Nova estirpe de gripe aviária ameaça rotas migratórias de aves selvagens

J. Kelly / Wikimedia

-

A nova estirpe de gripe aviária recentemente detetada no norte da Alemanha está a ameaçar as rotas migratórias de aves selvagens nos Países Baixos.

Segundo a Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE) e a agência das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), além do caso da deteção do vírus numa quinta de criação de perus na Alemanha, também a Holanda e o Reino Unido confirmaram a nova estirpe do vírus H5N8 da gripe aviária em quintas avícolas.

“A nova estirpe de gripe aviária detetada na Europa é semelhante às estirpes que circularam este ano, representando uma ameaça significativa para o setor avícola, especialmente nas rotas migratórias de aves selvagens nos países de baixos recursos situados ao longo do Mar Negro e do Atlântico“, afirmam as duas organizações, segundo um comunicado conjunto divulgado em Roma esta segunda-feira.

No entanto, “não foram detetados casos de infeção do vírus H5N8 em humanos”, embora seja “altamente patogénico para as aves domésticas, causando mortalidade em galinhas e perus”.

De acordo com as duas organizações, “o vírus pode infetar aves selvagens, que demonstram pequenos sinais de doença. Sabe-se que outros vírus da gripe são capazes de transmitir o vírus por longas distâncias”.

A nova estirpe da gripe aviária, batizada H5N8, foi detetada pela primeira vez na Europa numa quinta de criação de perus no norte da Alemanha.

No início do mês, o ministério regional da Agricultura disse que o vírus havia sido detetado numa quinta do Estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, atingida por uma vaga de mortes inexplicáveis de aves, mas os casos estavam confinados na Ásia, em particular na Coreia do Sul e que ainda não tinha sido detetada “entre a população de aves selvagens”.

No início do ano, a China, Japão e a Coreia assinalaram a ocorrência de surtos de H5N8 em aves de capoeira, bem como em aves migratórias e aquáticas.

“O fato de o vírus ter sido agora encontrados num intervalo de tempo muito curto em três países europeus, tanto em um pássaros selvagens e aves em três sistemas muito diferentes de geração, sugere que as aves selvagens desempenham um papel na propagação do vírus“, consideram especialistas da FAO e da OIE.

Para as duas instituições, o aparecimento e a propagação H5N8 demonstram a capacidade de evolução do vírus, com grande impacto na saúde e alimentação e alertam para a necessidade de se implementar mecanismos de controlo e vigilância.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Uma estrada com alguns automóveis

Sete cidades do Norte podem ir a jogo pela neutralidade carbónica

Gaia, Porto, Matosinhos, Famalicão, Guimarães, Braga e Viana do Castelo poderão ir a jogo na Missão Climate Neutral & Smart Cities, que quer apoiar a redução de emissões em 100 cidades. Uma coligação de sete cidades …

Teste à covid-19

Subvariante da Delta identificada em Israel. Em Portugal há nove casos

Em Portugal, já foram detetados nove casos da variante AY4.2, subvariante da Delta, de acordo com o mais recente relatório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2. O …

FCSH diz que "não existe matéria que comprometa a integridade" do CV de Raquel Varela

O Conselho Científico da FCSH da Universidade Nova de Lisboa diz que não há "matéria que comprometa a integridade" do CV da investigadora Raquel Varela. A investigadora Raquel Varela viu-se envolvida numa polémica depois de ter …

Mexidas no PSD já se fazem sentir no pagamento de quotas dos militantes

Para além de no Conselho Nacional se ter superiorizado a Rio com os conselheiros a chumbarem o adiamento das eleições internas, Rangel conseguiu outra vitória que passou despercebida a alguns: o prolongar de prazos das …

No Reino Unido, o aumento de infeções está a causar preocupação. O que explica este cenário?

No Reino Unido, os casos e internamentos estão a subir, sendo que alguns especialistas já apelam a um regresso de algumas restrições antes do inverno. Mas o que pode estar a causar este aumento dos …

Flamengo acelera compra do Tondela e planeia chegar à Champions em sete anos

O Flamengo quer concluir a compra do Tondela até ao final do ano e planeia levar o clube à Liga Europa dentro de quatro anos e à Champions dentro de sete a oito anos. Num modelo …

Há hospitais em "estado de calamidade" por todo o país

Os presidentes das secções regionais da Ordem dos Médicos consideram que a situação que o SNS ultrapassa atualmente não é nova e que é culpa da "ausência de liderança por parte da tutela". A situação de …

O internacional português Cristiano Ronaldo a festejar um golo.

"O Teatro dos Sonhos está a arder" e Ronaldo foi o piromaníaco da reviravolta

Cristiano Ronaldo fez o golo que deu a vitória ao Manchester United, esta quarta-feira, frente à Atalanta. Bruno Fernandes também esteve em destaque. O Manchester United recebeu e venceu a Atalanta por 3-2, num jogo que …

Restos mortais encontrados junto a pertences do namorado de Petito em parque da Flórida

O FBI divulgou esta quarta-feira que foram encontrados restos mortais junto a alguns pertences do namorado de Gabby Petito. Brian Laundrie continua desaparecido desde setembro. Segundo noticia a Reuters, a descoberta ocorreu no Parque Ambiental Myakkahatchee …

Costa arrasa modelo de leilão do 5G "inventado" pela Anacom: é o "pior possível"

O primeiro-ministro considerou esta quarta-feira que o modelo de leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) “inventado pela Anacom” é o “pior possível”, razão pela qual está a provocar um “atraso imenso” ao …