/

Escolher nome, casa-de-banho e roupa. Vem aí “revolução” nas escolas

28

Não há imposição, há escolha do aluno. Três projectos-de-lei à volta deste assunto votados nesta quinta-feira.

Cada aluno vai poder escolher o nome pelo qual é chamado na escola que frequenta.

O projecto-de-lei do Partido Socialista (PS) vai ser votado – e aprovado – nesta quinta-feira, na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias da Assembleia da República.

É um documento sobre auto-determinação da identidade e expressão de género, que vai originar uma “revolução” nas escolas, citando o jornal Correio da Manhã.

Perante a vontade do aluno em relação ao nome, a escola deve “estabelecer a aplicação dos procedimentos para mudança nos documentos administrativos de nome e/ou género auto-atribuído”.

Cada estabelecimento de ensino deve “respeitar o direito da criança ou jovem a utilizar o nome auto-atribuído em todas as actividades escolares e extra-escolares”, lê-se na proposta do PS.

O aluno passará a escolher as casas-de-banho e os balneários “tendo sempre em consideração a sua vontade expressa e assegurando a sua intimidade e singularidade”.

A escolha de roupa também é livre. Cada criança ou jovem veste-se de acordo com a opção com a qual se identificam – mesmo nas escolas onde rapazes têm uma roupa e raparigas têm outra, todas iguais.

Todos os funcionários das escolas vão ter acções de formação “que permitam ultrapassar a imposição de estereótipos e comportamentos discriminatórios”.

Também nesta quinta-feira será votado outro projecto-de-lei, do Bloco de Esquerda, que alarga todas medidas aos professores e ao pessoal não docente. Além disso, sugere a monitorização da Inspeção-Geral da Educação e Ciência.

Já a proposta do PAN, igualmente votada mais logo, propõe Códigos de Conduta obrigatórios nas escolas, para assegurar respeito pela diversidade de expressão e de identidade de género.

ZAP //

28 Comments

  1. Estes puritanos, fanáticos religiosos, ultraconservadores e LGBTQfóbicos que muito gostam de vomitar comentários estúpidos, odiosos, ignorantes e intolerantes nas páginas web que não lhes dizem respeito é um problema sério pois acabam fomentando mais preconceito e discriminação. Têm pressa de comentar, mas preguiça de pesquisar sobre o tema. Deveria de haver mais censura na internet, pois não é justo nós, pessoas LGBTQ+, nos deparamos com comentários dessa natureza. Revejam, por favor, os comentários publicados. Obrigado!

  2. O seu comentário é um deles. Repare bem no que escreveu: “Estes puritanos, fanáticos religiosos, ultraconservadores e LGBTQfóbicos”.
    Se não quer ser criticado/a, dê o exemplo e respeite a opinião dos outros, sem os adjetivar com conotações depreciativas.
    E essa questão dos alunos utilizarem a casa de banho que quiserem, ainda vai dar lugar a muita discussão…!!! Então que se crie um terceiro grupo de casas de banho para as pessoas que não se assumem como nasceram. Fica resolvido!
    WC de rapazes; WC de raparigas; WC de outros.
    Enfim, há tanta coisa importante com que nos preocuparmos e perde-se o tempo nestas futilidades!

  3. Realmente, a identidade biológica foi com os “pitos”… 9 importante é aquilo que queremos… Não importa o escroto, ou a vagina, ou outro órgão… Acham que perguntar a uma criança.de 6,7,8 ou mesmo de 14 anos, que pode escolher ser algo que não é (biologicamente) não lhe vai causar danos??? “Podes ser o que quiseres!” (até uma anémona, por essa lógica). Os cromossomas não valem ponta… Depois perguntam: “o que é uma mulher?”, mas quando lhes explicam cientificamente, não aceitam?! WOKE???? Que é isto????

  4. Pois, já estou a imaginar um galifão qualquer a indicar que se identifica como rapariga para entrar na casa de banho e baneários de raparigas, aproveitando-se da situação para…

  5. Lindo…

    Uma rapariga com 14 anos é uma mulher. Pois! Já estou a imaginar um galifão qualquer a indicar que se identifica como rapariga para entrar na casa de banho e baneários de raparigas, aproveitando-se da situação. Então e as raparigas “normais” não podem recusar-se a ir a estes balneários?

