Gruta em Setúbal mostra que os Neandertais também eram pescadores

Erich Ferdinand / Flickr (OD)

O Homem do Neandertal

Cientistas encontraram restos de alimentos numa gruta, no distrito de Setúbal, que comprovam que os Neandertais também se alimentavam de espécies marinhas.

De acordo com o jornal espanhol ABC, restos encontrados por uma equipa de arqueólogos na gruta da Figueira Brava, no distrito de Setúbal, que datam de 106 mil a 86 mil anos, demonstram, pela primeira vez, que os Neandertais também viviam do mar.

Até agora, os recursos do mar como fonte de alimento só tinham sido verificados em humanos modernos em África, como o Homo sapiens.

O estudo, publicado, esta sexta-feira, na revista científica Science, relata que esta espécie humana também se alimentava regularmente de peixes, moluscos, crustáceos e até outras espécies marinhas como focas e golfinhos. Além disso, este hominídeo também caçava veados, cabras, cavalos e outras presas mais pequenas como tartarugas.

Segundo o diário espanhol, os cientistas também encontraram restos de oliveira, videira, figueira e outro tipo de árvores e plantas típicas do clima mediterrâneo queimados. Embora o mais abundante tenha sido o pinheiro-manso, cuja madeira era usada como combustível e os pinhões como alimento.

A introdução na dieta Neandertal de frutos do mar é interessante, já que estes alimentos são ricos em ómega 3 e outros ácidos graxos que promovem o desenvolvimento do tecido cerebral.

Muitos investigadores especularam que o consumo de peixe ou marisco pode ter aumentado as capacidades cognitivas das populações humanas em África, permitindo o aparecimento do pensamento abstrato e da comunicação simbólica. Isso, por sua vez, justificaria a sua suposta superioridade e “triunfo” sobre outras espécies humanas.

“O nosso estudo demonstra que essa hipótese não é nada mais do que uma história. Se o consumo de recursos marinhos foi fundamental no desenvolvimento do cérebro e da cognição, foi para toda a Humanidade, incluindo os Neandertais”, explica ao mesmo jornal João Zilhão, investigador da Instituição Catalã de Investigação e Estudos Avançados (ICREA), em Espanha, e um dos autores do estudo.

“O mais provável, no entanto, é que a importância dessa dieta tenha sido muito exagerada. Simplesmente tem sido usada como argumento para justificar a narrativa da superioridade dos Sapiens”, acrescenta.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 1-0 Boavista | “Leão” bate “Pantera” e é campeão!

O Sporting é campeão nacional. Dezanove anos depois e à boleia de um golo de Paulinho, os leões conquistaram o seu 19.º campeonato. O Sporting é o campeão nacional época 2020/21. A formação de Alvalade conquistou …

Nave da NASA começou a viagem de regresso à Terra (e vem com a barriga cheia de amostras do asteróide Bennu)

Osiris-Rex, a nave espacial da NASA que tem voado em redor do asteróide Bennu desde 2018, iniciou a sua viagem de regresso à Terra (e vem carregada de amostras espaciais). A nave espacial da NASA coletou …

Negacionistas ponderam vir a usar máscara (para se protegerem dos vacinados)

Uma nova teoria da conspiração argumenta que os vacinados vão "verter" certas proteínas prejudiciais para os não vacinados. A solução passa por usarem máscara e cumprirem o distanciamento social. Embora o uso de equipamento de proteção …

Falcon 10 X: o jato executivo com a maior cabine do mundo

Na semana passada, a Dassault Aviation anunciou mais um elemento da família Falcon, que tem a ambiciosa meta de ser a nova referência no mercado de aviação executiva. O Falcon 10X está agora entre os jatos …

Pandemia "roubou" habitantes a Nova Iorque, mas a cidade está a renascer novamente

A pandemia de covid-19 "esvaziou" cidades norte-americanas, que mostram agora possíveis sinais de renascimento, de acordo com uma análise que sugere que os deslocamentos do ano passado terão sido temporários. Os dados da Unacast, uma empresa …

"100% confirmado". Naufrágio perto de Malta é do submarino HMS Urge

Mergulhadores confirmaram a identidade de um submarino britânico que foi afundado por uma mina alemã perto de Malta, em 1942, pondo fim às especulações de que tinha naufragado por culpa de aviões de guerra italianos, …

Confrontos entre polícia e adeptos do Sporting junto ao estádio

Na noite da festa leonina, viveram-se momentos de grande tensão. Polícia e adeptos envolveram-se em confrontos junto ao Estádio de Alvalade, esta terça-feira. Adeptos do Sporting e elementos das forças de segurança entraram em confronto nas …

Tribunal não encontra credores do Banif no estrangeiro

Alguns credores do Banif que estão no estrangeiro ainda não foram notificados, segundo o anúncio de citação de credores residentes no estrangeiro, datado de 06 de maio. Caso não seja possível encontrá-los, em breve todos …

Novas reações nucleares nas ruínas de Chernobyl. São como "brasas numa churrasqueira"

Nas profundezas das ruínas da Central Nuclear de Chernobyl, 35 anos após o pior acidente nuclear da História, as reações de fissão nuclear começaram a surgir novamente. Uma equipa de cientistas do Safety Problems of Nuclear …

A moeda digital da China pode ser o futuro do dinheiro, mas levanta preocupações

A moeda digital da China pode ser o modelo do futuro do dinheiro, mas levante preocupações relativamente à estabilidade da economia mundial. A China está a registar um progresso promissor com os testes do yuan digital. …