Gruta em Setúbal mostra que os Neandertais também eram pescadores

Erich Ferdinand / Flickr (OD)

O Homem do Neandertal

Cientistas encontraram restos de alimentos numa gruta, no distrito de Setúbal, que comprovam que os Neandertais também se alimentavam de espécies marinhas.

De acordo com o jornal espanhol ABC, restos encontrados por uma equipa de arqueólogos na gruta da Figueira Brava, no distrito de Setúbal, que datam de 106 mil a 86 mil anos, demonstram, pela primeira vez, que os Neandertais também viviam do mar.

Até agora, os recursos do mar como fonte de alimento só tinham sido verificados em humanos modernos em África, como o Homo sapiens.

O estudo, publicado, esta sexta-feira, na revista científica Science, relata que esta espécie humana também se alimentava regularmente de peixes, moluscos, crustáceos e até outras espécies marinhas como focas e golfinhos. Além disso, este hominídeo também caçava veados, cabras, cavalos e outras presas mais pequenas como tartarugas.

Segundo o diário espanhol, os cientistas também encontraram restos de oliveira, videira, figueira e outro tipo de árvores e plantas típicas do clima mediterrâneo queimados. Embora o mais abundante tenha sido o pinheiro-manso, cuja madeira era usada como combustível e os pinhões como alimento.

A introdução na dieta Neandertal de frutos do mar é interessante, já que estes alimentos são ricos em ómega 3 e outros ácidos graxos que promovem o desenvolvimento do tecido cerebral.

Muitos investigadores especularam que o consumo de peixe ou marisco pode ter aumentado as capacidades cognitivas das populações humanas em África, permitindo o aparecimento do pensamento abstrato e da comunicação simbólica. Isso, por sua vez, justificaria a sua suposta superioridade e “triunfo” sobre outras espécies humanas.

“O nosso estudo demonstra que essa hipótese não é nada mais do que uma história. Se o consumo de recursos marinhos foi fundamental no desenvolvimento do cérebro e da cognição, foi para toda a Humanidade, incluindo os Neandertais”, explica ao mesmo jornal João Zilhão, investigador da Instituição Catalã de Investigação e Estudos Avançados (ICREA), em Espanha, e um dos autores do estudo.

“O mais provável, no entanto, é que a importância dessa dieta tenha sido muito exagerada. Simplesmente tem sido usada como argumento para justificar a narrativa da superioridade dos Sapiens”, acrescenta.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Edifícios impressos em 3D pelo exército norte-americano

Exército dos EUA pode agora imprimir edifícios de cimento em 3D em zonas de desastre

O objectivo da tecnologia é facilitar a construção de casas e pontes quando são precisas com urgência em zonas afectadas por catástrofes. O Corpo de Engenheiros do exército norte-americano pode agora imprimir quartéis, bunkers e outras …

Monumento Pillar of Shame, na Universidade de Hong Kong

Pillar of Shame foi, em tempos, um testemunho da liberdade de Hong Kong. Agora, dizem-lhe adeus

Em tempos, a escultura Pillar of Shame, plantada na Universidade de Hong Kong, foi um testemunho das liberdades da cidade. Agora, está a ser removida. Exposta há mais de 20 anos na Universidade de Hong Kong, …

Arquitetura em nome do amor. Homem constrói casa giratória para que a esposa possa escolher a vista

Na Bósnia, um autodidata de 72 anos construiu uma casa invulgar: a habitação gira 360 graus para mudar de vista. Algumas das mais bonitas obras arquitetónicas do mundo nasceram em nome do amor. É o …

Novo SEF deverá chamar-se Agência para as Migrações e Asilo

Afinal, já não vai haver um Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), mas sim uma Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA). De acordo com o …

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, com o guarda-redes Diogo Costa

Diogo Costa renova com o FC Porto até 2026

O guarda-redes Diogo Costa renovou contrato com o FC Porto até 2026, anunciaram os dragões, na tarde deste sábado. Diogo Costa, de 22 anos, aproveitou a lesão de Marchesín no início da temporada e assumiu a …

O algoritmo das plataformas de streaming afeta o que vemos (e quem somos)

As plataformas de streaming usam um algoritmo que afeta aquilo que vemos e o que queremos ver, moldando a nossa personalidade. Squid Game, o drama coreano distópico da Netflix, tornou-se a série mais vista lançada pela …

BPN e Banif custam mais do que alívio de IRS e subida de pensões

A despesa prevista no OE2022 para os veículos financeiros dos antigos Banif e BPN supera o valor previsto para medidas como o alívio no IRS e o aumento extra das pensões. Tal como destaca o Dinheiro …

A praia de Katoku, no Japão.

Praia intocada no Japão é uma das últimas do país. A sua pureza está a ser violada

A praia em Katoku, no Japão, é parte do Património Mundial da UNESCO. A construção de um paredão está a dividir a população local. Nesta praia cercada por montanhas em Katoku, no Japão, quase não há …

"Amazónia está próxima do ponto de não retorno", alerta ex-ministra brasileira

Ex-ministra brasileira do Meio Ambiente alertou, este sábado, para a aproximação da Amazónia de uma catástrofe ambiental de proporções planetárias, durante um evento da Universidade Estadual da Califórnia, Santa Bárbara (UCSB). "A Amazónia já está próxima …

Estátuas usadas num jardim eram, afinal, relíquias egípcias com milhares de anos

Duas estátuas de pedra, usadas durante muito tempo como simples decoração de jardim, foram vendidas por cerca de 230 mil euros, depois de se ter chegado à conclusão que eram, afinal, relíquias egípcias com milhares …