/

Nova espécie de titanossauro descoberta no Equador

Twitter

Uma universidade equatoriana anunciou na sexta-feira a descoberta de uma espécie de dinossauro, que, segundo a instituição, não tinha sido ainda descrito, denominando-o de ‘Yamanasaurus lojaensis’.

O nome foi escolhido em referência a duas localidades: Yamana, aquela onde os ossos foram encontrados, no sul do país, a cerca de cinquenta quilómetros da fronteira com o Peru, e Loja, onde essa descoberta foi apresentada. Foram encontradas duas vértebras e pedaços de úmero, rádio e tíbia.

“Foi um choque. O material que eles me mostraram é incrível, porque são claramente as duas últimas vértebras sacrais de um titanossauro”, disse o paleontólogo argentino Sebastián Apesteguía, quando viu pela primeira vez os ossos.

O dinossauro terá vivido há 85 milhões de anos, durante o período Cretáceo Superior, assumindo-se como o exemplar encontrado mais ao norte da sua subfamília de saurópodes.

Juan Pablo Suarez, diretor da Universidade Técnica Especial de Loja, disse em conferência de imprensa que uma equipa argentino-equatoriana descobriu o “primeiro dinossauro do Equador”.

“As análises determinaram que é um titanossauro“, um grupo de dinossauros assim nomeado devido ao seu tamanho imponente, explicou um dos cientistas, Galo Guaman.

O espécime, segundo os cientistas, tem “ossos curtos e grossos, de tamanho pequeno, até seis metros de comprimento, e entre dois e três metros de altura”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.