//

Nobel da Física atribuído a três cientistas que revelaram os “segredos negros do Universo”

1

O prémio Nobel da Física foi esta terça-feira atribuído ao cientista britânico Roger Penrose, ao alemão Reinhard Genzel e à astrónoma norte-americana Andrea Ghez pelos “segredos negros do Universo”.

O Prémio Nobel da Física foi atribuído ao físico britânico de 89 anos, Roger Penrose, pela “descoberta de que a formação de buracos negros é uma predição robusta da Teoria Geral da Relatividade”.

O mesmo Nobel foi também atribuído ao cientista alemão de 68 anos, Reinhard Genzel, e à cientista norte-americana de 55 anos, Andrea Ghez, pela “descoberta de um objeto compacto supermassivo no centro da galáxia”.

O Nobel da Física é entregue anualmente a quem mais tenha contribuído para o desenvolvimento e conhecimento da física.

Alfred Nobel, químico sueco que inventou a dinamite, reservou 94% da fortuna à criação deste e de outros quatro prémios (Medicina, Química, Literatura e Paz), que deveriam ser entregues “àqueles que fizeram o maior benefício para a humanidade”.

Este ano, o vencedor de um Prémio Nobel ganhará 10 milhões de coroas suecas (equivalente a cerca de 954 mil euros) – mais um milhões (95 mil euros) do que nos anos anteriores. Segundo o Observador, o Conselho de Administração da Fundação Nobel justificou o aumento do valor do prémio com um “reforço económico” feito na instituição nos últimos oito anos.

No ano passado, o Prémio Nobel da Física foi entregue a James Peebles “pelas descobertas teóricas na cosmologia física”; e a Michel Mayor e Didier Queloz “pela descoberta de um exoplaneta a orbitar uma estrela semelhante ao Sol”.

James Peebles foi um dos maiores investigadores da radiação cósmica de fundo, uma forma de radiação fóssil que atravessa o universo e testemunha o momento do nascimento do universo.

Michel Mayor e Didier Queloz são os descobridores da 51 Pegasi ou Helvetios, uma estrela parecida ao Sol orbitada pelo planeta 51 Pegasi B, cuja identificação foi revelada a 6 de outubro de 1995, precisamente há 25 anos.

Na segunda-feira, foi anunciado o Prémio Nobel da Medicina, que foi atribuído a três cientistas pela descoberta do vírus da Hepatite C.  Seguem-se, nos próximos dias, os Prémios Nobel da Física, Química, Literatura, Paz e Economia.

Na quarta-feira, será anunciado o Prémio Nobel da Química, na quinta-feira será atribuído o Nobel da Literatura e na sexta-feira será conhecido o nome do novo Nobel da Paz. O último anúncio será feito na segunda-feira, 12 de outubro, e determinará o vencedor do Nobel da Economia.

ZAP //

1 Comment

  1. Uma vergonha…
    O Nobel deveria ser entregue a esse grande filósofo e físico que dá pelo nome de Jorge Jesus.
    “Vocês os três vão ali para o meio e façam um quadrado”, Jorge Jesus num treino do Benfica.
    Há quem diga que é por causa desta frase que o Pizzi ainda tem os olhos trocados.
    E arrisco-me a dizer que nenhum destes três Nobel conseguiria resolver este enigma.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.