Noruega é o primeiro país do mundo a acabar com a rádio em FM

chia ying Yang / wikimedia

-

A Noruega anunciou o fim do sinal FM de Rádio. Em 2017, a Frequência Modulada vai ser silenciada no país nórdico, que se torna assim no primeiro, a nível mundial, a tomar uma decisão que em breve deverá ser adoptada globalmente.

O ministro da Cultura da Noruega anunciou que a Rádio FM vai ser silenciada em 2017. Uma medida que dá um passo decisivo rumo à transição final para o DaB – Digital Audio Broadcast, a rádio digital.

E se a medida não causa necessariamente espanto, com a popularização da rádio digital, é certo que o anúncio é uma novidade por incluir uma data para o fim do FM.

Vários outras nações europeias e asiáticas estão em processo de transição para o formato DaB, que permite a emissão em 22 canais e funcionalidades interactivas, mas até agora apenas a Noruega tomou a decisão de definir uma data concreta para a sua implantação definitiva.

“Esta é uma decisão importante para quem adora rádio”, destaca o director da Rádio Nacional da Noruega, Thor Gjermund Eriksen, em declarações ao site Radio.no.

“A decisão do ministro permite-nos concentrar os nossos recursos ainda mais no que é mais importante, nomeadamente criar conteúdos de Rádio diversificados e de alta qualidade para os ouvintes”, acrescenta Eriksen-.

A Frequência Modulada foi patenteada em 1933, mas tem vindo a definhar lentamente com o crescente domínio da Internet e das plataformas digitais.

SV, ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. E porque é que a RDP e companhia deixou de emitir em DaB? Por falta de clientes. Como agora alguém está a fazer pressão por outros meios, toca a “vender” o produto, como se fosse milagroso… Se for como o DVB, estamos feitos outra vez. Não apanhas, compra uma parabólica. Não tens sitio para a meter, compra internet… queres interner, algema-te a um contrato de fidelização de 24 meses, arrotar 25 ou mais por mês…e consumidor mais uma vez engole a solução milagrosa e altas esferas enchem o papo a custo zero e esforço nenhum…

    • Falaste bem. Estão apertar o cerco, quando vier o mar de merda e derrubar este equilibrio tao fragil quem souber trabalhar e tiver um rádio FM vai ser um rei

  2. Tem se o habito de criticar tudo o que e nosso e aceitar como factus perteito o que vem dos paises nordicos. Contudo e nao querendo ser um critico avulso lembro que ao longo da historia tambem foram conhecidos por bárbaros, Vikings, e até nos dias de hoje para marcar a transição da adolescência para o estado adulto um cidadao da Islandia por exemplo tem que esfaquear ate a morte um golfinho inofensivo e mamifero como nós,…podemos aprender com eles e outros mas não somos forcados a segui los de olhos vendados pela simples razao de serem nordicos, suissos ou japoneses.

  3. Ora ai está porque o PR vai visitar a Noruega pra semana e eu a pensar que era só mais um passeio do cavaco das patacas…a reforma do sr. já não deve dar para ouvir rádio em FM Ah Ah Ah

  4. Boas é como a televisão digital tabem tinhamos que ser melhor que os Espanhois dava para mais canais afinal só temos 4 ááá á mais um o do parlamento que ninguem ve aquela cambada de palhaços.
    Gatunos

    • Apoiado! A TDT foi uma grande embuste, em que a PT ficou a cargo de gerir a plataforma ao mesmo tempo que tinha o MEO para vender. Adivinhem o que deu… Infraestrutura TDT de bosta, mal implementada de propósito, para vender MEO aos velhotes. Vergonhoso. Alô fala da Autoridade da Concorência? É para apresentar uma queixa… Pi Pi Pi… A chamada caiu.

RESPONDER

"Grande erro" da Europa é não usar máscaras, considera especialista chinês

George Gao, diretor dos Centros de Controlo e Proteção de Doenças da China (CDC), considera que o "grande erro" da Europa no combate à pandemia de covid-19 é o facto de as pessoas não usarem …

Obama critica de Trump. "Cada um de nós deve exigir mais dos nossos líderes"

O ex-Presidente norte-americano, Barack Obama, considerou esta terça-feira que o seu sucessor, Donald Trump, ignorou os avisos sobre os riscos de uma pandemia do novo coronavírus, e recordou o mesmo comportamento quanto às alterações climáticas, …

Covid-19. Hotel cinco estrelas na Austrália vai acolher sem-abrigo

A Austrália vai levar a cabo um projeto piloto que visa retirar das ruas alguns sem-abrigo e transferi-los para hotéis de luxo, protegendo-os assim do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19).  O projeto, Hotels With Heart, …

Red Bull equacionou infeção voluntária dos seus pilotos

Um responsável da Red Bull admitiu que propôs aos pilotos da marca austríaca, que participa no Mundial de Fórmula 1, uma estratégia de infeção voluntária de covid-19, visando ficarem imunes no início da temporada. Helmut Marko …

TAP avança com lay-off para 90% dos trabalhadores (e reduz atividade para cinco voos semanais)

Numa mensagem enviada aos seus funcionários, a TAP revelou que vai mesmo avançar com um processo de 'lay-off' para 90% dos trabalhadores e com a redução do período normal de trabalho em 20% para os …

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …

Portugal tem há cinco dias os mesmos 43 recuperados. DGS e especialistas explicam porquê

Portugal regista, desde o passado dia 27 de abril, os mesmos 43 recuperados da Covid-19, segundo os boletins epidemiológicos diários da Direção-Geral da Saúde. Questionado pela agência Lusa sobre a estagnação no número de altas hospitalares …

Morreu o coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril

A Câmara Municipal de Estremoz, no distrito de Évora, prestou esta terça-feira homenagem ao coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril de 1974, que morreu no passado dia 23 de março aos 86 …