Nota artística: à terceira…foram 11 contra 11

Terceira tentativa. Itália nos anos 90, não resultou. Suécia já com Rui Jorge, quase deu. Alemanha, à terceira é de vez. Ou não há duas sem três? Estou na dúvida. Vou ficar à espera do final desta final, para saber qual será o conceito aplicável.

Aí estão eles, os 11 jovens heróis. O Europeu sub-21 já começou há décadas e Portugal só tinha estado duas vezes na final. Este conjunto de grande qualidade tornou-se na terceira seleção portuguesa a marcar presença no jogo decisivo.

E, para já, estão cheios de crença, de garra. Olhem o capitão Diogo Queirós a cantar durante o hino nacional. Quase fez lembrar a seleção nacional de râguebi, no Mundial 2007.

Bem, este Diogo vem de um contexto onde a crença e a garra imperam. Este Diogo e os outros três também. Diogo Queirós, Diogo Costa, Diogo Dalot, Diogo Leite, mais o Vitinha, mais o Fábio Vieira. Seis titulares nesta final foram formados no FC Porto. Um sexteto azul e branco. No Europeu 2004, no qual Portugal também chegou à final, foi igualmente óbvia a importância do FC Porto (não da formação), com outro sexteto, na altura. E, tal como em 2004, estes também já foram campeões europeus. Vêm com outra força.

Tiago Tomás protagonizou a primeira ameaça de golo, num ataque português em que o Dany parecia mesmo uma mota.

Rapidamente a Alemanha tomou conta do jogo. Wirtz acertou na barra por causa de uma falha grave de Florentino. Ai Florentino, Florentino…

Bem sei que o Florentino Luís foi o único titular nesta partida que já tinha sido titular na final do Europeu sub-17 e na final do Europeu sub-19 que Portugal venceu. Ambos. Mas ofertas destas…

Mais Alemanha no jogo, Portugal quase nem atacava. No entanto, já no período de compensação, os episódios inacreditáveis desta primeira parte. O primeiro foi o tempo extra que o árbitro estabeleceu. Alguém percebeu aqueles dois minutos, numa primeira etapa com tanta paragem? O segundo focou-se em Vitinha, que podia ter rematado à primeira, à segunda, assistido à terceira. Não fez nada disso. E a jogada perdeu-se, sem qualquer mérito alemão. Neste momento parecia que estava a ouvir o meu pai: “Ai, ai! Eu tirava já este gajo!”.

Não saiu ao intervalo mas saiu ainda dentro do primeiro quarto de hora da segunda parte.
Antes dessa substituição, golo natural. A Alemanha estava a ser mais competente, mais coesa. Melhor. E o cenário sortudo verificado na meia-final com a Espanha não se repetiu. Nmecha foi o autor do golo inglês. Ai não, ele é alemão. Mas já foi inglês. Lukas Nmecha foi campeão europeu sub-19 pela Inglaterra. E também marcou nessa final, em 2017. Numa final disputada com…Portugal. Já nem te posso ver à frente, ó alemão-inglês.

Bem, esta final é uma mistura de países. Então Portugal está a jogar contra Alemanha, Inglaterra ou Azerbaijão? Anda ali a jogar o Baku! E bom jogador, por acaso.

Bom jogador é Fábio Vieira. O melhor deste torneio, oficialmente. Quase marcava um chapéu que iria ficar nos melhores momentos de sempre na UEFA.

Mas Portugal fez pouco. No ataque, fez pouco. Numa final de um Europeu, uma das equipas finalistas só consegue um remate na direção da baliza ao longo de 90 minutos? Pouco.

Muito fez Diogo Costa, provavelmente o melhor em campo da seleção portuguesa. O que resume grande parte deste encontro.

No futebol estão em campo onze contra onze e no final ganha a Alemanha. Onze contra onze ou onze contra dez? É que, após o intervalo, Rafael Leão entrou mas eu não o vi. Jogou durante toda a segunda parte mas não me lembro de qualquer ataque em que o protagonista foi o Leão. Ele jogou?

É um ciclo sem fim: foi na final do Europeu 2015, foi na fase a eliminar nos Jogos Olímpicos 2016, foi na autêntica final de apuramento para o Europeu 2019, foi na consequente presença (ou ausência) nos Jogos Olímpicos de Tóquio e agora na final do Europeu 2021. Sim, estão lá, em jogos importantes, de topo. Mas este ciclo de perder nos momentos decisivos mantém-se nos sub-21 de Rui Jorge.

Fico à espera de outro desfecho. Será que demora?

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …

José Rendeiro condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva

Embaixador jubilado Júlio Mascarenhas acusa o BPP de o ter convencido a investir num produto com juros e capital garantido num momento em que o banco já atravessava sérias dificuldades. O antigo presidente do Banco Privado …

Cantor R. Kelly declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual

O cantor norte-americano R. Kelly foi esta segunda-feira declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual, após um julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), que decorreu durante seis semanas, no qual …

"A FIFA engloba 211 países e 133 nunca estiveram num Mundial"

Arsène Wenger apresenta argumentos para defender a realização de um campeonato do mundo de dois em dois anos. O novo calendário FIFA continua a originar reacções e entrevistas. Arsène Wenger falou sobre as propostas - a …

Responsáveis do Lar do Comércio acusados por 67 crimes de maus tratos

O Ministério Público (MP) imputou 67 crimes de maus tratos, 17 deles agravados por resultarem em morte, a um ex-presidente e a uma diretora de serviços do Lar do Comércio, em Matosinhos. Num processo em que …

Sporting: espanhóis analisam o "maior" Haaland

Avançado do Borussia Dortmund apresenta recordes que, nem Messi, nem Cristiano, tinham. O Sporting entra em campo para a segunda jornada da Liga dos Campeões, diante de um Borussia Dortmund que tem no seu plantel uma …

Escola proíbe alunos de levarem almoço de casa. Ministério da Educação fala em “recomendação”

Interpretações distintas das normas emitidas pelo Ministério da Educação e a inexistência de equipamentos para aquecer as refeições em linha com as recomendações de segurança motivadas pela covid-19 podem estar na origem da decisão. Os alunos …

Autárquicas foram prova de vida para o CDS. Rodrigues dos Santos respira, Melo põe-se à espreita

Nuno Melo já se tinha colocado em posição de ataque na corrida interna, mas terá de esperar. O CDS "está vivo" e as autárquicas foram prova disso. O CDS decidiu apoiar Carlos Moedas e não se …