Oito neonazis alemães condenados por ataques contra imigrantes

st3pp3nw0lf / Flickr

A cidade de Dresden é frequentemente palco de confrontos entre manifestantes neonazis e antifascistas

Oito membros de uma célula neonazista alemã foram condenados na terça-feria depois que um tribunal os considerou culpados de formar uma “organização terrorista” que planeava uma campanha de violência contra imigrantes.

Segundo avançou o Guardian, o Tribunal Regional Superior de Dresden condenou os acusados, com idades compreendidas entre os 22 e 32 anos, a penas de prisão que vão desde dois anos e três meses até cinco anos e meio, neste caso para o líder do grupo, que se auto-intitula “Revolução Chemnitz”.

O julgamento, que durou seis meses, foi acompanhado de perto na Alemanha, onde tem crescido a preocupação com uma extrema direita cada vez mais militante.

Em fevereiro, um extremista atirou e matou nove pessoas num bar shisha e num café na cidade de Hanau, no oeste do país, levando a chanceler alemã, Angela Merkel, a pedir aos cidadãos que resistam ao “veneno” da xenofobia e do ódio.

Os oito condenados fazem parte do cenário ‘hooligan’, neonazista e ‘skinhead’ presente nos arredores da cidade de Chemnitz, no estado da Saxónia, antigo leste comunista do país. Em setembro de 2018, após um alemão ter sido assassinado por um sírio – o que provocou tumultos contra imigrantes -, juntaram-se a um grupo online que apelava à violência.

De acordo com o tribunal, o líder, Christian Keilberg, pediu aos outros indivíduos para se inscreverem num manifesto criado pelo grupo online, que incitava a agirem com violência armada contra os seus “inimigos”. Durante o julgamento, a defesa argumentou que os clientes não tinham entendido o manifesto ou não o tinham levado a sério.

Cinco dos réus realizaram um primeiro ataque a 14 de setembro de 2018, armados, entre outros objetos, com garrafas de vidro e um eletrochoque, ferindo vários residentes estrangeiros em Chemnitz. Acredita-se que este tenha sido um “teste” para um ataque maior, a 03 de outubro, dia em que a Alemanha celebra a reunificação.

Os juízes consideraram os participantes do ataque culpados de graves violações da paz. De acordo com os promotores, o grupo queria reverter a sociedade alemã através de “ataques violentos e agressões armadas” contra imigrantes, opositores políticos e jornalistas.

A ministra da Justiça Christine Lambrecht disse que o julgamento voltou a destacar “o perigo representado por grupos terroristas de direita” na Alemanha, impulsionado pelo “ódio e desprezo pela democracia”. Os serviços de segurança e os promotores continuariam a trabalhar para “responsabilizar os autores”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Galp anuncia cortes de 500 milhões de euros por ano devido à pandemia

A Galp Energia decidiu cortar mais de 500 milhões de euros por ano dos seus custos operacionais e investimentos para 2020 e 2021, visando fazer face ao impacto da pandemia de Covid-19 na procura de …

Bombeiros de Beja admitem recusar transportar suspeitos e doentes

As 15 corporações de bombeiros do distrito de Beja admitem recusar transportar utentes suspeitos e doentes com covid-19 por falta de condições e apoios. As 15 corporações de bombeiros do distrito de Beja referem que, "por …

Ministra sul-africana suspensa por violar medidas de contenção

A ministra das Comunicações sul-africana, Stella Ndabeni-Abrahams, foi suspensa depois de ter sido apanhada em flagrante desobediência numa fotografia publicada no Instagram, onde é vista a almoçar com outras cinco pessoas. O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, anunciou …

Suécia já tem acordo para impor medidas restritivas (mas ainda não está convencida)

A Suécia vai recuar na sua abordagem light à covid-19 e prepara-se para aplicar medidas restritivas. Os partidos já chegaram a acordo, mas o Governo não tem planos para usar já os novos poderes. Os partidos …

Bernie Sanders desiste da candidatura à Casa Branca

Bernie Sanders desistiu da corrida à nomeação para as eleições presidenciais de 2020 nos Estados Unidos, abrindo assim o caminho para que Joe Biden venha a competir com Donald Trump. Bernie Sanders desistiu da candidatura à …

Se o turismo contrair 25%, a economia portuguesa recua 2,9%

Em Portugal, o setor do turismo tem um peso de 11,3% no PIB. Com o setor fechado, o impacto no crescimento português será significativo. Uma redução de 25% na atividade turística, quer do turismo de visitantes …

Federação Portuguesa de Futebol dá por concluídos campeonatos não profissionais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) explica que não existem condições que permitam finalizar as provas não profissionais, pelo que as dá por concluídas, sem vencedores. Os campeonatos seniores não profissionais de futebol e futsal da …

"Seus burros." Nova Jérsia decidiu revelar os nomes de quem viola o recolher obrigatório

O estado norte-americano de Nova Jérsia está a revelar os nomes de quem viola o recolher obrigatório, uma decisão que partiu do ministro da Justiça estadual, Gurbir Grewal. De acordo com o Expresso, Gurbir Grewal, ministro …

Quatro em cada cinco trabalhadores serão suspensos total ou parcialmente

A Organização Mundial do Trabalho estima que 38 por cento da força de trabalho global (1,25 mil milhões de trabalhadores) esteja empregada nos setores de maior risco. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que quatro …

Empresas em lay-off vão poder reduzir potência da eletricidade e gás natural

As empresas que acionaram o regime de lay-off vão poder ajustar a potência contratada e de energia para reduzir a fatura. A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou, esta quarta-feira, que as empresas que acionaram …