  6. O problema de onde vêm estas parvoíces é pela atenção que o mundo tende a dar às minorias.
    Chamar as coisas pelo nome deveria ser sempre o principio fundamental das discussões. E por exemplo, chamar uma minoria de minoria deveria significar que como é minoria, teria que se adaptar aos restantes, a maioria.
    É precisamente por essa razão que as minorias, as pessoas com algum senso, têm que estar caladas quando a maioria, as pessoas completamente idiotas, escolhem políticas de esquerda para governar um pais.
    Quando isto acontece, achamos que é bem mais importante, tentar por uma criança a decidir o que é (a tal anémona ou um camelo sei lá), mas esquecemos que era capaz de ser importante criar, meramente a titulo exemplificativo, forma de as crianças com necessidades especiais serem bem tratadas (há por exemplo uma criança dessas na turma da minha filha que este ano ficou sem acompanhamento). E dar formação a todos os funcionários para saberem tratar com essas crianças… E não ser discriminativo com elas… Mas não. Não é assim, e acho que finalmente talvez tenha conseguido perceber porquê. A razão deve ter a ver com o facto de essas crianças terem nascido assim. Se tivessem escolhido ser assim, ai já teriam a possibilidade de ser bem tratadas. Como não escolheram, são esquecidas…
    Quanto aos puritanos e religiosos e ultraconservadores e fóbicos das siglas: VIVAM, embora eu não seja de nenhuma dessas facções com excepção da ultima.
    Deviam ser feitas marchas anti siglas às cores. Mas não se pode. Porque ao que parece, se a maioria se manifestar contra a minoria, mesmo que seja com um carro alegórico a gritar musica dos Pink Floyd, estão a ter um discurso de ódio e por isso são todos presos. Só o inverso é possivel…
    Este Pais, que era de respeito, agora é uma treta. É uma treta porque quem daqui é foi influenciado por uma educação completamente faccionada à esquerdissima desde o dia 25 mais negro. E gerou por isso um sistema e uma sociedade que não pensa, só segue.
    Desejo realmente que a coisa mude. Mas não para pseudo direitas como o chega ou essas coisas. Que mude para algo realmente sério, realmente rigoroso, e que realmente coloque as coisas, principalmente as pessoas, na linha.

  7. E eu a pensar que os problemas de Portugal eram a habitação, a saúde, a justiça, quando afinal são o direito de indivíduos que nasceram com pila irem à casa de banho das raparigas, ou que nasceram com vagina e querem poder urinar de pé…

  8. Pois, precisamente isto já acontece em outros países onde leis destas foram aprovadas!!
    Em nenhum desses países há raparigas a querer ser homens e ir às casas de banho masculinas.

    E estes palhaços do PS o que fazem? passam uma lei destas sem discussão nem aviso numa sessão morta onde toda a gente anda a pensar no fds alargado.

    MARCELO, BLOQUEIA A LEI!!!!!

  9. Portantos (à JJ), com estas teorias todas e devaneios, qualquer português,casado, monogâmico, heterossexual e crente pode e deve temer pela “lavagem cerebral” que vão começar a impingir nas escolas… Eu é que sou o “anormal” porque não aceito que um homem, no sentido biológico da palavra, seja reconhecido como mulher! E a malta do “alfabeto” pode manifestar-se, insurgir-se e reinvindicar o que quer que lhe dê na veneta, e o resto tem de comer e calar?! Como professor, tenho pena da salsada em que vão meter as escolas e a CONFUSÃO TOTAL que vão provocar nas crianças. Mas eu é que sou retrógrado e antiquado. É NA BOA! Ah, e aposto que daqui a uns anitos,não muitos, as vítimas deste atentado (os mais jovens) virão processar os professores ou outros que os “conduziram” neste processo de destruição da sua identidade biológica. Cumprimentos

  10. Só mesmo m….de deputados destes e que se preocupam com isto ! O importante continua na mesma fraca formação dos alunos e professores sem qq apoio !
    Assim vamos ficar no fim dos 27 !

  11. O poder das minorias.
    Democracia? Onde estás?
    Vivemos numa ditadura de minorias.
    Alguém do Ministério consegue colocar-se no lugar das crianças e defendê-las.
    Quem protege as meninas nos balneários de pilas mal intencionadas de peruca na cabeça?
    Nojo

  12. Recordo-me de há 40 (quarenta) anos atrás ter descoberto com espanto que os balneários nas pousadas da juventude holandesas eram unissex.
    Não me consta que tenha havido uma onda de pilas mal intencionadas na Holanda nem que tenha sido criada uma liga para defesa das meninas.

  13. Caro/a Paulo Vicente, em Portugal também há quartos múltiplos unisexo, assim como balneários unisexo (com cabines individuais)., mas não é nada disso que está em causa. O que está em causa é um homem entrar num espaço de intimidade destinado a mulheres, apenas porque esse homem diz que se identifica como mulher.

  14. Caro/a Paulo Valente, em Portugal também há quartos múltiplos unisexo, assim como balneários unisexo (com cabines individuais)., mas não é nada disso que está em causa. O que está em causa é um homem entrar num espaço de intimidade destinado a mulheres, apenas porque esse homem diz que se identifica como mulher.

  15. Parabéns em vez de se dar melhores condições para os professores, enfermeiros, médicos, polícia e afins vamos discutir se uma criança de 8 pode escolher ser uma sereia ou um t-rex para o resto da vida.

  16. Este “Colorido” movimento , além de não quererem entender que são livres de ser o que querem ser , e liberdade consagrada na Constituição ; perdem qualquer respeito com tanto proselitismo e exigências sem sentido . Inculcar na mente das crianças que mudar de Identidade Sexual se assim o desejarem (é normal) . Salvo casos de anomalias detetadas en pré e pós natal , faz sentido uma intervenção Médica para normalizar a Identidade de Sexo . Quanto ao resto , é fantochada a mais !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.