Nicolás Maduro muda cinco ministros e cria novo ministério

Cristian Hernandez / Lusa

Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou, esta segunda-feira, alterações no seu Governo no âmbito de um processo de “renovação, retificação e mudança”.

“Povo da Venezuela! No marco do processo de renovação, retificação e mudança, decidi nomear um grupo de profissionais com ampla experiência e alta sensibilidade social, em importantes responsabilidades para o desenvolvimento integral do país”, escreveu no Twitter.

Segundo Nicolás Maduro, a nova ministra de Agricultura Urbana é Vanesa Montero López, que terá como missão consolidar o desenvolvimento agrícola urbano e periurbano, “nesta etapa de agressão económica contra a pátria”.

Por outro lado, Oswaldo Rafael Barbera Gutiérrez, será o novo ministro de Ecosocialismo e deverá “proteger o meio ambiente como espaço fundamental para o desenvolvimento da vida do ser humano”.

O Ministério de Educação Universitária será dirigido pelo advogado César Gabriel Trómpiz Cecconi, que deverá “conduzir o sistema educativo público universitário para que esteja ao serviço dos grandes interesses” da nação.

Ásia Yajaira Villegas Poljak dirigirá o Ministério para a Mulher e Igualdade de Género, com a missão de “continuar a aprofundar todos os mecanismos de inclusão de género e proteção integral da mulher”.

Por outro lado, o Ministério do Poder Popular para o Desenvolvimento Mineiro Ecológico será conduzido pelo almirante Gilberto Pinto Blanco, a quem Maduro encomenda “a tarefa de promover o desenvolvimento” do setor.

O Presidente da Venezuela anunciou ainda que vai ser criado o Ministério de Turismo e Comércio Externo, que será chefiado por Félix Ramón Plasencia González, cuja gestão estará centrada na promoção do desenvolvimento turístico e o investimento internacional do país.

Na segunda-feira, a oposição venezuelana disse ter informações de que nos próximos dias o Governo do Presidente Nicolás Maduro iria dissolver o parlamento, o único poder público onde os opositores são maioria. Juan Guaidó explicou que a medida poderá acontecer já esta terça-feira, por ordem da Assembleia Constituinte, composta unicamente por simpatizantes do regime, organismo que já levantou a imunidade a vários membros do parlamento, todos da oposição.

Três deputados da oposição vão ser julgados

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Venezuela ordenou esta segunda-feira que sejam submetidos a julgamento três deputados opositores acusados de traição à pátria, entre outros delitos.

Num comunicado divulgado em Caracas, o STJ explica que se trata dos deputados da Assembleia Nacional da Venezuela (onde a oposição detém a maioria) Juan Pablo Garcia Canales, José Ángel Guerra Brito e Tomás Guanipa Villalobos. A decisão do STJ tem por base um pedido feito pelo procurador-geral da Venezuela, designado pela Assembleia Constituinte (composta unicamente por simpatizantes do regime), Tareck William Saab.

Os deputados vão responder também pelos delitos de “conspiração, instigação à insurreição, rebelião civil, acordo para cometer delito, usurpação de funções, instigação pública a desobedecer as leis e ódio contínuo”.

O deputado Juan Guerra é acusado de, a 30 de abril, acompanhar o presidente do parlamento, o opositor Juan Guaidó, até às proximidades da Base Aérea de La Carlota, onde um grupo de militares declaram desconhecer a autoridade do Presidente, Nicolás Maduro, e chamaram a população a sair às ruas a defender a oposição.

Por outro lado, segundo a imprensa venezuelana, Tomás Guanipa é investigado pelo falido atentado de 4 de agosto de 2018, dia em que um drone explodiu na Avenida Bolívar de Caracas, durante um ato de aniversário da Guarda Nacional Bolivariana (polícia militar).

A explosão teve lugar a escassos metros do palco onde se encontrava o Presidente Maduro, vários membros do seu Governo, representantes das Forças Armadas e de distintos organismos públicos venezuelanos. O STJ ordena que seja enviada uma cópia da decisão a vários organismos, entre eles a Assembleia Constituinte.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Não quero ser arrogante: o melhor médio da Premier League sou eu"

Yves Bissouma joga no Brighton e tem despertado o interesse de clubes ingleses de outro nível. Cresceu no Mali ao serviço do Majestic SC, passou pelo AS Real Bamako antes de rumar à Europa. Começou por …

Tratamento inovador para cancro pesa nos orçamentos do IPO de Porto e Lisboa

Os custos associados ao tratamento de cancros do sangue com células CAR-T estão a ser suportados apenas pelos hospitais autorizados a aplicá-la, no caso, os IPO do Porto e de Lisboa. De acordo com o Jornal …

Gravuras descobertas no Tibete são as mais antigas da arte pré-histórica. Foram feitas por crianças

Uma equipa encontrou antigas pegadas e marcas de mãos feitas por crianças no planalto tibetano. Esta descoberta traz novos detalhes sobre a presença humana no local. O estudo, publicado na revista Science Direct, revela que estes …

Comissão nos EUA desaconselha terceira dose da Pfizer a maiores de 16 anos

Uma comissão consultiva da agência reguladora dos EUA para os medicamentos e a alimentação (FDA, na sigla em inglês) pronunciou-se esta sexta-feira contra a aplicação de uma terceira dose da vacina Pfizer contra a covid-19 …

Santos Silva quer preços da eletricidade na agenda da UE

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, defendeu esta sexta-feira que a União Europeia (UE) tem de colocar em agenda o problema do aumento dos preços da eletricidade no continente, alertando que a reação …

Já há uma calculadora que prevê o risco de se ser infetado com covid-19 (em diversos cenários)

Já existe uma ferramenta online que calcula o risco de se ser infetado com covid-19. Chama-se microCOVID, baseia-se em dados recentes, analisa diferentes cenários e foi desenvolvida por um grupo de amigos. Numa altura em que …

Alargamento de teletrabalho não deve abranger empresas de menor dimensão

O Governo defendeu esta sexta-feira, na Concertação Social, que "as empresas de menor dimensão" devem ficar excluídas da medida que prevê o alargamento do teletrabalho a pais com filhos menores de oito anos, sempre que …

Costa acusa oposição de “absoluta impreparação” por não saber o que é o PRR

O secretário-geral do PS, António Costa, acusou esta sexta-feira a oposição de “absoluta impreparação” por não saber o que é o PRR, nem a “missão patriótica” que consiste em pô-lo “em marcha para o bem …

Asteroide que dizimou dinossauros permitiu que as cobras evoluíssem (e se espalhassem pelo mundo)

As cobras devem, em parte, o seu sucesso na Terra ao asteroide que atingiu o planeta há 66 milhões de anos e levou à extinção dos dinossauros, aponta um novo estudo. Além da extinção dos dinossauros …

Novo modelo geofísico ajuda a prever furacões com origem no Golfo do México

Ao analisar a temperatura da atmosfera, que se encontra a vários quilómetros acima da Terra, os investigadores descobriram uma forma de prever quantos furacões podem afetar o Golfo do México no verão e no outono. Os …