Negócios ruinosos na Caixa Geral de Depósitos continuam sem arguidos

João Carvalho / wikimedia

Edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos, CGD

Apesar de ter arrancado em 2016, o inquérito do Ministério Público aos maiores devedores da Caixa Geral de Depósitos (CGD) continua sem qualquer arguido constituído, confirmou a Procuradoria-Geral da República.

A Procuradoria-Geral da República confirmou ao Correio da Manhã, que avança a notícia nesta qurta-feora, que “o inquérito em que se investigam factos relacionados com a CGD encontra-se em investigação” e que “não tem arguidos constituídos“.

Estão em causa suspeitas de gestão danosa na atribuição de financiamentos. A lista com os 100 maiores devedores do banco estatal, com créditos em incumprimento cujo valor ascende a cerca de 2,5 mil milhões de euros, é considerada fulcral para a investigação, escreve o matutino.

Antes de se demitir em dezembro de 2016 e dar lugar a Paulo Macedo na liderança da Caixa, António Domingues comunicou ao Ministério Público os financiamentos contabilizados por devedor, respetivos montantes, datas de aprovação, imparidades, reestruturações, garantias e planos de recuperação dos créditos.

O diário recorda que entre os maiores devedores do banco estão o grupo Artlant (fábrica da ex-La Seda em Sines), a Acuinova (aquacultura da Pescanova em Mira), Vale do Lobo, o grupo Efacec e várias sociedades do Grupo Espírito Santo.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. enquanto isso os politiqueiros cá do burgo como o sr PR, continuam a apelar ao voto nesta cambada.

    cínicos e hipócritas, para não lhes chamar o que verdadeiramente são.

      • cegos são os que se recusam a ver.

        sim pq os outros são todos tão honestos e querem tanto o nosso bem, basta olhar para a ex-URSS, Cuba, NK, Venezuela, entre outros paraísos.

        olhar para as sonsinhas dos blocos e afins que são todos tão sérios.
        deixe de ter palas nos olhos, é tudo a mesma coisa, admito que individualmente um ou outro em qq dos partidos seja honesto, agora como grupo são todos farinha do mesmo saco, basta ver como votam na AR qd é para proteger os interesses deles.

        • “…basta olhar para a ex-URSS, Cuba, NK, Venezuela…”?!!
          Que mistura!…
          São tudo ditaduras, mas são bem diferentes entre elas – a principal semelhança é que, por lá, os partidos são apenas para enfeitar…
          .
          Há muitos partidos em Portugal; se tens medo dos outros; continua a votar cegamente nos que ajudaram a roubar a CGD… ou pior, deixa os outros votarem por ti – depois queixa-te!…

  2. Devedores à CGD
    Os políticos não tem interesse que o Zé tome conhecimento.
    É uma Instituição pública, sustentada com os impostos pagos pelo Zé.
    Isto devia ser mais um caso para o Ministério Público averiguar.

  3. A cela do vara, em Évora, já está limpa e desinfetada desde 18 do mês passado. Está só à espera do inquilino. A cela era de um polícia pedófilo e agora passa a ser de um gatuno de bancos “socialista”. Mas isto é tudo só por causa de uns robalos. Imagino quando for condenado na operação marquês…!

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …