Descoberta nova espécie que come pedras e defeca areia

(dr) Reuben Shipway e Marvin Altamia

Lithoredo abatanica.

Uma nova espécie de um molusco foi descoberta esta semana nas Filipinas. O animal tem uma alimentação à base de calcário, que depois de digeridas, são expelidas na forma de areia.

A nova espécie, batizada Lithoredo abatanica, foi descoberta precisamente no rio Abatan, nas Filipinas. O molusco distingue-se pela sua bizarra alimentação à base de calcário. Os cientistas ainda estão a tentar perceber como funciona este processo de digestão e como é que o animal retira nutrientes.

“Queremos olhar para os simbionte, as bactérias que vivem dentro destes animais, para ver se eles estão a fornecer alguma nutrição, e esta é uma área de pesquisa que nos estamos a focar agora”, disse o investigador responsável pelo estudo, Reuben Shipway.

O animal pertence a um grupo de moluscos bivalves em forma de verme, que normalmente se alimentam à base de madeira. De acordo com o Live Science, a equipa de cientistas ficou surpreendida após terem observado que a nova espécie,  Lithoredo abatanica, comia “pedra” e não madeira.

(dr) Reuben Shipway e Marvin Altamia

Calcário penetrado pela nova espécie de molusco.

Ao contrário da espécie que come madeira, a Lithoredo abatanica “tem protuberâncias muito grandes, parecidas quase com pás, que lhe permitem escavar na rocha”, explicou Shipway. A rocha, depois de digerida, é expelida sob a forma de areia fina. O estudo foi publicado esta quarta-feira na revista Proceedings of the Royal Society B.

Moradores da província de Bohol, onde se situa o rio Abatan, alegam que jovens mães comem estes moluscos porque acreditam que as vai ajudar a produzir leite para amamentar os filhos.

Os espécimes encontrados tinham cerca de dez centímetros cada, mas Shipway acredita que possam haver alguns maiores, uma vez que encontrou perfurações de mais de 60 centímetros em algumas rochas do rio. Essas mesmas perfurações são a casa para outras espécies, como por exemplo caranguejos e peixes. “Este é um processo muito raro, mas muito importante em ambientes de água doce”, explicou o cientista.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Já sabemos qual vai ser o primeiro fruto a ser plantado na EEI (e é picante)

Se tudo correr como planeado, em novembro deste ano, a Estação Espacial Internacional (EEI) vai ficar um bocadinho mais picante. De acordo com o Science Alert, os investigadores querem enviar para a Estação Espacial Internacional (EEI) …

O Hubble encontrou um buraco negro que não devia existir

Algo estranho está a acontecer a 130 milhões de anos-luz da Via Láctea na galáxia espiral NGC 3174. Há um disco fino de material a rodear o seu pequeno e esfomeado buraco negro. Discos como os …

Alimentos para bebés têm excesso de açúcar, alerta a OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) detetou em quatro cidades da Europa que pelo menos um em cada três alimentos infantis tem níveis de açúcar excessivos e são comercializados de forma incorreta como adequados para …

Estilo de vida saudável pode compensar risco genético de Alzheimer

Novas pesquisas sugerem que um estilo de vida saudável pode reduzir em um terço o risco de doença de Alzheimer ou outras formas de demência, mesmo existindo genes que aumentem o risco destas doenças. Investigadores britânicos …

Lançada Barbie em homenagem a David Bowie

A Matel acaba de lançar uma Barbie em homenagem ao músico britânico David Bowie, que faleceu em 2016, noticia esta semana a Associated Press. De acordo com a agência noticiosa, a nova da Barbie visa celebrar …

Netflix retrata a trágica história de Nicolau II, o último czar da Rússia

A Netflix acaba de lançar The Last Czars, uma série documental sobre a história de Nicolau II e a sua família, que acabou por ditar o fim da dinastia de 300 anos dos Romanov e …

Português desce e Matemática volta à positiva nos exames do 9.º ano

As médias dos alunos do 9.º ano nos exames desceram este ano a Português e subiram a Matemática, voltando a uma média positiva, mas com uma taxa de reprovação ainda a rondar os 30%. Os exames …

A famosa "Pirâmide Curvada" do faraó Senefuru foi aberta ao público pela primeira vez em mais de 50 anos

No Egito, foi aberta ao turismo, pela primeira vez desde 1965, a famosa "Pirâmide Curvada", construída por ordem do faraó Senefuru há 4.600 anos. Localizada em Dahshur, a 40 quilómetros a sul do Cairo, a pirâmide, …

Príncipe Carlos diz que temos 18 meses para salvar a humanidade

O príncipe Carlos admite que os próximos 18 meses serão cruciais para a sobrevivência dos seres humanos. Durante este tempo, os líderes mundiais terão de controlar as mudanças climáticas para evitar uma catástrofe irreversível. "Senhoras e …

Novo filme da saga Bond tem Agente 007 feminina

De acordo com jornais ingleses, o filme Bond 25 não terá um novo James Bond, mas sim uma nova Agente 007. No filme, que será uma homenagem ao legado de Roger Moore e de todos …