//

NexStride, o dispositivo que usa luz laser para ajudar os pacientes de Parkinson a andar

O congelamento da marcha pode ser muito frustrante para os pacientes de Parkinson. Agora, há um dispositivo que pode ajudar os doentes a lidar com esta condição.

Na fase mais avançada da doença de Parkinson, alguns pacientes deixam de conseguir andar, perdendo temporariamente a capacidade de avançar enquanto caminham. O dispositivo NexStride foi especialmente desenhado para ajudar estas pessoas, oferecendo um alvo a laser para os pés.

Enquanto o pé do doente de Parkinson fica preso ao chão, a parte superior do corpo continua a avançar, fazendo com que o doente perca o equilíbrio e caia. Esta condição, a que os cientistas chamam de “congelamento da marcha”, é, além de debilitante e perigosa, muito frustrante para os pacientes.

Quando ainda estudava na Universidade Politécnica da Califórnia (Cal Poly), Sidney Collin foi incumbida de desenvolver uma ajuda para um paciente de Parkinson local que sofria de congelamento da marcha. Agora, conta o New Atlas, a investigadora é CEO da De Oro Devices, e o dispositivo que criou evoluiu para o produto atual da empresa.

Utilizando O-rings de borracha, o NexStride é montado na bengala ou andarilho do paciente e incorpora um metrónomo eletrónico e um laser de ângulo ajustável inclinado em direção ao solo, de modo a projetar uma linha verde no chão à frente do paciente, perpendicular à sua direção.

Algumas pesquisas já mostraram que o congelamento da marcha pode ser atenuado por alvos visuais no chão, que a pessoa pode observar e pisar. Este mecanismo ativa os circuitos no cérebro, que permite que estes pacientes continuam a mover-se.

As linhas de laser do NexStride servem como alvos, enquanto que as dicas de áudio fornecidas pelo metrónomo dão uma ajuda extra aos pacientes de Parkinson para que consigam estabelecer um ritmo de caminhada. O dispositivo está disponível no mercado e custa 599 dólares.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.