A nova estirpe da gripe aviária, batizada H5N8, foi detetada pela primeira vez na Europa, numa quinta de criação de perus no norte da Alemanha, anunciaram hoje as autoridades locais.
Confinado até agora à Ásia, em particular na Coreia do Sul, o vírus foi detectado numa quinta do estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, na Alemanha atingida por uma vaga de mortes inexplicáveis de aves, refere o ministério regional da Agricultura num comunicado citado pela Agência France Presse.
Esta é a “primeira manifestação na Europa” desta estirpe do vírus, que ainda não tinha sido detectada “entre a população de aves selvagens”, pode ainda ler-se na nota.
Gripe aviária, ou gripe das aves em Portugal, é o nome dado à doença causada por uma variedade do vírus Influenza (H5N1) hospedado por aves, mas que pode infectar diversos mamíferos.
Foi identificada em Itália por volta de 1900, mas é, no entanto, conhecida por existir em grande parte do globo, concentrando-se hoje principalmente no sudeste asiático. Existem também casos na Turquia, Roménia, Inglaterra (apenas aves foram infectadas nos três lugares) e Camboja.
/Lusa