Benjamin Netanyahu encurta visita aos EUA e promete responder “com força” ao ataque de Gaza

World Economic Forum / Flickr

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu decidiu encurtar a visita aos Estados Unidos (EUA) e prometeu responder “com força” ao ataque proveniente da Faixa de Gaza esta manhã, do qual resultaram sete feridos.

“Decidi, à luz dos eventos de segurança, encurtar a minha visita aos EUA”, disse Benjamin Netanyahu, acrescentando que vai encontrar-se com o presidente norte-americano, Donald Trump, “daqui a poucas horas” e que voltará logo de seguida a Israel “para dirigir as operações”, avançou esta segunda-feira o Diário de Notícias.

O primeiro-ministro israelita chegou no domingo a Washington para participar na conferência anual do lóbi pró-judaico American Israel Public Affairs Committee (AIPAC), que decorre até terça-feira.

“Um ataque criminoso foi cometido contra o Estado de Israel e nós responderemos com força”, sublinhou.

De acordo com a polícia local, um morteiro atingiu uma casa na comunidade de Mishmeret, a norte da cidade de Kfar Saba, provocando um incêndio e destruindo a habitação. Sete pessoas ficaram feridas, a maioria com ferimentos ligeiros, de acordo com o último balanço das autoridades.

As sirenes de ataque aéreo acordaram esta manhã os moradores da área residencial de Sharon, seguindo-se o som de uma explosão, noticiou a Associated Press. Pouco depois, os militares israelitas disseram ter identificado a origem do ataque a partir do enclave.

Ainda não reivindicado, o ataque aconteceu uma semana depois do exército israelita ter atacado uma centena de alvos do movimento radical palestiniano Hamas, na Faixa de Gaza, em resposta a disparos de granadas de morteiro provenientes do enclave palestiniano em direção a Telavive, lê-se no Diário de Notícias.

Ao mesmo tempo, surge num momento sensível para ambos os lados: Israel é palco de eleições nacionais, em menos de um mês. Em Gaza, o Hamas, que controla o território, tem sido alvo de críticas públicas devido às condições ali vividas.

TP, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Isto pode parecer um pouco descabido, mas lendo a noticia fica a sensaçao que este ataque foi orquestrado por Israel… nao so porque Israel vai a eleicoes e fica bem mostrar que a sua politica e a mais correcta mas porque o hamas tambem por sua vez este quer equilibrio e nao guerra… e o hamas esta mais fraco do que nunca em relacao a Israel e por conseguinde Israel ja tinha soldados estacionados na faixa de gaza … isto é tudo muito estrado para mais um ataque isolado como este ….

RESPONDER

Há um "milagre da multiplicação" dos votos que os deputados querem travar

Todos os partidos concordam: é preciso travar o "milagre da multiplicação" dos votos na Assembleia da República. Estabelecer regras objetivas para o fazer é o mais complicado. Os deputados começaram esta quarta-feira a discutir como “regrar” …

Pensões entre 877 e 2600 euros têm aumento mínimo de 6,14 euros

Os pensionistas que ganham entre 877,6 e os 2558 euros brutos por mês vão ter aumentos acima dos 0,24% que inicialmente se calculou com base na taxa de inflação (sem habitação) apurada até novembro do …

PCP quer travar "ameaça de despejos" no final deste ano

O PCP entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do estado para 2020 para manter congeladas as rendas antigas, quando os locatários tenham um rendimento inferior a cinco salários mínimos nacionais. O PCP quer manter congeladas …

CDS/Congresso: Carlos Meira disponível para acordo que vença João Almeida

Carlos Meira, candidato à liderança do CDS-PP, admite estar disponível para se unir a Filipe Lobo d'Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos para vencer João Almeida e lutar "contra o sistema". Carlos Meira, militante de Viana …

Manuais gratuitos também no privado e no cooperativo. Iniciativa Liberal quer igualdade na Educação

O Iniciativa Liberal (IL) propôs uma alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) na área da educação, que passa por fornecer manuais escolares gratuitos a todos os alunos da escolaridade obrigatória, quer frequentem o ensino …

Bezos lembra que Governo saudita assassinou um jornalista. ONU pede investigação a pirataria

Dois peritos das Nações Unidas dizem que Mohammed Bin Salman acedeu a informações pessoais de Jeff Bezos para tentar influenciar cobertura do The Washington Post sobre a Arábia Saudita. Depois de uma investigação do The Guardian …

MAI abre inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por agente da PSP

O Ministério da Administração Interna (MAI) já abriu um inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por um agente da PSP, na Amadora, de maneira a apurar responsabilidades. "O Ministro da Administração Interna …

Ronaldo volta a marcar e Sarri só tem de agradecer a Dolores por criar um espécime assim

Cristiano Ronaldo leva quatro jogos consecutivos a marcar e mais de 30 golos esta temporada, entre clube e seleção. Sarri disse que o mérito é de Dolores, "por criar uma espécime assim". A Juventus derrotou, esta …

Ana Gomes apontada à Presidência. "Costa jamais permitirá"

O antigo eurodeputado socialista Francisco Assis lançou o nome da também antiga eurodeputada do PS Ana Gomes como possível candidata à Presidência da República, manifestando desde logo o seu apoio a uma eventual candidatura. "Acho …

Silas deve deixar o Sporting no fim da época (ou até antes)

O Jogo escreve que Silas deverá deixar o Sporting no fim desta temporada, havendo também a possibilidade de sair antes do fim do mês de maio. O desportivo, que avança a notícia esta quinta-feira, adianta …