Bastou uma notícia falsa para uma pessoa inocente ter sido morta na Índia

Kaalu foi violentamente agredido em Bangalore, na Índia, e acabou por morrer a caminho do hospital, graças à partilha de uma notícia falsa.

Em plena luz do dia, uma criança sozinha na rua é agarrada por um motociclista e raptada para desespero dos vizinhos. Esta sequência de acontecimentos apareceu num vídeo que foi amplamente partilhado nas redes sociais na Índia e espalhou o pânico.

Mas, na verdade, tratava-se de mais um caso de notícias falsas, ou “fake news” como já são conhecidas. O vídeo original tinha apenas um cunho informativo e tinha sido gravado por autoridades paquistanesas para alertar para a segurança das crianças nas ruas.

Na segunda parte do vídeo, o ‘sequestrador’ devolve a criança e segura um cartaz no qual se pode ler: “Basta apenas um momento para uma criança ser sequestrada nas ruas de Karachi”, cita a BBC.

Segundo as autoridades indianas, essa parte foi retirada do vídeo entretanto partilhado.

As televisões locais também contribuíram para semear o pânico, ao alertar os moradores de que cinco mil sequestradores de crianças tinham entrado no país pelo sul da Índia.

“Depois de assistir a estes vídeos e às notícias, ficámos preocupados com a segurança das nossas crianças. Não queremos deixá-las sozinhas nas ruas”, disse mesmo uma moradora.

O resultado do vídeo falso não poderia ter sido mais trágico. Kaalu, de 26 anos, estava em Bangalore a procurar emprego. Alguns moradores acreditaram que o jovem era um dos sequestradores de crianças referidos nas notícias.

Por isso, agarraram em Kaalu, amarraram-lhe as as mãos e as pernas, agrediram-no e arrastaram-no pelas ruas. O jovem morreu a caminho do hospital.

Entretanto, a polícia de Bangalore está a utilizar as redes sociais para acabar com os boatos sobre o mesmo vídeo.

“Antes de espalhar este tipo de informação, que não é verificada, peço à imprensa que confirme a sua veracidade e só depois a divulgue”, afirma T. Suneel Kumar, comissário da polícia de Bangalore.

Este episódio é mais um alerta sobre o perigo das notícias falsas.

ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Netflix responde a senadores norte-americanos e avança com série

Na passada sexta-feira, a Netflix respondeu aos cinco senadores do Partido Republicano dos Estados Unidos da América que, numa carta, questionaram a decisão de adaptar a trilogia O Problema dos Três Corpos, a série literária …

Há sobras de comida que sabem realmente melhor no dia seguinte (e os cientistas já sabem porquê)

Não é mito. Existem realmente sobras de comida que sabem melhor no dia seguinte e um especialista da Universidade de Oxford (Reino Unido) - que adora caril - explica o porquê à luz da Ciência. …

Teme-se que a violência doméstica dispare depois dos incêndios da Califórnia

Teme-se que os casos de violência doméstica disparem depois de os incêndios da Califórnia serem extintos, avança a revista norte-americana Vice, que ouviu responsáveis por espaços de abrigo para as vítimas. Desastres naturais de grandes …

Comunidade Vida e Paz ajudou 420 pessoas por dia no ano passado

Em 2019, a Comunidade Vida e Paz apoiou cerca de 420 pessoas em situação de sem-abrigo por dia e distribuiu 138 mil refeições. Além disso, a organização ajudou regularmente 26 famílias carenciadas, entre 78 adultos …

Realidade Virtual dá nova vida ao Mayflower, o navio que levou os ingleses para o Novo Mundo

Mayflower foi o famoso navio que, em 1620, transportou os chamados Peregrinos, do porto de Southampton, Inglaterra, para o Novo Mundo. A Realidade Virtual ajudou a trazê-lo de volta à vida. Os Peregrinos do Mayflower foram …

Iniciativa Liberal recorre à lei para exigir que plano de liquidez da TAP seja enviado às Finanças

O deputado da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo, exigiu que o ministro das Finanças, João Leão, remeta o plano de liquidez da TAP à Comissão de Orçamento e Finanças, no prazo de dez dias, ao abrigo …

Museu britânico deixa de exibir coleção de cabeças humanas

O Museu Pitt Rivers em Oxford, no Reino Unido, decidiu retirar da sua exposição permanente crânios e cabeças humanas encolhidas (tsantsas), que terão sido encontradas por exploradores europeus nas suas viagens às Américas e à …

Lactogal assume derrame de leite no rio UI

A empresa agroalimentar Lactogal, de Oliveira de Azeméis, assumiu esta segunda-feira que o derrame de leite no rio Ul, afluente do rio Antuã, se deveu ao colapso de um dos seus tanques e que estão …

O James Bond da vida real foi um arquivista na Polónia comunista (e pode ter enganado os caçadores de espiões)

O James Bond da vida real foi um arquivista e diplomata britânico que viveu na Polónia comunista na década de 1960, revelam documentos esta semana partilhados pelo Instituto Polaco da Memória Nacional. O diplomata James …

Japão mantém plano original. Tocha olímpica passará pelas 47 prefeituras do país

O percurso da tocha olímpica, que se iniciará em março de 2021, manterá o trajeto inicialmente previsto, um ano após o plano original, informou esta segunda-feira o Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A tocha …