/

No Reino Unido, os gatos estão a morrer com uma doença rara. A culpa pode ser da ração

A pancitopenia é uma condição segundo a qual o número de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas diminui rapidamente, causando doenças graves.

Vários gatos domésticos estão a morrer no Reino Unido devido a uma doença – pancitopenia – que se pensa estar relacionada com a alimentação. Segundo a Royal Veterinary College (RVC), são já 555 os casos registados, dos quais pelo menos 66% se mostraram fatais.

“Estes dados representam apenas uma percentagem dos casos, uma vez que muitos gatos podem não ser levados a uma clínica veterinária e/ou investigados por um veterinário”, salvaguarda a RVC, estimando que o número de mortes seja maior.

A pancitopenia é uma condição segundo a qual o número de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas diminui rapidamente, causando doenças graves. “A falta de plaquetas leva a problemas de coagulação e, dos casos descritos, alguns gatinhos apresentam hemorragias severas. E podem ter hemorragias internas também”, explicou ao Público a médica veterinária Patrícia Pimenta.

Para já, o único fator comum é a ração. Estão em causa alguns lotes das marcas Applaws, AVA e Sainsbury’s, rações produzidas pela Fold Hill Foods. Em junho, alguns lotes foram tirados do mercado pelo fabricante, levando a uma investigação da RVC e da Food Standards Agency (FSA).

Até agora, não foi revelada a causa da onda de mortes de gatos no Reino Unido, uma vez que ainda não está confirmado que os casos têm origem nas rações em causa – ainda que este seja o único denominador comum.

A RVC explica que é possível que a doença seja causada por micotoxinas, componentes tóxicos naturalmente produzidos por fungos. “As micotoxinas são um contaminante, não um ingrediente da dieta, e devem ser eliminadas durante o processamento”, explicou a médica veterinária ao diário.

“Surgem de forma inesperada, como qualquer fungo, e podem crescer em qualquer meio.” Além disso, “acredita-se que possam estar relacionadas com falta de controlo de qualidade“.

Das três marcas que, alegadamente, despoletaram os casos, a Applaws é a que tem maior exportação europeia.

Ao Público, Patrícia Pimenta confirmou que estão a ser vendidos lotes em Portugal: “Os meus gatos em Portugal estavam a comer um dos lotes afetados da Applaws.”

A veterinária terá comprado a ração através de um distribuidor e este não lhe terá dado qualquer aviso acerca da situação, pelo que, ao consultar a lista de lotes, percebeu que a ração que comprara estava incluída e, portanto, não podia ser dada aos animais.

A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) recomenda a mesma atitude e esclarece que algumas destas marcas “conseguem chegar [ao mercado português], sobretudo através dos canais online”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.