Nigéria alerta para doença misteriosa que já matou 15 pessoas e infetou centenas

O Governo da Nigéria alertou para uma doença misteriosa que já matou 15 pessoas e infetou, pelo menos, 104. As vítimas morrem 48 horas após serem contagiadas.

O coronavírus da China parece não ser o único problema com que a humanidade tem de se preocupar neste momento. O Governo nigeriano alertou para uma “estranha epidemia” que, em menos de uma semana, matou 15 pessoas e infetou centenas.

A doença em causa é desconhecida pelos especialistas do país, o que levou a que um alerta fosse lançado ao Centro de Controlo de Doenças da Nigéria.

Os sintomas, de acordo com o jornal britânico The Indepedent, incluem vómitos, inchaço e diarreia. O primeiro caso foi verificado no mês passado em Benue. Desde então, “o número de pessoas afetadas pela estranha endemia aumentou para 104”, comunicou o senador nigeriano Abba Moro.

Moro, citado pelo Daily Post, salienta que as vítimas morreram todas num espaço de 48 horas após terem contraído a doença. Como tal, pede que o Ministério da Saúde envie especialistas para o epicentro do surto para que se possa saber mais sobre a doença e para que possam ser tomadas medidas de prevenção.

A ministra da Saúde nigeriana, Osagie Ehanire, disse que não se parece tratar de Ébola, febre de Lassa ou até mesmo do coronavírus de Wuhan.

De acordo com a BBC, alguns responsáveis do Governo acreditam que a doença tenham origem nos produtos químicos usados na pesca.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Não me admira nada que, devido às alterações climáticas, surjam cada vez mais novas doenças.
    3… 2… 1… Lá vêm os negacionistas com as suas conspirações!

    • Alterações climáticas existem há milhares de anos…as doenças nada tem a ver com as ditas alterações…por isso continue admirado Zbraitlin…

      • O aumento da temperatura média ambiente proporciona condições aos vírus para se desenvolverem. Ao contrário de temperaturas baixas.

        Capisce?

        • Falaste bem proporciona… mas não cria vírus novos…. embora as alterações climáticas não tenham nada haver para o assunto… estas criam extremos… daí teres nevões numa ponta do globo e incêndios e seca na outra… agora se falares do aquecimento global secalhar já podes ter alguma razão mas mesmo assim estamos a falar 1ºC 10 em 10 anos

  2. Pessoal que diz que surgimento de novos vírus não têm nada a ver com alterações climáticas, aqui fala uma bióloga que gostaria de vos informar que sim, e que isso está previsto há décadas. O degelo, desflorestações e outras alterações dos ecossistemas relacionados com a atividade humana e alterações climáticas estão a expôr vírus e bactérias que estavam congelados, enterrados ou bem contidos no meio do mato e de florestas e com os quais nunca contactámos, mas também a criar condições propícias a que mutem e se propaguem a novas espécies, etc. Capisce?

  3. Sempre houve mudanças climáticas, o mundo só começou a verificar temperaturas no último século, logo falar em recorde de temperatura é falácia e ficção… Árvores sempre foram arrancadas e cortadas para combustível de maneira descontrolada na Europa e em todo mundo por milhares de anos, as Américas eram repletas de árvores e foram devastadas por índios e seus ancestrais. Nenhum cientista que defende as mudanças climáticas tem coragem de debater com cientistas que se opõe a essa “estória”, pois seriam desmarcarados. Pra quem ridiculariza está afirmação mostre onde algum deles aceitou ou convidou para discussão em rede aberta ou fechada.

RESPONDER

Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames nacionais

Os estudantes que terminem um curso profissional ou artístico terão melhores condições de acesso ao ensino superior já no próximo ano. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta quarta-feira que os …

Trump indulta ex-governador que tentou "vender" lugar de Obama no Senado

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indultou na terça-feira o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich, preso por corrupção após ser considerado culpado de tentar "vender" o lugar de Barack Obama no Senado, depois …

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Marega e Pepe vão ser alvos de processos disciplinares

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …

Costa arrasa proposta "forreta" de orçamento europeu

A proposta de quadro financeiro plurianual para 2021-2027 do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai morrer na praia. António Costa diz que os líderes europeus não devem ceder à pressão dos quatro países “forretas”. "Esta …

Malásia suspeita que desaparecimento do voo MH370 foi ataque suicida

O ex-primeiro ministro australiano Tony Abbott disse que altos responsáveis do governo da Malásia suspeitam há muito tempo que o desaparecimento do avião da Malasian Airlines, há quase seis anos, tenha sido um ataque suicida …

Champions. O viking norueguês, a revolta de Neymar e a lição tática do "Cholismo"

Haaland foi a estrela da noite ao marcar os dois golos da vitória do Dortmund frente ao PSG. O Atlético de Madrid conseguiu ainda quebrar a invencibilidade do Liverpool. A Liga dos Campeões está de volta …

Auditoria ao Novo Banco vai custar três milhões. É o triplo do que custou a da CGD

A auditoria especial da Deloitte ao Novo Banco vai custar cerca de três milhões de euros, segundo avança o jornal ECO. Este valor é três vezes superior ao custo da auditoria da EY à Caixa …

Passos Coelho ataca falhas de Costa (e revela que segurou Maria Luís)

O antigo primeiro-ministro Passos Coelho esteve na apresentação do livro de Carlos Moedas no El Corte Inglés, onde aproveitou para criticar António Costa. Passos preferiu falar do passado, lembrando o momento em que esteve perto …