Noruega é o primeiro país do mundo a acabar com a rádio em FM

chia ying Yang / wikimedia

-

A Noruega anunciou o fim do sinal FM de Rádio. Em 2017, a Frequência Modulada vai ser silenciada no país nórdico, que se torna assim no primeiro, a nível mundial, a tomar uma decisão que em breve deverá ser adoptada globalmente.

O ministro da Cultura da Noruega anunciou que a Rádio FM vai ser silenciada em 2017. Uma medida que dá um passo decisivo rumo à transição final para o DaB – Digital Audio Broadcast, a rádio digital.

E se a medida não causa necessariamente espanto, com a popularização da rádio digital, é certo que o anúncio é uma novidade por incluir uma data para o fim do FM.

Vários outras nações europeias e asiáticas estão em processo de transição para o formato DaB, que permite a emissão em 22 canais e funcionalidades interactivas, mas até agora apenas a Noruega tomou a decisão de definir uma data concreta para a sua implantação definitiva.

“Esta é uma decisão importante para quem adora rádio”, destaca o director da Rádio Nacional da Noruega, Thor Gjermund Eriksen, em declarações ao site Radio.no.

“A decisão do ministro permite-nos concentrar os nossos recursos ainda mais no que é mais importante, nomeadamente criar conteúdos de Rádio diversificados e de alta qualidade para os ouvintes”, acrescenta Eriksen-.

A Frequência Modulada foi patenteada em 1933, mas tem vindo a definhar lentamente com o crescente domínio da Internet e das plataformas digitais.

SV, ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. E porque é que a RDP e companhia deixou de emitir em DaB? Por falta de clientes. Como agora alguém está a fazer pressão por outros meios, toca a “vender” o produto, como se fosse milagroso… Se for como o DVB, estamos feitos outra vez. Não apanhas, compra uma parabólica. Não tens sitio para a meter, compra internet… queres interner, algema-te a um contrato de fidelização de 24 meses, arrotar 25 ou mais por mês…e consumidor mais uma vez engole a solução milagrosa e altas esferas enchem o papo a custo zero e esforço nenhum…

    • Falaste bem. Estão apertar o cerco, quando vier o mar de merda e derrubar este equilibrio tao fragil quem souber trabalhar e tiver um rádio FM vai ser um rei

  2. Tem se o habito de criticar tudo o que e nosso e aceitar como factus perteito o que vem dos paises nordicos. Contudo e nao querendo ser um critico avulso lembro que ao longo da historia tambem foram conhecidos por bárbaros, Vikings, e até nos dias de hoje para marcar a transição da adolescência para o estado adulto um cidadao da Islandia por exemplo tem que esfaquear ate a morte um golfinho inofensivo e mamifero como nós,…podemos aprender com eles e outros mas não somos forcados a segui los de olhos vendados pela simples razao de serem nordicos, suissos ou japoneses.

  3. Ora ai está porque o PR vai visitar a Noruega pra semana e eu a pensar que era só mais um passeio do cavaco das patacas…a reforma do sr. já não deve dar para ouvir rádio em FM Ah Ah Ah

  4. Boas é como a televisão digital tabem tinhamos que ser melhor que os Espanhois dava para mais canais afinal só temos 4 ááá á mais um o do parlamento que ninguem ve aquela cambada de palhaços.
    Gatunos

    • Apoiado! A TDT foi uma grande embuste, em que a PT ficou a cargo de gerir a plataforma ao mesmo tempo que tinha o MEO para vender. Adivinhem o que deu… Infraestrutura TDT de bosta, mal implementada de propósito, para vender MEO aos velhotes. Vergonhoso. Alô fala da Autoridade da Concorência? É para apresentar uma queixa… Pi Pi Pi… A chamada caiu.

RESPONDER

A NASA pode já ter encontrado o misterioso Planeta X

O misterioso Planeta X, um planeta gigante desconhecido nos confins do Sistema Solar e que mexe com as órbitas de algumas das rochas do Cinturão de Kuiper, pode já ter sido visto pela NASA. Acredita-se que …

Episódio de “Os Simpsons” com Michael Jackson retirado do Disney+

No seguimento da controvérsia em torno de Michael Jackson depois do documentário Leaving Neverland, o episódio de Os Simpsons com a presença do cantor foi deixado de fora do catálogo do Disney+, a nova plataforma …

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …