Nem os cientistas previam tanto calor para este ano

PinkMoose / Flickr

2016 está a caminho de se tornar o ano mais quente de sempre, com o aumento das temperaturas a bater vários recordes. São os efeitos do aquecimento global, mas o que preocupa verdadeiramente é que nem os cientistas tinham previsto tanto calor.

Depois de se ter falado de 2015 como o ano mais quente de sempre, as temperaturas continuaram a subir e 2016 pode tornar-se no novo ano mais quente desde 1880, quando começaram a fazer-se registos das temperaturas.

O passado mês de Junho foi o 14º mês consecutivo com temperaturas recorde, segundo dados da Organização Mundial de Meteorologia (OMM). Um estudo da ONU prevê mesmo que daqui a alguns anos vai ser impossível trabalhar, em certas zonas do planeta, por causa do extremo calor.

O que mais me preocupa é que não antecipamos estes saltos de temperatura. Vaticinamos calor moderado para 2016, mas nada como as subidas de temperaturas que temos visto”, destaca o director do programa de pesquisa das alterações climáticas da OMM, David Carlson, em declarações à Fundação Thomson Reuters.

O responsável nota que os modelos científicos de previsão utilizados até agora falharam, não prevendo estes recordes de temperatura, o que indicia que os efeitos do aquecimento global podem estar a ser mais graves e mais rápidos do que se antevia.

Assim, Carlson aponta que é preciso mudar a forma como se têm feito estas previsões para tentar compreender e antecipar porque é que eventos meteorológicos como o calor extremo e as cheias estão a tornar-se tão frequentes.

“Enormes aumentos de temperatura, mas também eventos extremos como cheias, tornaram-se o novo normal. Os níveis de degelo bateram recordes na primeira metade de 2016, por exemplo – geralmente, não vemos isso até mais tarde no ano”, considera ainda Carlson.

“Também crítico é o facto de que as pessoas sobrevivem ao calor usando mais energia para se refrescarem, e assim provocando um maior esgotamento dos recursos do planeta”, conclui o investigador.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Enjoos na TAP. Sindicato negoceia novas medidas para resolver odores no A330

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) discutiu esta tarde com responsáveis da TAP novas medidas mitigadoras da contaminação do ar no A330 que está a provocar enjoos, vómitos, cansaço e …

Sindicatos querem que Ministério Público investigue suicídios na polícia

O presidente adjunto da Federação Nacional dos Sindicatos de Polícia, Peixoto Rodrigues, disse esta terça-feira que vai pedir à Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigar os casos de suicídio registados este ano na PSP. Em declarações …

Por problemas éticos, Polícia dos Políticos. Ser deputado já não será a mesma coisa

Depois de uma legislatura vincada por vários problemas éticos no interior do Parlamento, houve ajustes a fazer. As regras para deputados advogados, subsídios ou moradas mudaram e, a partir de outubro, ser deputado será um …

Interrogatórios sobre queda de árvore na Madeira só depois das eleições regionais

Os interrogatórios sobre a queda da árvore do Monte, na Madeira, só vão decorrer depois das eleições regionais, avança a imprensa madeirense. A tragédia aconteceu a 15 de agosto do ano passado, antes de uma procissão …

Lagosta e vinho caro. Excentricidades levaram ministro francês do Ambiente a demitir-se

Após a polémica em torno dos seus grandes gastos enquanto presidente da Assembleia Nacional francesa e governante, François de Rugy saiu do Governo. No entanto, diz-se vítima de "linchamento mediático". François de Rugy, ministro francês do …

Os escoceses estão a gerar energia eólica suficiente para abastecer duas Escócias

No primeiro semestre de 2019, a Escócia gerou energia eólica suficiente para abastecer as suas casas duas vezes. Segundo divulgou esta quarta-feira o Science Alert, as turbinas geraram 9,8 milhões de megawatts-hora de eletricidade entre janeiro …

Comentários racistas de Trump condenados na Câmara de Representantes

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na terça-feira uma moção na qual condena o presidente Donald Trump pelos "comentários racistas" dirigidos a quatro mulheres congressistas, sugerindo-lhes que "regressassem aos seus países de origem". A …

PCP quer creches gratuitas e passes sociais em todo o país

O secretário-geral comunista destacou sete compromissos, incluindo a ideia de uma rede de creches gratuitas e o limite máximo de 40 euros para os passes sociais, na apresentação do programa eleitoral do partido, num hotel …

Governo retira estatuto do antigo combatente na véspera de votação

O Governo retirou a proposta de lei sobre o estatuto do antigo combatente por dificuldades no modelo de sustentabilidade financeira resultantes das propostas apresentadas pelos partidos no Parlamento. O anúncio da retirada da proposta foi feito …

Bolsonaro "está decidido". Vai indicar filho para embaixador nos Estados Unidos

Jair Bolsonaro disse que "está decidido" que irá indicar o filho Eduardo Bolsonaro para embaixador em Washington, capital dos Estados Unidos da América. Esta terça-feira, o Presidente do Brasil disse que “está decidido” a indicar o …