Nobel da Física atribuído a três cientistas que revelaram os “segredos negros do Universo”

O prémio Nobel da Física foi esta terça-feira atribuído ao cientista britânico Roger Penrose, ao alemão Reinhard Genzel e à astrónoma norte-americana Andrea Ghez pelos “segredos negros do Universo”.

O Prémio Nobel da Física foi atribuído ao físico britânico de 89 anos, Roger Penrose, pela “descoberta de que a formação de buracos negros é uma predição robusta da Teoria Geral da Relatividade”.

O mesmo Nobel foi também atribuído ao cientista alemão de 68 anos, Reinhard Genzel, e à cientista norte-americana de 55 anos, Andrea Ghez, pela “descoberta de um objeto compacto supermassivo no centro da galáxia”.

O Nobel da Física é entregue anualmente a quem mais tenha contribuído para o desenvolvimento e conhecimento da física.

Alfred Nobel, químico sueco que inventou a dinamite, reservou 94% da fortuna à criação deste e de outros quatro prémios (Medicina, Química, Literatura e Paz), que deveriam ser entregues “àqueles que fizeram o maior benefício para a humanidade”.

Este ano, o vencedor de um Prémio Nobel ganhará 10 milhões de coroas suecas (equivalente a cerca de 954 mil euros) – mais um milhões (95 mil euros) do que nos anos anteriores. Segundo o Observador, o Conselho de Administração da Fundação Nobel justificou o aumento do valor do prémio com um “reforço económico” feito na instituição nos últimos oito anos.

No ano passado, o Prémio Nobel da Física foi entregue a James Peebles “pelas descobertas teóricas na cosmologia física”; e a Michel Mayor e Didier Queloz “pela descoberta de um exoplaneta a orbitar uma estrela semelhante ao Sol”.

James Peebles foi um dos maiores investigadores da radiação cósmica de fundo, uma forma de radiação fóssil que atravessa o universo e testemunha o momento do nascimento do universo.

Michel Mayor e Didier Queloz são os descobridores da 51 Pegasi ou Helvetios, uma estrela parecida ao Sol orbitada pelo planeta 51 Pegasi B, cuja identificação foi revelada a 6 de outubro de 1995, precisamente há 25 anos.

Na segunda-feira, foi anunciado o Prémio Nobel da Medicina, que foi atribuído a três cientistas pela descoberta do vírus da Hepatite C.  Seguem-se, nos próximos dias, os Prémios Nobel da Física, Química, Literatura, Paz e Economia.

Na quarta-feira, será anunciado o Prémio Nobel da Química, na quinta-feira será atribuído o Nobel da Literatura e na sexta-feira será conhecido o nome do novo Nobel da Paz. O último anúncio será feito na segunda-feira, 12 de outubro, e determinará o vencedor do Nobel da Economia.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Uma vergonha…
    O Nobel deveria ser entregue a esse grande filósofo e físico que dá pelo nome de Jorge Jesus.
    “Vocês os três vão ali para o meio e façam um quadrado”, Jorge Jesus num treino do Benfica.
    Há quem diga que é por causa desta frase que o Pizzi ainda tem os olhos trocados.
    E arrisco-me a dizer que nenhum destes três Nobel conseguiria resolver este enigma.

RESPONDER

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …

João Félix eleito jogador do mês da liga espanhola. Ronaldo vence prémio em Itália

O português João Félix, do Atlético de Madrid, foi eleito o melhor jogador da Liga espanhola de futebol do mês de novembro. O luso revelou-se uma peça fundamental durante todo o mês e ajudou a equipa …