Negócios ruinosos na Caixa Geral de Depósitos continuam sem arguidos

João Carvalho / wikimedia

Edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos, CGD

Apesar de ter arrancado em 2016, o inquérito do Ministério Público aos maiores devedores da Caixa Geral de Depósitos (CGD) continua sem qualquer arguido constituído, confirmou a Procuradoria-Geral da República.

A Procuradoria-Geral da República confirmou ao Correio da Manhã, que avança a notícia nesta qurta-feora, que “o inquérito em que se investigam factos relacionados com a CGD encontra-se em investigação” e que “não tem arguidos constituídos“.

Estão em causa suspeitas de gestão danosa na atribuição de financiamentos. A lista com os 100 maiores devedores do banco estatal, com créditos em incumprimento cujo valor ascende a cerca de 2,5 mil milhões de euros, é considerada fulcral para a investigação, escreve o matutino.

Antes de se demitir em dezembro de 2016 e dar lugar a Paulo Macedo na liderança da Caixa, António Domingues comunicou ao Ministério Público os financiamentos contabilizados por devedor, respetivos montantes, datas de aprovação, imparidades, reestruturações, garantias e planos de recuperação dos créditos.

O diário recorda que entre os maiores devedores do banco estão o grupo Artlant (fábrica da ex-La Seda em Sines), a Acuinova (aquacultura da Pescanova em Mira), Vale do Lobo, o grupo Efacec e várias sociedades do Grupo Espírito Santo.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. enquanto isso os politiqueiros cá do burgo como o sr PR, continuam a apelar ao voto nesta cambada.

    cínicos e hipócritas, para não lhes chamar o que verdadeiramente são.

      • cegos são os que se recusam a ver.

        sim pq os outros são todos tão honestos e querem tanto o nosso bem, basta olhar para a ex-URSS, Cuba, NK, Venezuela, entre outros paraísos.

        olhar para as sonsinhas dos blocos e afins que são todos tão sérios.
        deixe de ter palas nos olhos, é tudo a mesma coisa, admito que individualmente um ou outro em qq dos partidos seja honesto, agora como grupo são todos farinha do mesmo saco, basta ver como votam na AR qd é para proteger os interesses deles.

        • “…basta olhar para a ex-URSS, Cuba, NK, Venezuela…”?!!
          Que mistura!…
          São tudo ditaduras, mas são bem diferentes entre elas – a principal semelhança é que, por lá, os partidos são apenas para enfeitar…
          .
          Há muitos partidos em Portugal; se tens medo dos outros; continua a votar cegamente nos que ajudaram a roubar a CGD… ou pior, deixa os outros votarem por ti – depois queixa-te!…

  2. Devedores à CGD
    Os políticos não tem interesse que o Zé tome conhecimento.
    É uma Instituição pública, sustentada com os impostos pagos pelo Zé.
    Isto devia ser mais um caso para o Ministério Público averiguar.

  3. A cela do vara, em Évora, já está limpa e desinfetada desde 18 do mês passado. Está só à espera do inquilino. A cela era de um polícia pedófilo e agora passa a ser de um gatuno de bancos “socialista”. Mas isto é tudo só por causa de uns robalos. Imagino quando for condenado na operação marquês…!

RESPONDER

Tondela vs Porto | Dragões garantem vantagem para o Clássico

O FC Porto fez o que lhe competia para garantir que chegava ao “clássico” do próximo sábado, com o Benfica, no primeiro lugar do campeonato. Na visita ao Tondela, os “dragões” não deram grandes veleidades …

Enfermeiras suspeitas de sabotar hospital com baratas. Queriam emprego melhor

Enfermeiras das emergências de um hospital italiano terão, alegadamente, libertado baratas no seu departamento. O objetivo era conseguirem uma transferência para outro hospital. As autoridades sanitárias da região de Nápoles abriram uma investigação a um caso …

Cancro do colo do útero pode ser extinto até 2100

Todos os anos, o cancro do colo do útero é a causa de morte de mais de 300 mil mulheres em todo o mundo - mas pode ser extinto até 2100. No ano passado, o diretor-geral …

Fortnite retira anúncios do YouTube para fugir aos predadores sexuais

A produtora de videojogos que criou o Fortnite, muito popular entre jovens e crianças, decidiu retirar os anúncios publicitários do YouTube por temer que estes apareçam ao lado de comentários publicados por pedófilos. A empresa norte-americana …

O alpinista sem pernas que chegou ao cume do Everest foi premiado com o "Momento do Ano"

Um alpinista chinês de 69 anos, que tem ambas as pernas amputadas, conseguiu chegar ao topo do Evereste em maio de 2018. A perseverança de Xia Boyu valeu-lhe nesta semana um prémio.  Em 1975, Xia Boyu …

Numa empresa neozelandesa só se trabalham quatro dias por semana (mas a produtividade aumentou)

Em março e abril do ano passado, uma empresa neozelandesa implementou um novo modelo laboral: trabalhar apenas quatro dias por semana. O estudo final foi publicado esta terça-feira e as conclusões mostram resultados animadores. Quase um …

Portugueses não sabem fazer queixa contra discriminação (e acham que não vale a pena)

Quase toda a gente já ouviu falar de discriminação ou crimes de ódio, mas a maioria tem dificuldade em distinguir os conceitos, desconhece o que fazer perante um caso ou a quem recorrer para fazer …

Imigrantes que entraram ilegais em Portugal terão visto desde que tenham um ano de descontos

Os imigrantes que se encontram em Portugal a trabalhar e a descontar para a Segurança Social há pelo menos 12 meses vão poder ter a autorização de residência mesmo que não tenham entrado no país …

Estudantes no Porto até aos 15 anos vão andar gratuitamente de metro e autocarro

A Câmara do Porto vai garantir passes gratuitos para residentes estudantes na cidade até aos 15 anos, complementando a medida do Governo que prevê a gratuitidade do título de transporte até aos 12 anos. O anúncio …

Ryanair e Wizz Air multadas por restrições na bagagem de mão

A autoridade da concorrência italiana aplicou nesta quinta-feira uma multa de três milhões de euros à companhia aérea Ryanair e de um milhão de euros à Wizz Air, outra low cost, pelo suplemento aplicado à …