Negócio de manutenção da TAP fecha portas ao fim de 13 anos com quase 600 milhões

1

Empresa fechou 2021 com um prejuízo de 84,3 milhões.

Após 13 anos de operações, o negócio de manutenção e engenharia da TAP no Brasil chega ao fim com resultados novamente. Segundo o relatório e contas do grupo, a TAP M&E Brasil gerou, em 2021, prejuízos no valor de 84,3 milhões de euros, o que eleva o total de perdas para 593 milhões de euros, se se considerar os valores desde 2008, o primeiro ano completo em que a TAP deteve a totalidade do capital da empresa.

A estimativa foi feita pelo jornal Público, que adianta na sua edição de hoje que, aquando do encerramento do negócio (em maio), este contava com 385 trabalhadores. A decisão de terminar com a atividade foi anunciada em janeiro, no plano de reestruturação aprovado por Bruxelas.

Para além das perdas de 84,3 milhões de euros, a TAP SGPS tem também um resultado negativo de 11, 8 milhões de euros na Portugália (-14 milhões em 2020), ao passo que a Groundforce obteve um prejuízo de 7,8 milhões e euros (-26 milhões em 2020).

No ano passado, as ondas de choque da TAP M&E Brasil fizeram-se sentir nos números da TAP SA, que sofreu um prejuízo de 1599,1 milhões de euros. A mesma fonte fala numa imparidade de 884,7 milhões devidos pela holding que, segundo a TAP, “resulta essencialmente de um conjunto acumulado de transferências de fundos, cujo destino final seria a TAP M&E Brasil para satisfazer as suas necessidades de liquidez”.

No final do ano passado, foi também constituída uma provisão de 140,3 milhões de euros que, segundo o relatório e contas da empresa, é “a estimativa de encargos que a TAP S.A assumirá no âmbito do financiamento do processo de liquidação da TAP ME Brasil”.

Esta manobra colocou termo ao processo que se iniciou em 2005, em parceria com a Geocapital, acabando a TAP por ficar com 100% do capital da antiga VEM dois anos depois — num negócio que foi alvo de investigação.

ZAP //

1 Comment

  1. É só desgraças no âmbito da TAP. Porque não largam esta porcaria de vez? Por isso é que os nossos impostos não há meio de baixarem? Só por ideologia é que esta gente mantém a desgraçada TAP. Haja alguém que acabe com este contorcionismos ilusionistas. Portugal não pode manter este monstro desastroso. O povo está farto disto – a TAP por mais que tentem curá-la, não tem viabilidade, face à conorrência consistente, hábil e engenhosa, em que o preço é deveras cativante.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.