Nicolás Maduro muda cinco ministros e cria novo ministério

Cristian Hernandez / Lusa

Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou, esta segunda-feira, alterações no seu Governo no âmbito de um processo de “renovação, retificação e mudança”.

“Povo da Venezuela! No marco do processo de renovação, retificação e mudança, decidi nomear um grupo de profissionais com ampla experiência e alta sensibilidade social, em importantes responsabilidades para o desenvolvimento integral do país”, escreveu no Twitter.

Segundo Nicolás Maduro, a nova ministra de Agricultura Urbana é Vanesa Montero López, que terá como missão consolidar o desenvolvimento agrícola urbano e periurbano, “nesta etapa de agressão económica contra a pátria”.

Por outro lado, Oswaldo Rafael Barbera Gutiérrez, será o novo ministro de Ecosocialismo e deverá “proteger o meio ambiente como espaço fundamental para o desenvolvimento da vida do ser humano”.

O Ministério de Educação Universitária será dirigido pelo advogado César Gabriel Trómpiz Cecconi, que deverá “conduzir o sistema educativo público universitário para que esteja ao serviço dos grandes interesses” da nação.

Ásia Yajaira Villegas Poljak dirigirá o Ministério para a Mulher e Igualdade de Género, com a missão de “continuar a aprofundar todos os mecanismos de inclusão de género e proteção integral da mulher”.

Por outro lado, o Ministério do Poder Popular para o Desenvolvimento Mineiro Ecológico será conduzido pelo almirante Gilberto Pinto Blanco, a quem Maduro encomenda “a tarefa de promover o desenvolvimento” do setor.

O Presidente da Venezuela anunciou ainda que vai ser criado o Ministério de Turismo e Comércio Externo, que será chefiado por Félix Ramón Plasencia González, cuja gestão estará centrada na promoção do desenvolvimento turístico e o investimento internacional do país.

Na segunda-feira, a oposição venezuelana disse ter informações de que nos próximos dias o Governo do Presidente Nicolás Maduro iria dissolver o parlamento, o único poder público onde os opositores são maioria. Juan Guaidó explicou que a medida poderá acontecer já esta terça-feira, por ordem da Assembleia Constituinte, composta unicamente por simpatizantes do regime, organismo que já levantou a imunidade a vários membros do parlamento, todos da oposição.

Três deputados da oposição vão ser julgados

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Venezuela ordenou esta segunda-feira que sejam submetidos a julgamento três deputados opositores acusados de traição à pátria, entre outros delitos.

Num comunicado divulgado em Caracas, o STJ explica que se trata dos deputados da Assembleia Nacional da Venezuela (onde a oposição detém a maioria) Juan Pablo Garcia Canales, José Ángel Guerra Brito e Tomás Guanipa Villalobos. A decisão do STJ tem por base um pedido feito pelo procurador-geral da Venezuela, designado pela Assembleia Constituinte (composta unicamente por simpatizantes do regime), Tareck William Saab.

Os deputados vão responder também pelos delitos de “conspiração, instigação à insurreição, rebelião civil, acordo para cometer delito, usurpação de funções, instigação pública a desobedecer as leis e ódio contínuo”.

O deputado Juan Guerra é acusado de, a 30 de abril, acompanhar o presidente do parlamento, o opositor Juan Guaidó, até às proximidades da Base Aérea de La Carlota, onde um grupo de militares declaram desconhecer a autoridade do Presidente, Nicolás Maduro, e chamaram a população a sair às ruas a defender a oposição.

Por outro lado, segundo a imprensa venezuelana, Tomás Guanipa é investigado pelo falido atentado de 4 de agosto de 2018, dia em que um drone explodiu na Avenida Bolívar de Caracas, durante um ato de aniversário da Guarda Nacional Bolivariana (polícia militar).

A explosão teve lugar a escassos metros do palco onde se encontrava o Presidente Maduro, vários membros do seu Governo, representantes das Forças Armadas e de distintos organismos públicos venezuelanos. O STJ ordena que seja enviada uma cópia da decisão a vários organismos, entre eles a Assembleia Constituinte.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Retrato de Monsieur Lavoisier e a sua esposa Marie-Anne-Pierrette Paulze.

Análise revela composição secreta debaixo de retrato de Lavoisier

Um icónico retrato do químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier e da sua esposa, Marie-Anne, mostrou ter uma composição escondida debaixo dele. Antoine-Laurent de Lavoisier foi um químico francês fundamental para a revolução deste campo científico no …

Combustíveis: governantes "não fizeram o trabalho de casa"

A presidente executiva da OZ Energia, Micaela Silva, defendeu que o “Governo devia intervir menos” no mercado dos combustíveis, porque é liberalizado e não tem margens excessivas de comercialização, mas é “muito penalizado” pela quantidade …

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …

Teoria dos primatas pedrados. Podem os cogumelos mágicos ter sido a chave para a nossa evolução?

A teoria já era conhecida desde os anos 90, mas um novo estudo veio trazê-la à baila novamente. O argumento é de que os cogumelos com efeitos psicadélicos podem ter ajudado a tornar os nossos …

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …