Nota de culpa contra Berardo aponta para perda das condecorações

Homem de Gouveia / Lusa

Mota Amaral entregou ao Conselho das Ordens o resultado do processo disciplinar que envolve Joe Berardo. O processo entra agora numa segunda fase, que passa pela resposta de Berardo ao documento.

De acordo com o Expresso, trata-se de um relatório que contém notas críticas sobre a atitude do empresário na audição parlamentar na Caixa Geral de Depósitos. Joe Berardo já recebeu o documento.

A decisão final está nas mãos do Conselho das Ordens e ainda falta um passo importante para fechar de vez o processo, mas o caso das condecorações de Joe Berardo tem nota de culpa associada, o que indica que o relator encontrou fundamento para uma eventual sanção, que pode vir a ter a forma de uma advertência ou admoestação.

O cenário alternativo aponta para considerar que o empresário deve ser irradiado da Ordem, o que implica a perda das condecorações.

O processo entra agora numa segunda fase, que passa pela resposta de Berardo ao documento elaborado por Mota Amaral. O relator do processo concluiu, em dois meses, o documento que Berardo recebeu na quarta-feira. O empresário tem 30 dias para o devolver.

A nota de culpa regressa depois ao Conselho das Ordens para a decisão definitiva sobre o processo instaurado ao Comendador. Oficialmente cabe ao Conselho da Ordem elaborar as listas para as condecorações e é também o Conselho, presidido pela Chanceler Manuela Ferreira Leite, que avalia em que circunstâncias, além dos casos de condenação, é que se pode considerar a retirada das condecorações.

Berardo não é visado por qualquer tipo de condenação. A intervenção que teve na Comissão Parlamentar da CGD levou a que o gabinete de Ferro Rodrigues tivesse enviado para Belém um parecer a defender que as declarações feitas por Berardo pudessem ser “consideradas matéria relevante para a avaliação do cumprimento dos deveres legais dos membros das Ordens”. O assunto foi também remetido ao Ministério Público.

Joe Berardo foi agraciado com o grau de comendador da Ordem do Infante em 1985. Em 2004 foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. o Rui Veloso tem uma música fantástica chamada “valsinha das medalhas” acerca destes peitos que recebem estas comendas a torto e a direito. Recomendo a sua audição.
    A letra reza assim:
    Já chegou o 10 de Junho
    O dia da minha raça
    Tocam cornetas na rua
    Brilham medalhas na praça
    Rolam já a merendas
    Na toalha da parada
    Para depois das comendas
    E ordens de torre e espada
    Na tribuna do galarim
    Entre veludo e cetim
    Toca a banda da marinha
    E o povo canta a valsinha
    Encosta o teu peito ao meu
    Sente a comoção e chora
    Ergue o olhar para o céu
    Que a gente não se vai embora
    Quem és tu, de onde vens?
    Conta-nos lá os teus feitos
    Que eu nunca vi pátria assim
    Pequena e com tantos peitos
    Já chegou o 10 de Junho
    Há cerimónia na praça
    Há colchas nos varandins
    É a guarda de honra que passa
    Desfilam entre grinaldas
    Velhos heróis de alfinete
    Trazem debaixo das fraldas
    Mais Índias de gabinete
    Na tribuna do galarim
    Entre veludo e cetim
    Toca a banda da marinha
    E o povo canta a valsinha
    Encosta o teu peito ao meu
    Sente a comoção e chora
    Ergue o olhar para o céu
    Que a gente não se vai embora
    Quem és tu, de onde vens?
    Conta-nos lá os teus feitos
    Que eu nunca vi pátria assim
    Pequena e com tantos peitos

  2. Mais uma fantochada para inglês ver, tiram-lhe as condecorações, e os 980 Milhões de Euros de divida desse mamífero à banca?? Numa pais decente, toda a linha hierárquica de funcionários do banco ou bancos que lhe emprestavam o dinheiro, a ele ao Luís Filipe Vieira, e outros cancros sociais deste pais, (leia-se; grande devedores) tinham de ser severamente punidos e os devedores deviam de ser ser penhorados até ao ultimo tostão além de serem presos, no fim das longas penas, seriam considerados Persona Non Grata ao País e eram expulsos daqui para fora de uma vez por todas!

RESPONDER

Forças de segurança ameaçam com nova manifestação a 21 de janeiro

As associações de profissionais da PSP e da GNR que se concentraram junto ao Parlamento, esta quinta-feira, anunciaram um novo protesto para 21 de janeiro, caso o Governo não atenda às suas reivindicações. O anúncio foi feito …

Mortes por cancro do pâncreas duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos

As mortes por cancro do pâncreas mais do que duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos, correspondendo a um aumento médio anual de 3%, revela um estudo esta quinta-feira divulgado pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia …

Bebé que foi encontrado no lixo já teve alta hospitalar

O bebé que foi encontrado num ecoponto, perto de Santa Apolónia, em Lisboa, já recebeu alta hospitalar e será agora entregue a uma família de acolhimento. O recém-nascido que foi encontrado num ecoponto, em Lisboa, recebeu …

Procurador-geral de Israel acusa Netanyahu em três casos de corrupção

O primeiro-ministro israelita em funções foi acusado, esta quinta-feira, de fraude, suborno e abuso de confiança em três casos de corrupção. O procurador-geral de Israel, Avichaï Mandelblit, acusou hoje o primeiro-ministro em funções, Benjamin Netanyahu, de …

Burros estão a ser dizimados a nível global (e a culpa é da medicina chinesa)

Cerca de 4,8 milhões de burros são abatidos anualmente por causa de um produto destinado à medicina chinesa: um gelatina com alegados efeitos curativos, feita a partir das peles dos animais. A denúncia é feita pela …

Governo vai apostar no aumento da agricultura biológica

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, disse na quarta-feira que o Governo vai apostar no aumento e valorização da área agrícola em modo biológico e na gestão mais eficiente de recursos. Falando em Aveiro …

Quinto debate dos candidatos democratas marcado por ataques a Trump

O quinto debate entre os candidatos democratas à Casa Branca ficou marcado, esta quarta-feira, pela unânime oposição ao Presidente norte-americano, atualmente alvo de um processo de destituição. "Não podemos ser consumidos por Donald Trump", advertiu o …

Paulo Rangel reeleito vice-presidente do Partido Popular Europeu

O eurodeputado do PSD foi reeleito, esta quinta-feira, vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) no congresso desta formação política, que decorre desde quarta-feira em Zagreb, na Croácia. De acordo com uma nota à imprensa, Paulo Rangel …

Ex-eletricista de Picasso condenado por ter escondido 271 obras na garagem durante 40 anos

O último eletricista de Pablo Picasso, Pierre Le Guennec, e a sua mulher foram esta terça-feira condenados em última instância a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa estava, de acordo com a AFP, …

Álvaro Costa apresenta projeto inédito de streaming

  Um canal inédito de streaming totalmente português é uma das ideias que Álvaro Costa pretende ver avançar já no próximo ano. O projeto será apresentado este sábado, às 21h30, no Mar Shopping. Álvaro Costa já chegou …