Negócios ruinosos na Caixa Geral de Depósitos continuam sem arguidos

João Carvalho / wikimedia

Edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos, CGD

Apesar de ter arrancado em 2016, o inquérito do Ministério Público aos maiores devedores da Caixa Geral de Depósitos (CGD) continua sem qualquer arguido constituído, confirmou a Procuradoria-Geral da República.

A Procuradoria-Geral da República confirmou ao Correio da Manhã, que avança a notícia nesta qurta-feora, que “o inquérito em que se investigam factos relacionados com a CGD encontra-se em investigação” e que “não tem arguidos constituídos“.

Estão em causa suspeitas de gestão danosa na atribuição de financiamentos. A lista com os 100 maiores devedores do banco estatal, com créditos em incumprimento cujo valor ascende a cerca de 2,5 mil milhões de euros, é considerada fulcral para a investigação, escreve o matutino.

Antes de se demitir em dezembro de 2016 e dar lugar a Paulo Macedo na liderança da Caixa, António Domingues comunicou ao Ministério Público os financiamentos contabilizados por devedor, respetivos montantes, datas de aprovação, imparidades, reestruturações, garantias e planos de recuperação dos créditos.

O diário recorda que entre os maiores devedores do banco estão o grupo Artlant (fábrica da ex-La Seda em Sines), a Acuinova (aquacultura da Pescanova em Mira), Vale do Lobo, o grupo Efacec e várias sociedades do Grupo Espírito Santo.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. enquanto isso os politiqueiros cá do burgo como o sr PR, continuam a apelar ao voto nesta cambada.

    cínicos e hipócritas, para não lhes chamar o que verdadeiramente são.

      • cegos são os que se recusam a ver.

        sim pq os outros são todos tão honestos e querem tanto o nosso bem, basta olhar para a ex-URSS, Cuba, NK, Venezuela, entre outros paraísos.

        olhar para as sonsinhas dos blocos e afins que são todos tão sérios.
        deixe de ter palas nos olhos, é tudo a mesma coisa, admito que individualmente um ou outro em qq dos partidos seja honesto, agora como grupo são todos farinha do mesmo saco, basta ver como votam na AR qd é para proteger os interesses deles.

        • “…basta olhar para a ex-URSS, Cuba, NK, Venezuela…”?!!
          Que mistura!…
          São tudo ditaduras, mas são bem diferentes entre elas – a principal semelhança é que, por lá, os partidos são apenas para enfeitar…
          .
          Há muitos partidos em Portugal; se tens medo dos outros; continua a votar cegamente nos que ajudaram a roubar a CGD… ou pior, deixa os outros votarem por ti – depois queixa-te!…

  2. Devedores à CGD
    Os políticos não tem interesse que o Zé tome conhecimento.
    É uma Instituição pública, sustentada com os impostos pagos pelo Zé.
    Isto devia ser mais um caso para o Ministério Público averiguar.

  3. A cela do vara, em Évora, já está limpa e desinfetada desde 18 do mês passado. Está só à espera do inquilino. A cela era de um polícia pedófilo e agora passa a ser de um gatuno de bancos “socialista”. Mas isto é tudo só por causa de uns robalos. Imagino quando for condenado na operação marquês…!

RESPONDER

Magia termodinâmica. Dispositivo promete transformar água a ferver em gelo sem consumir energia

Físicos da Universidade de Zurique, na Suíça, desenvolveram um dispositivo incrivelmente simples que permite que o calor flua temporariamente de um objeto frio para outro objeto quente sem precisar de uma fonte de alimentação externa. Para …

Papagaio cúmplice de criminosos detido pelas autoridades brasileiras

No Brasil, um papagaio cúmplice de traficantes de droga foi preso pelas autoridades. O animal avisava o casal de criminosos da chegada da polícia. Na favela da cidade de Teresina, no Brasil, o papagaio dizia "a …

Há duas portuguesas desaparecidas e sete mortos após naufrágio em São Tomé e Príncipe

O número de mortos causados pelo naufrágio de um navio perto da ilha são-tomense do Príncipe subiu para sete, existindo ainda 10 desaparecidos, disse fonte do governo regional. “Mais um corpo sem vida, de uma criança, …

Casal está em risco de pena de morte por construir uma casa no mar

Um americano e a sua namorada tailandesa podem terminar os seus dias na prisão ou até serem condenados à morte. As autoridades da Tailândia acusam o casal de ter construído uma casa em águas do país …

Muitas pessoas não se conseguem localizar num mapa

Quando o mau tempo ameaça, os meteorologistas usam mapas para mostrar onde estão localizadas as tempestades e para onde vão. Mas é importante que as pessoas saibam se estão no caminho destas catástrofes. Uma percentagem substancial …

Milícia planeava assassinar Barack Obama e Hillary Clinton

O líder de uma milícia norte-americana que capturava imigrantes sem documentos na fronteira com o México, Larry Hopkins, foi detido no sábado e confessou ao FBI que o grupo planeava matar Barack Obama, Hillary Clinton …

Urina ajuda arqueólogos a acompanhar a ascensão da agricultura

Estudar os vestígios de urina de ovelhas e cabras está a fornecer aos arqueólogos um vislumbre da domesticação de animais numa aldeia turca há 10.000 anos. Uma das transições mais marcantes da História foi quando o …

Inscrição antiga revela o que aconteceu à cidade prestes a tornar-se a capital da Assíria

Cientistas decifraram um texto do Rei Sargão II da Assíria, que governou entre 722 e 705 a.C. A inscrição, mal conservada, relata a conquista da cidade de Carquemis, descobrindo os planos para transformá-la na nova …

Uma das praias mais famosas do Hawai está prestes a ficar submersa

Os legisladores estão a tomar medidas para enfrentar os efeitos da mudança climática antes que seja tarde demais numa nova tentativa de reconstruir a famosa praia de Waikiki para proteger os moradores de futuras inundações. O …

Afinal, a chita não é o animal mais rápido do mundo

A classificação dos animais mais rápidos do planeta não tem, na maioria das vezes, em conta a proporção do seu tamanho e da sua velocidade máxima. Esta classificação, que utiliza como medida a quantidade de segundos …