, mas uma nova análise sugere que Lee pode ter morrido por beber muita água.

Embora o risco seja baixo, a ingestão excessiva de água pode levar a um quadro de hiponatremia, ou seja, a descida da concentração de sódio no sangue. Pode também levar a uma sobrecarga renal ou a um edema cerebral.

Esta teoria não está confirmada, mas seria um destino irónico para o homem que popularizou a frase “sê água, meu amigo”.

Sabe-se que Bruce Lee sentiu dores de cabeça e tonturas por volta das 19h30, logo depois de fumar canábis e beber água. Depois, tomou um analgésico chamado Equagesic, sendo encontrado sem vida duas horas depois.

Uma autópsia revelou que o seu cérebro tinha aumentado para 1,575 kg, bem acima da média de 1,4 kg. Isto seria justificado pelo já referido edema cerebral, que terá ocorrido devido a uma reação extrema ao Equagesic.

“Não seria esperado que o edema cerebral fosse a única descoberta de necropsia se, de facto, a hipersensibilidade ao Equagesic fosse a causa da morte”, salientam os autores do estudo. Os investigadores acreditam que o cérebro de Bruce Lee já estaria a inchar, uma vez que o ator só tomou Equagesic depois de começar a sentir dores de cabeça.

“Propomos agora, com base na análise de informações publicamente disponíveis, que a causa da morte foi edema cerebral devido a hiponatremia. Por outras palavras, propomos que a incapacidade do rim de excretar o excesso de água matou Bruce Lee”, escrevem os autores, num artigo publicado na revista Clinical Kidney Journal.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.