/

“Olho para este nível de dívida pública com preocupação”

Miguel A. Lopes / Lusa

O antigo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos

Como avança o Expresso, o ex-ministro das Finanças esteve esta semana no podcast Money, Money, Money onde falou sobre o atual estado da economia portuguesa.

Teixeira dos Santos confessa não ter sentido um calafrio com o atual nível de dívida pública, mas diz que olha “para este nível de dívida com preocupação”.

O ex-ministro das Finanças diz até que, ao contrário do que está previsto no Orçamento do Estado para 2021, a dívida possa voltar a agravar-se este ano por causa da terceira vaga da pandemia e dos seus efeitos na economia.

No entanto, referiu que os portugueses devem estar descansados e que quando a crise de covid-19 passar será necessário voltar a consolidar as contas públicas.

O ex-governante admite que não será necessário adotar medidas de austeridade, nos termos em que ficaram conhecidas nos anos da troika, mas a contenção orçamental será inevitável.

E, nos tempos mais próximos, não lhe parece haver margem para tentar reduzir a carga fiscal: “Tenho dúvidas que haja condições a curto prazo para reduzir impostos”.

Teixeira dos Santos, compara ainda a crise atual com a que enfrentou há uma década, e diz que que “os bancos tem hoje uma solidez que não tinham na altura da crise financeira global” quando havia inclusivamente muitas dúvidas e incerteza sobre “a sua real situação.

O episódio do podcast estará disponível amanhã.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.