Foi pescado um peixe de 233 quilogramas na região de Trondelag, na Noruega, numa altura em que o “stock” de atum tem vindo a aumentar na região.
O atum rabilho, o maior do mundo dentro da espécie, foi capturado pela Leroy Seafood, na Noruega. O peixe já tinha sido observado por câmaras de vigilância a nadar a mais de sete metros de profundidade. Segundo a Visão, o peixe pode agora valer cerca de 30 mil euros no mercado do Japão.
Nas décadas de 50 e 60 do século passado, a Noruega viveu um grande problema relacionado com a sobrepesca. Agora, o país está novamente a aumentar a sua cota de pesca de atum.
Este ano, a cota subiu para 239 toneladas, face às 104 toneladas do ano anterior. No próximo ano, a cota de pesca desta espécie irá aumentar para 300 toneladas, o equivalente a quase 60 milhões de euros.
O Ministério das Pescas da Noruega fez uma declaração a elogiar a captura de quatro atuns rabilhos, mostrando-se satisfeito com a alta rentabilidade do peixe. “O ‘stock’ de atum rabilho está a crescer e está cada vez mais presente nas águas norueguesas”, disse o ministro Harald Tom Nesvik, num comunicado.
“Significa que os pescadores noruegueses podem novamente ganhar bom dinheiro com isso”, acrescentou.
Aquele que é o peixe mais caro do mundo, segundo o Ministério, pode pesar até 700 kg e medir 3 metros de comprimento. Além disso, o atum rabilho é capaz de atingir uma velocidade máxima de 70 quilómetros por hora.
Será que não temos tambem que deixar de comer peixe? Já que temos que deixar de comer carne vaca……
Já vem enlatado?