Nissan anuncia saída de Jun Seki, “número 3” da empresa

A Nissan Motor anunciou, esta quarta-feira, a saída do vice-diretor executivo, Jun Seki, que tinha assumido o cargo no início do mês com a missão de implementar o processo de reestruturação da empresa.

A Nissan informou sobre a saída de Jun Seki num comunicado no qual não precisa a data exata em que abandonará o cargo nem os motivos da saída, depois de vários meios terem avançado a notícia na terça-feira.

A empresa “mantém um rumo sustentável para recuperar a confiança, restaurar o rendimento e trabalhar na transformação dos seus negócios, e já está a obter progressos”, sublinha a empresa.

Seki assumiu em 1 de dezembro o cargo de vice-presidente executivo, o terceiro de máxima responsabilidade no âmbito da nova direção da Nissan tendo ficado encarregado de avançar com o processo de reestruturação da empresa com sede em Yokohama, no sul de Tóquio.

A empresa tem uma nova direção e estrutura de governança desde a destituição do anterior responsável máximo do fabricante nipónico e da aliança Nissan-Renault-Mitsubishi, Carlos Ghosn, devido às suas supostas irregularidades relacionadas com a declaração dos seus emolumentos.

Os meios nipónicos sublinham que a saída de Seki pode dever-se a diferenças com Makoto Uchida, o novo CEO (Chief Executive Officer ou presidente executivo) em relação à forma de gerir a aliança com a Renault.

Seki, que fez grande parte da carreira profissional na Nissan, terá recebido uma oferta para a direção do fabricante nipónico de motores elétricos Nidec, segundo meios de comunicação nacionais.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

BE quer retirar da fatura elétrica taxa de carbono paga às barragens e eólicas

A coordenadora do Bloco de Esquerda anunciou, em Torres Novas, a apresentação de uma proposta para que os portugueses deixem de pagar taxa de carbono na energia produzida pelas barragens e eólicas, a exemplo do …

"Eternizar" moratórias de crédito "é negativo", defende Centeno

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, defendeu esta segunda-feira que não se pode "eternizar" as moratórias de crédito, concedidas para fazer face aos efeitos da pandemia na economia, e que empresas e …

Barcelona: foram campeãs europeias mas pedem outro treinador

Época inédita no futebol feminino do Barcelona não é sinónimo de continuidade do técnico vencedor. Jogadoras pedem mudança no banco. O Barcelona protagonizou uma época histórica e inédita no futebol feminino. A equipa catalã foi novamente …

PSD/Porto diz que escolha de António Oliveira para Gaia foi "erro de casting"

O presidente do PSD/Porto disse esta segunda-feira que a escolha de António Oliveira para encabeçar a candidatura à Câmara de Vila Nova de Gaia foi “um erro de casting”, pelo que encara a desistência deste …

Há mais três mortos e 756 novos casos de covid-19

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas 24 horas registaram-se mais 756 casos de infeção por covid-19 e três pessoas morreram. A região de Lisboa e Vale do Tejo regista …

Mensagem em garrafa atravessou o Atlântico e foi encontrada nos Açores

Três anos depois de ter sido lançada ao mar, uma mensagem numa garrafa uniu dois adolescentes separados pelo Oceano Atlântico. Em 2018, durante um feriado (25 de novembro) no estado norte-americano de Rhode Island, no leste …

Afinal, autoagendamento só avança para maiores de 37 anos (e não 35)

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 vai ficar disponível apenas para pessoas com mais de 37 anos esta segunda-feira, ao contrário do que informou, domingo, a task-force de vacinação. Ao contrário do que estava previsto, …

Retomado voo entre Portugal e a China após duas semanas de suspensão

Depois de ter sido suspensa por duas semanas, a ligação aérea entre Portugal e a China foi retomada este fim de semana. A ligação aérea entre Portugal e a China foi retomada este fim de semana, …

Líder do CDS diz que Portugal é uma "república das bananas" que já nem pune os criminosos

O líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, acusou o Governo de "descongestionar as cadeias à boleia de um pretexto sanitário". O regime especial de perdão das penas, aprovado em abril de 2020, continua em vigor, …

Há quatro mestrados portugueses entre os melhores do mundo segundo o Financial Times

Uma lista anual publicada pelo Financial Times ordena as 55 escolas de gestão em todo o mundo que mais se destacam nos 17 indicadores avaliados por esta publicação. O mestrado em Finanças da Nova School of …