Donald Trump / Instagram

O presidente norte-americano fez uso da sua própria rede social para partilhar um vídeo gerado por IA. As imagens mostram Gaza em 2025, sob a destruição da guerra, e passam para um futuro resort de luxo no local, onde Musk até atira dinheiro a crianças e Trump tem uma estátua banhada a ouro.
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, partilhou na sua rede social Truth Social um filme que mostra o que seria a Faixa de Gaza reconstruída e transformada num destino turístico mediterrânico.
Também disponível no seu perfil do Instagram, o filme, aparentemente gerado com recurso à Inteligência Artificial e com uma duração de 30 segundos, começa com a situação atual de Gaza, território palestiniano totalmente destruído e com adultos e crianças a caminhar entre os escombros junto ao mar.
As imagens mostram depois o que, segundo Donald Trump, poderia ser o futuro do enclave palestiniano, mostrando uma estância balnear com prédios modernos e hotéis.
This has to be the most disrespectful and tone death thing a president could do. Have you not understood or read the room. A destroyed country with countless women and children is not something to neglect or poke fun at. Images on you and Netenyahu on sun loungers sipping cocktails is so disrespectful I have no words.
The thing is you didn’t have to post this. But you didn’t care about the perception. You didn’t care about the people who care for that place or the people who also have had their lives destroyed. You renamed the place in your honour.
No real Trump supporter should support this post. It’s too far, it’s not what we expect from a leader of this magnitude. I’m hoping this account has been hacked but something is telling me it hasn’t.
View this post on Instagram
No mesmo filme surge o empresário Elon Musk, atual conselheiro de Donald Trump, numa praia do território a comer e a atirar notas ao ar, enquanto bailarinas fazem a dança do ventre.
O vídeo também mistura imagens geradas por Inteligência Artificial do próprio Donald Trump, primeiro num clube noturno, a dançar com uma mulher, e depois junto à piscina do que parece ser um hotel, ao lado do primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu.
Ambos aparecem no filme em fato de banho, a apanhar banhos de Sol numa espreguiçadeira, de bebida na mão.
As imagens que foram divulgadas na rede social de que o chefe de Estado norte-americano é proprietário mostram também um edifício transformado em “Hotel Trump Gaza” e uma gigantesca estátua dourada do próprio Presidente dos Estados Unidos numa das “novas ruas” da cidade de Gaza.
O filme é acompanhado de uma música que também parece ter sido feita de propósito para ilustrar as imagens, com estrofes como “futuro dourado, uma nova luz”, ou “Trump Gaza, número 1”.
No próprio post do Instagram de Trump, chovem críticas ao presidente norte-americano pela partilha do vídeo: “Não percebeu ou não leu a sala? Um país destruído com inúmeras mulheres e crianças não é algo para negligenciar ou gozar“, comenta um utilizador.
“Nojento“, “Gaza não está à venda”, comentam outros, repetindo as palavras que o Hamas tem proferido. “Trump, eu votei em si para ter uma melhor economia, melhores leis e para cuidar do nosso país. Mantenha-se concentrado no futuro da nossa nação e não crie obstáculos com outros países”, comenta outro utilizador.
Estas imagens são divulgadas semanas depois de o Presidente norte-americano ter anunciado durante um encontro com Netanyahu em Washington, que iria assumir o controlo de Gaza e expulsar os mais de dois milhões de habitantes do enclave para o Egito e Jordânia.
Na altura, Donald Trump disse que tencionava transformar o território numa espécie de “Riviera do Médio Oriente”, sem explicar como tenciona executar o plano.
A guerra em Gaza eclodiu após o ataque do Hamas, sem precedentes, contra Israel e que fez 1.200 mortos e 250 reféns no dia 07 de outubro de 2023.
A resposta militar de Israel fez pelo menos 46 mil mortos, de acordo com o Hamas que governa o enclave palestiniano.
ZAP // Lusa
Tá todo queimado dekela cabeça!!!!
Antes Trump Gaza do que a Gaza pobre, terrorista e nojenta do Hamas!
Que aberração!