A plataforma de streaming de televisão Netflix quer acabar com a partilha de contas. Atualmente, está a ser testada uma forma de controlar a partilha de palavras-passe por pessoas que não vivem na mesma casa.
“Se não vive com o dono desta conta, precisa da sua própria para continuar a ver” é a mensagem que alguns utilizadores da plataforma têm recebido, tendo depois de verificar que têm autorização de utilização através de um código enviado por mensagem ou email.
De acordo com o CNET, até agora, a mensagem aparece apenas em televisões. Os iPhones têm sido excluídos.
Segundo declarações de um representante da empresa à BBC o novo mecanismo trata-se de uma medida de segurança. “este teste serve para assegurar que as pessoas que utilizam contas de Netflix têm autorização para o fazer”.
Os utilizadores são autorizados a criar vários perfis dentro da mesma conta, mas segundo as diretivas da empresa devem pertencer a pessoas que vivam na mesma habitação (o mesmo acontece com outros serviços, como a HBO, Amazon Prime ou Disney+).
Em 2020, a Netflix ganhou 37 milhões de novos subscritores, não se sabendo, contudo, quantas pessoas utilizam o serviço de forma não autorizada.
Em outubro de 2019, a empresa tinha dito que estava a analisar a partilha de palavras-passe mas que não planeava tomar uma atitude relativamente ao assunto.
Neste momento, a plataforma tem mais de 200 milhões de subscritores em todo o mundo. Não está claro se a medida vai afetar mais dispositivos no futuro.