Neil deGrasse. Fox e National Geographic investigam acusações de assédio sexual

trondheim / Flickr

Neil DeGrasse Tyson

As emissoras Fox e National Geographic estão a investigar as acusações de assédio sexual ao astrofísico e apresentador Neil DeGrasse Tyson, que já disse estar disponível para colaborar com uma “investigação imparcial”.

A Fox e a National Geographic estão a investigar as acusações de assédio sexual ao astrofísico e apresentador Neil DeGrasse. Na passada quinta-feira, o portal religioso Patheus publicou um artigo no qual o astrofísico era acusado de comportamentos abusivos por duas mulheres.

De acordo com fontes das duas emissoras, ouvidas pela The Hollywood Reporter, a Fox e a National Geographic dizem estar “comprometidas com uma investigação sobre este tema”, adiantando ainda que vão atuar assim que houver conclusões. Neil DeGrasse, apresentador do programa Cosmos, já disse estar disponível para colaborar com uma “investigação imparcial”.

No artigo do portal religioso, o astrofísico é acusado por duas mulheres de comportamentos abusivos. Katelyn N. Allers, professora de Física e Astronomia da Universidade de Bucknell, e Ashley Watson, que foi assistente de Tyson, acusaram-no de tocá-las de forma “inadequada” e de “fazer insinuações sexuais explícitas“.

Segundo o Jornal i, estas acusações juntam-se a uma anterior, feita em 2014 por Tchina Amet, em que Neil DeGrasse é acusado de violação.

No Facebook, o astrofísico lamenta “o clima ‘me too’ criado”, nega todas as acusações e diz-se disponível para colaborar na investigação. O astrofísico acrescenta ainda que este clima, criado pelo Movimento Me Too, faz com que os homens acusados de assédio sexual sejam imediatamente julgados pela opinião pública, prejudicando a sua reputação e casamento, por vezes de forma “irreversível”.

“Em qualquer alegação, as provas são importantes. Mas o que acontece quando é apenas a palavra de uma pessoa contra a de outra? As pessoas tendem a julgar quem é mais credível. É aqui qu uma investigação imparcial pode servir à verdade – e terão a minha total cooperação para o fazer”, escreveu Tyson.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Júlio Isidro recebe Medalha de Mérito Cultural

O Governo atribuiu a Medalha de Mérito Cultural ao locutor e apresentador de televisão Júlio Isidro, realçando o “inestimável trabalho de uma vida dedicada” ao audiovisual. A entrega da Medalha de Mérito Cultural foi feita, num …

EUA. Mulher é detida após tentar construir uma bomba numa loja da Walmart

Uma norte-americana foi detida numa loja da Walmart, na Florida, Estados Unidos (EUA), após tentar construir uma bomba dentro do estabelecimento comercial. A mulher, que tinha uma criança consigo, foi identificada pelo segurança quando andava sem …

Simeone reitera confiança em João Félix. "Acreditamos totalmente nele"

O técnico do Atlético de Madrid, Diego Simeone, voltou a falar de João Félix esta sexta-feira, reiterando toda a confiança no avançado de 20 anos. "A Supertaça foi mais um passo de experiência para um rapaz …

Ensino Superior com mais concursos para professores em 2019

As instituições de Ensino Superior abriram, em 2019, mais 948 concursos para a carreira docente do que em 2018, anunciou, esta quinta-feira, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. De acordo com uma nota do …

Paulo Gonçalves. Seguradoras atrasam autópsia e trasladação do corpo para Portugal

Paulo Gonçalves faleceu no domingo, aos 40 anos, na sequência de uma queda sofrida ao quilómetro 273 da sétima de 12 etapas do Rali Dakar. Exigências das seguradoras quanto a despistes toxicológicos ao corpo de Paulo …

Estivadores vão fazer greve em Setúbal e ameaçam fazer o mesmo em Lisboa

O Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) revelou esta sexta-feira que vai entregar já na segunda-feira um pré-aviso de greve no Porto de Setúbal e ameaça fazer o mesmo no Porto de Lisboa. “Os trabalhadores …

Segundo maior diamante transforma-se em joias Louis Vuitton

Depois de cortado e polido, o segundo maior diamante da história será transformado numa coleção de joias da Louis Vuitton. A Lucara Diamond encontrou o diamante Sewelo, de 1.758 quilates, na sua mina do Botswana, no …

Filho do presidente da Câmara de Pedrógão Grande "sem memória" no caso da reconstrução de casas

O adjunto do presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Telmo Alves, que também é filho do autarca, disse em Tribunal que desconhece o processo de reconstrução das casas ardidas no incêndio no concelho, em 2017, …

Joacine não está inscrita no congresso do Livre

De acordo com o semanário Expresso, a deputada única do Livre não se inscreveu na reunião magna do partido, que se realiza este fim de semana, em Lisboa. A deputada do Livre, Joacine Katar Moreira, e …

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE aos contratos individuais do Estado e aos precários regularizados no PREVPAP, disse Alexandra Leitão, esta sexta-feira, no Parlamento. A ministra da Modernização do Estado e da Administração …