Nigéria alerta para doença misteriosa que já matou 15 pessoas e infetou centenas

O Governo da Nigéria alertou para uma doença misteriosa que já matou 15 pessoas e infetou, pelo menos, 104. As vítimas morrem 48 horas após serem contagiadas.

O coronavírus da China parece não ser o único problema com que a humanidade tem de se preocupar neste momento. O Governo nigeriano alertou para uma “estranha epidemia” que, em menos de uma semana, matou 15 pessoas e infetou centenas.

A doença em causa é desconhecida pelos especialistas do país, o que levou a que um alerta fosse lançado ao Centro de Controlo de Doenças da Nigéria.

Os sintomas, de acordo com o jornal britânico The Indepedent, incluem vómitos, inchaço e diarreia. O primeiro caso foi verificado no mês passado em Benue. Desde então, “o número de pessoas afetadas pela estranha endemia aumentou para 104”, comunicou o senador nigeriano Abba Moro.

Moro, citado pelo Daily Post, salienta que as vítimas morreram todas num espaço de 48 horas após terem contraído a doença. Como tal, pede que o Ministério da Saúde envie especialistas para o epicentro do surto para que se possa saber mais sobre a doença e para que possam ser tomadas medidas de prevenção.

A ministra da Saúde nigeriana, Osagie Ehanire, disse que não se parece tratar de Ébola, febre de Lassa ou até mesmo do coronavírus de Wuhan.

De acordo com a BBC, alguns responsáveis do Governo acreditam que a doença tenham origem nos produtos químicos usados na pesca.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Não me admira nada que, devido às alterações climáticas, surjam cada vez mais novas doenças.
    3… 2… 1… Lá vêm os negacionistas com as suas conspirações!

    • Alterações climáticas existem há milhares de anos…as doenças nada tem a ver com as ditas alterações…por isso continue admirado Zbraitlin…

      • O aumento da temperatura média ambiente proporciona condições aos vírus para se desenvolverem. Ao contrário de temperaturas baixas.

        Capisce?

        • Falaste bem proporciona… mas não cria vírus novos…. embora as alterações climáticas não tenham nada haver para o assunto… estas criam extremos… daí teres nevões numa ponta do globo e incêndios e seca na outra… agora se falares do aquecimento global secalhar já podes ter alguma razão mas mesmo assim estamos a falar 1ºC 10 em 10 anos

  2. Pessoal que diz que surgimento de novos vírus não têm nada a ver com alterações climáticas, aqui fala uma bióloga que gostaria de vos informar que sim, e que isso está previsto há décadas. O degelo, desflorestações e outras alterações dos ecossistemas relacionados com a atividade humana e alterações climáticas estão a expôr vírus e bactérias que estavam congelados, enterrados ou bem contidos no meio do mato e de florestas e com os quais nunca contactámos, mas também a criar condições propícias a que mutem e se propaguem a novas espécies, etc. Capisce?

  3. Sempre houve mudanças climáticas, o mundo só começou a verificar temperaturas no último século, logo falar em recorde de temperatura é falácia e ficção… Árvores sempre foram arrancadas e cortadas para combustível de maneira descontrolada na Europa e em todo mundo por milhares de anos, as Américas eram repletas de árvores e foram devastadas por índios e seus ancestrais. Nenhum cientista que defende as mudanças climáticas tem coragem de debater com cientistas que se opõe a essa “estória”, pois seriam desmarcarados. Pra quem ridiculariza está afirmação mostre onde algum deles aceitou ou convidou para discussão em rede aberta ou fechada.

RESPONDER

Psyche, o planeta fracassado, pode ser o único asteróide inteiramente feito de ferro e níquel

Um estudo da cientista planetária Tracy Becker, do Southwest Research Institute, analisou as primeiras observações ultravioleta do trilionário asteróide metálico Psyche. Com aproximadamente 200 quilómetros de diâmetro, Psyche é um dos objetos mais massivos do cinturão de …

Cientistas criam tinta ultra-branca que ajuda a arrefecer as superfícies

Cientistas criaram uma nova tinta ultra-branca que pode refletir 95,5% da luz solar que chega à sua superfície. De acordo com o site IFLScience, esta propriedade permite que algo revestido com esta tinta ultra-branca, como, por …

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …