Nigéria alerta para doença misteriosa que já matou 15 pessoas e infetou centenas

O Governo da Nigéria alertou para uma doença misteriosa que já matou 15 pessoas e infetou, pelo menos, 104. As vítimas morrem 48 horas após serem contagiadas.

O coronavírus da China parece não ser o único problema com que a humanidade tem de se preocupar neste momento. O Governo nigeriano alertou para uma “estranha epidemia” que, em menos de uma semana, matou 15 pessoas e infetou centenas.

A doença em causa é desconhecida pelos especialistas do país, o que levou a que um alerta fosse lançado ao Centro de Controlo de Doenças da Nigéria.

Os sintomas, de acordo com o jornal britânico The Indepedent, incluem vómitos, inchaço e diarreia. O primeiro caso foi verificado no mês passado em Benue. Desde então, “o número de pessoas afetadas pela estranha endemia aumentou para 104”, comunicou o senador nigeriano Abba Moro.

Moro, citado pelo Daily Post, salienta que as vítimas morreram todas num espaço de 48 horas após terem contraído a doença. Como tal, pede que o Ministério da Saúde envie especialistas para o epicentro do surto para que se possa saber mais sobre a doença e para que possam ser tomadas medidas de prevenção.

A ministra da Saúde nigeriana, Osagie Ehanire, disse que não se parece tratar de Ébola, febre de Lassa ou até mesmo do coronavírus de Wuhan.

De acordo com a BBC, alguns responsáveis do Governo acreditam que a doença tenham origem nos produtos químicos usados na pesca.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Não me admira nada que, devido às alterações climáticas, surjam cada vez mais novas doenças.
    3… 2… 1… Lá vêm os negacionistas com as suas conspirações!

    • Alterações climáticas existem há milhares de anos…as doenças nada tem a ver com as ditas alterações…por isso continue admirado Zbraitlin…

      • O aumento da temperatura média ambiente proporciona condições aos vírus para se desenvolverem. Ao contrário de temperaturas baixas.

        Capisce?

        • Falaste bem proporciona… mas não cria vírus novos…. embora as alterações climáticas não tenham nada haver para o assunto… estas criam extremos… daí teres nevões numa ponta do globo e incêndios e seca na outra… agora se falares do aquecimento global secalhar já podes ter alguma razão mas mesmo assim estamos a falar 1ºC 10 em 10 anos

  2. Pessoal que diz que surgimento de novos vírus não têm nada a ver com alterações climáticas, aqui fala uma bióloga que gostaria de vos informar que sim, e que isso está previsto há décadas. O degelo, desflorestações e outras alterações dos ecossistemas relacionados com a atividade humana e alterações climáticas estão a expôr vírus e bactérias que estavam congelados, enterrados ou bem contidos no meio do mato e de florestas e com os quais nunca contactámos, mas também a criar condições propícias a que mutem e se propaguem a novas espécies, etc. Capisce?

  3. Sempre houve mudanças climáticas, o mundo só começou a verificar temperaturas no último século, logo falar em recorde de temperatura é falácia e ficção… Árvores sempre foram arrancadas e cortadas para combustível de maneira descontrolada na Europa e em todo mundo por milhares de anos, as Américas eram repletas de árvores e foram devastadas por índios e seus ancestrais. Nenhum cientista que defende as mudanças climáticas tem coragem de debater com cientistas que se opõe a essa “estória”, pois seriam desmarcarados. Pra quem ridiculariza está afirmação mostre onde algum deles aceitou ou convidou para discussão em rede aberta ou fechada.

RESPONDER

Mulher assintomática provoca surto de 71 infetados na China. Bastou entrar sozinha num elevador

A passagem de uma mulher infetada com covid-19, mas assintomática, por um elevador de um edifício habitacional na China deu origem a um surto de 71 contagiados. De acordo com o estudo publicado pelo Centro de …

Detido em França um dos pedófilos da "darknet" mais procurados do mundo

A polícia francesa prendeu um suspeito de gerir portais na "darknet" que permitiram a "milhares de internautas de todo o mundo ter acesso a fotografias ou vídeos de caráter pedopornográfico", anunciou, esta segunda-feira, o Ministério …

Mais seis mortes e 233 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta terça-feira, mais seis mortes e 233 novos casos de infeção por covid-19 em relação a segunda-feira. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 233 novos casos, 143 são na região …

Itália restitui a França obra de Banksy roubada do Bataclan

Itália anunciou, esta terça-feira, que vai devolver a França uma obra atribuída a Banksy, uma homenagem às vítimas dos ataques terroristas em Paris, em 2015, roubada em 2019 e encontrada numa quinta perto de Roma. Antes, …

Há corais vermelhos na costa algarvia (e vai haver multas para quem os apanhar)

Os corais vermelhos da costa portuguesa vão passar a estar protegidos por legislação pesqueira e ambiental que está a ser preparada pelo governo e coimas elevadas, anunciou o ministro do Mar. O ministro do Mar, Ricardo …

Operação "Saco Azul". CMVM suspende negociações de ações da Benfica SAD

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) suspendeu, esta terça-feira, as negociações de ações da Benfica SAD, pouco tempo depois de ter sido confirmada a existência de três arguidos por fraude fiscal, na sequência …

Comissão Europeia planeia reduzir capacidade das multinacionais em explorar sistemas fiscais

A Comissão Europeia está a estudar formas de acionar partes de tratados europeus para reduzir a capacidade das multinacionais em explorar os sistemas fiscais de alguns países da União Europeia (UE), identificando-os como distorções do …

Governo britânico decide banir Huawei da rede de telemóvel 5G

As operadoras de telemóvel britânicas vão ter de remover todo o equipamento da empresa chinesa Huawei usado na infraestrutura de telecomunicações 5G até ao final de 2027. A decisão foi tomada, esta terça-feira, numa reunião do …

Bolsonaro farto da quarentena. "É horrível", diz Presidente, infetado com covid-19

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, em quarentena há quase uma semana após testar positivo para a covid-19, anunciou que vai submeter-se, esta terça-feira, a um novo exame e admitiu que vai aguardar ansioso os …

Encontrado o corpo da atriz Naya Rivera

O corpo da cantora e atriz, estrela da série televisiva Glee, foi encontrado, esta terça-feira, num lago no sul da Califórnia, anunciaram as autoridades do condado de Ventura. O corpo de Naya Rivera foi descoberto seis …