/

New Horizons ainda não transmitiu a maioria dos dados recolhidos sobre Plutão

New Horizons / NASA

Imagem de Plutão enviada pela New Horizons em julho de 2015

Imagem de Plutão enviada pela New Horizons em julho de 2015

Já se passaram sete meses sobre a passagem da sonda New Horizons por Plutão, que proporcionou fantásticas imagens e dados. Mas mesmo passado todo este tempo, mais de metade dos dados ainda está armazenado na sonda e deverá demorar quase mais um ano para os enviar para a Terra.

Da próxima vez que se sentir injustiçado por apenas ter acesso à internet a uma ligação ADSL com 8 ou 9 Mbps de velocidade, face aos 100 ou 200Mbps que se conseguem numa ligação com fibra, pense no que seria regressar ao passado, aos tempos dos primeiros modems.

Pois é isso que acontece, neste momento, com a transmissão de dados da sonda que a NASA enviou a Plutão. À distância a que se encontra da Terra, a New Horizons apenas consegue transmitir dados a uma velocidade de 1 a 2 Kbps.

Esta limitação faz com que todo e qualquer byte conte – razão pela qual a agência espacial americana, NASA, está a usar todos os truques conhecidos para espremer a compressão ao máximo, usando diferentes métodos consoante o tipo de dados a transferir.

Mesmo recorrendo a estes processos, irá demorar mais 10 meses até que toda a informação recolhida sobre Júpiter chegue finalmente “a casa”.

JHUAPL / NASA

A New Horizons a meio caminho entre Úrano e Neptuno

A New Horizons a meio caminho entre Úrano e Neptuno

Bem se pode imaginar o desespero dos cientistas, ao imaginar que, para além de todas as fantásticas imagens de alta-resolução que já podem ver actualmente… há ainda muito mais neste momento a viajar a milhões de quilómetros de distância, e que vai chegando literalmente a conta-gotas.

Mais um motivo para se começar a criar desde já uma rede P2P interplanetária, que pudesse ajudar estas missões a transferir os dados mais rapidamente para a Terra.

Aberto até de Madrugada

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.