Vai abrir na Noruega o primeiro restaurante submarino da Europa

MIR / Snøhetta

Se sempre quis jantar no fundo do oceano, essa realidade pode estar mais perto do que nunca. No início de 2019, a Noruega vai inaugurar o primeiro restaurante submarino da Europa.

O restaurante, chamado “Under”, vai contar com uma janela panorâmica de 10 metros de largura e foi desenhado, pela empresa de arquitetura norueguesa Sonhetta, famosa pelo seu trabalho na Ópera Nacional da Noruega e pela Biblioteca Alexandrina, no Egito, para se encaixar e confundir com o ambiente marinho. O menu foca-se, sobretudo, em pratos de peixe.

O restaurante fica a cinco metros da superfície, revestido por paredes espessas projetadas para suportar as mais variadas condições do mar.

“Um dos benefícios deste edifício é a forma como se liga e conecta com a natureza e terra envolventes, e a forma como o cliente, de uma forma muito segura, pode entrar dramaticamente neste ambiente por este tubo, ficando ao nível da natureza e experienciar o que normalmente não é possível”, explicou o arquiteto principal do projeto, Rune Grasdal à CNN.

Os visitantes vão contar três pisos e uma capacidade de até 100 pessoas. Por baixo da entrada, estará um bar de champanhe, que marca a transição entre a linha costeira e o oceano.

Mais para baixo estará a sala de jantar, com duas longas mesas e outras mais pequenas posicionadas em frente à grande janela de acrílico, que terá perto de quatro metros de altura.

Grasdal, que comparou o edifício a um periscópio, falou na importância das pessoas se sentirem seguras e não claustrofóbicas. Para o conseguir, a equipa teve em consideração um grande número de elementos, como materiais naturais, como o carvalho, e uma boa iluminação.

Grasdal explicou: “Esta deve ser uma experiência entusiasmante mas as pessoas também devem sentir-se seguras e bem quando se sentam aqui”.

O chef do restaurante, Nicolai Ellitsgaard, planeia oferecer um menu que siga as estações do ano, com vegetais locais na primavera e verão, e cogumelos e nozes no inverno e o marisco a influenciar a maioria dos partos durante todo o ano.

As considerações ambientais foram tidas em conta no que toca ao design do espaço, que está disposto de forma a convidar os mexilhões a agarrarem-se.

Fora do horário de abertura, o espaço servirá como centro de pesquisa biológica, com experiências planeadas para estudar o comportamento da vida marinha durante as mudanças de estações.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Exército francês vai contratar equipa de ficção científica para prever ameaças

O Ministério da Defesa de França vai criar uma "equipa vermelha" de escritores de ficção científica que vão ter como missão imaginar possíveis ameaças futuras, para ajudar as Forças Armadas do país a prepararem-se para …

Óculos grátis e consultas do SNS ao sábado. As promessas eleitorais do PS

O PS apresenta este sábado em Lisboa a versão final do seu programa eleitoral, que dá prioridade ao reforço do investimento público e à melhoria dos serviços públicos. Uma das apostas dos socialistas para a melhoria …

Fisco também vai ter acesso aos dados de todos os passageiros que usam avião

Além da PJ, da PSP, da GNR e do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) também as Finanças vão ter acesso à base de dados dos passageiros que usam avião. O chamado registo de identificação de …

Afinal, Gibraltar não foi o último refúgio dos neandertais

A primeira extração de ADN antigo dos célebres restos mortais neandertais de Gibraltar revelou que este local não se trata do último refúgio desta espécie humana antes da sua extinção. O novo estudo, liderado pelo Museu …

Berardo põe Banco de Portugal em tribunal para obter documentos

José Berardo foi para os tribunais para ter acesso a documentos do Banco de Portugal. A Fundação com o seu nome já tinha pedido ao supervisor dados de 2007, quando foi autorizado o seu reforço …

Reviravolta em Espanha. Pablo Iglesias recua e cede lugar no governo

O líder do Podemos anunciou esta sexta-feira que desiste de integrar o governo, alegando que não quer ser a desculpa do Partido Socialista Operário Espanhol para que não haja um executivo de coligação de …

Drácula tinha razão. Transfusões de sangue jovem podem ajudar a rejuvenescer

https://vimeo.com/349081827 Transfusões de sangue jovem podem ajudar a combater o envelhecimento. Uma equipa de cientistas identificou duas proteínas rejuvenescedoras do cérebro em sangue jovem. As transfusões de sangue jovem são um tópico que tem causado grande controvérsia …

Presenças-fantasma no Parlamento. Duas deputadas do PSD constituídas arguidas

A Assembleia da República aprovou o levantamento da imunidade parlamentar de vários deputados do PSD requerido Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa. A Assembleia da República autorizou o pedido de levantamento da imunidade parlamentar a cinco …

Irão apreende dois petroleiros britânicos no Estreito de Ormuz

Um petroleiro com bandeira britânica foi alegadamente apreendido pela Guarda Revolucionária Iraniana nas águas do Golfo. Mas não foi o único. De acordo com a BBC, os proprietários do Stena Impero — o nome do navio …

Bolsonaro visita Portugal no início de 2020. E "quer muito"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, deverá visitar Portugal no início de 2020, disse esta sexta-feira, em entrevista à Lusa, na cidade cabo-verdiana do Mindelo, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo. “Hoje tive uma …