Noruega. Pescado atum gigante que pode valer 30 mil euros

2

Foi pescado um peixe de 233 quilogramas na região de Trondelag, na Noruega, numa altura em que o “stock” de atum tem vindo a aumentar na região.

O atum rabilho, o maior do mundo dentro da espécie, foi capturado pela Leroy Seafood, na Noruega. O peixe já tinha sido observado por câmaras de vigilância a nadar a mais de sete metros de profundidade. Segundo a Visão, o peixe pode agora valer cerca de 30 mil euros no mercado do Japão.

Nas décadas de 50 e 60 do século passado, a Noruega viveu um grande problema relacionado com a sobrepesca. Agora, o país está novamente a aumentar a sua cota de pesca de atum.

Este ano, a cota subiu para 239 toneladas, face às 104 toneladas do ano anterior. No próximo ano, a cota de pesca desta espécie irá aumentar para 300 toneladas, o equivalente a quase 60 milhões de euros.

O Ministério das Pescas da Noruega fez uma declaração a elogiar a captura de quatro atuns rabilhos, mostrando-se satisfeito com a alta rentabilidade do peixe. “O ‘stock’ de atum rabilho está a crescer e está cada vez mais presente nas águas norueguesas”, disse o ministro Harald Tom Nesvik, num comunicado.

“Significa que os pescadores noruegueses podem novamente ganhar bom dinheiro com isso”, acrescentou.

Aquele que é o peixe mais caro do mundo, segundo o Ministério, pode pesar até 700 kg e medir 3 metros de comprimento. Além disso, o atum rabilho é capaz de atingir uma velocidade máxima de 70 quilómetros por hora.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.