Bastou uma notícia falsa para uma pessoa inocente ter sido morta na Índia

Kaalu foi violentamente agredido em Bangalore, na Índia, e acabou por morrer a caminho do hospital, graças à partilha de uma notícia falsa.

Em plena luz do dia, uma criança sozinha na rua é agarrada por um motociclista e raptada para desespero dos vizinhos. Esta sequência de acontecimentos apareceu num vídeo que foi amplamente partilhado nas redes sociais na Índia e espalhou o pânico.

Mas, na verdade, tratava-se de mais um caso de notícias falsas, ou “fake news” como já são conhecidas. O vídeo original tinha apenas um cunho informativo e tinha sido gravado por autoridades paquistanesas para alertar para a segurança das crianças nas ruas.

Na segunda parte do vídeo, o ‘sequestrador’ devolve a criança e segura um cartaz no qual se pode ler: “Basta apenas um momento para uma criança ser sequestrada nas ruas de Karachi”, cita a BBC.

Segundo as autoridades indianas, essa parte foi retirada do vídeo entretanto partilhado.

As televisões locais também contribuíram para semear o pânico, ao alertar os moradores de que cinco mil sequestradores de crianças tinham entrado no país pelo sul da Índia.

“Depois de assistir a estes vídeos e às notícias, ficámos preocupados com a segurança das nossas crianças. Não queremos deixá-las sozinhas nas ruas”, disse mesmo uma moradora.

O resultado do vídeo falso não poderia ter sido mais trágico. Kaalu, de 26 anos, estava em Bangalore a procurar emprego. Alguns moradores acreditaram que o jovem era um dos sequestradores de crianças referidos nas notícias.

Por isso, agarraram em Kaalu, amarraram-lhe as as mãos e as pernas, agrediram-no e arrastaram-no pelas ruas. O jovem morreu a caminho do hospital.

Entretanto, a polícia de Bangalore está a utilizar as redes sociais para acabar com os boatos sobre o mesmo vídeo.

“Antes de espalhar este tipo de informação, que não é verificada, peço à imprensa que confirme a sua veracidade e só depois a divulgue”, afirma T. Suneel Kumar, comissário da polícia de Bangalore.

Este episódio é mais um alerta sobre o perigo das notícias falsas.

ZAP ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Estão a chegar poemas às caixas de correio. A ideia é combater a solidão

“Palavras Vizinhas” é um projeto que pretende contribuir para o combate à solidão e desenvolvimento do sentido de comunidade, através da poesia. Os envelopes sem remetente nem destinatário trazem poemas manuscritos lá dentro. Tudo começou quando …

Ministra da Cultura francesa promete reabertura de Notre-Dame em 2024

A catedral de Notre-Dame, em Paris, vai reabrir em 2024, prometeu, esta quarta-feira, a ministra da Cultura francesa, na véspera de se completarem dois anos desde que um incêndio devastou o mundialmente famoso monumento. A promessa …

“É urgente“. Ex-ministros da educação querem abertura das escolas no verão

Os antigos ministros da educação, Maria de Lurdes Rodrigues e Marçal Grilo, defendem a abertura de escolas no verão para responder às dificuldades causadas pela pandemia. Maria de Lurdes Rodrigues e Marçal Grilo concordam que “é …

"Tirámos Trump de lá". Funcionário da CNN admite que canal quis ajudar Biden a vencer eleições

Um funcionário da CNN falou abertamente com um jornalista disfarçado sobre as motivações políticas que a emissora teve durante a eleição presidencial de 2020. A investigação foi divulgada pela Fox News, que relatou que o funcionário …

Cem mil famílias vão receber 1.300 euros para melhorar conforto térmico de casa

Cerca de 100 mil famílias carenciadas vão receber vouchers no valor de 1.300 euros para melhorar a eficiência energética das suas casas. Parte do dinheiro da “bazuca europeia” vai destinar-se a melhorar a eficiência energética. O …

Juventude Popular defende que corrupção deve prescrever apenas ao fim de 20 anos

A Juventude Popular (JP) preparou um conjunto de "propostas contra a corrupção" e defende que crimes como corrupção ativa e passiva devem prescrever ao fim de 20 anos. A Juventude Popular (JP) defende que crimes como …

EUA abrem "a cada 10 horas" uma nova investigação contra a China

O Departamento Federal de Investigação (FBI) dos Estados Unidos tem mais de duas mil investigações abertas relacionadas com o governo chinês e abre uma nova “a cada 10 horas”, disse o diretor da instituição ao …

São Miguel em Alto Risco a partir das 00h00 de sexta-feira

A ilha de São Miguel, nos Açores, entra oficialmente em situação de Alto Risco de contágio a partir da meia noite desta sexta-feira. A ilha de São Miguel, nos Açores, vai passar para o nível de …

Grupo de enfermeiros recorreu de queixa arquivada contra bastonária

O grupo de enfermeiros que tinha feito uma participação disciplinar contra a bastonária por causa de comentários nas redes sociais que consideram violadores dos deveres deontológicos, recorreu do arquivamento da queixa para o Tribunal Administrativo …

Myanmar. Junta militar retém familiares de soldados para impedir fugas

Um capitão, que desertou do exército birmanês para se juntar ao movimento de oposição ao golpe militar de fevereiro, acusou a junta militar de reter familiares de soldados para impedir deserções. Lin Htet Aung, que desertou …