Gruta em Setúbal mostra que os Neandertais também eram pescadores

Erich Ferdinand / Flickr (OD)

O Homem do Neandertal

Cientistas encontraram restos de alimentos numa gruta, no distrito de Setúbal, que comprovam que os Neandertais também se alimentavam de espécies marinhas.

De acordo com o jornal espanhol ABC, restos encontrados por uma equipa de arqueólogos na gruta da Figueira Brava, no distrito de Setúbal, que datam de 106 mil a 86 mil anos, demonstram, pela primeira vez, que os Neandertais também viviam do mar.

Até agora, os recursos do mar como fonte de alimento só tinham sido verificados em humanos modernos em África, como o Homo sapiens.

O estudo, publicado, esta sexta-feira, na revista científica Science, relata que esta espécie humana também se alimentava regularmente de peixes, moluscos, crustáceos e até outras espécies marinhas como focas e golfinhos. Além disso, este hominídeo também caçava veados, cabras, cavalos e outras presas mais pequenas como tartarugas.

Segundo o diário espanhol, os cientistas também encontraram restos de oliveira, videira, figueira e outro tipo de árvores e plantas típicas do clima mediterrâneo queimados. Embora o mais abundante tenha sido o pinheiro-manso, cuja madeira era usada como combustível e os pinhões como alimento.

A introdução na dieta Neandertal de frutos do mar é interessante, já que estes alimentos são ricos em ómega 3 e outros ácidos graxos que promovem o desenvolvimento do tecido cerebral.

Muitos investigadores especularam que o consumo de peixe ou marisco pode ter aumentado as capacidades cognitivas das populações humanas em África, permitindo o aparecimento do pensamento abstrato e da comunicação simbólica. Isso, por sua vez, justificaria a sua suposta superioridade e “triunfo” sobre outras espécies humanas.

“O nosso estudo demonstra que essa hipótese não é nada mais do que uma história. Se o consumo de recursos marinhos foi fundamental no desenvolvimento do cérebro e da cognição, foi para toda a Humanidade, incluindo os Neandertais”, explica ao mesmo jornal João Zilhão, investigador da Instituição Catalã de Investigação e Estudos Avançados (ICREA), em Espanha, e um dos autores do estudo.

“O mais provável, no entanto, é que a importância dessa dieta tenha sido muito exagerada. Simplesmente tem sido usada como argumento para justificar a narrativa da superioridade dos Sapiens”, acrescenta.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-Benfica Garay acusa Valência de "campanha difamatória"

Ezequiel Garay acusou o Valência de levar a cabo uma "campanha difamatória" contra si. "Dói ver estas coisas quando estão a prejudicar os que amas", disse o argentino. O ex-jogador do SL Benfica Ezequiel Garay cumpre …

O maior salto em cinco anos. Dívida pública atingiu recorde em abril

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, o valor mais alto desde 1995, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal. A dívida pública aumentou para o valor recorde de 262,1 …

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …

Pescadores já podem capturar sardinha, mas recuo no consumo é uma preocupação

Os pescadores voltam a poder capturar sardinha, a partir desta segunda-feira, e até 31 de julho, com limites diários e semanais, segundo um despacho publicado em Diário da República. De acordo com o diploma, assinado pelo …

Madeirense contesta quarentena obrigatória em Tribunal (e há uma sentença que lhe dá razão)

Uma cidadã madeirense que chegou no domingo à Madeira e recusa cumprir quarentena num hotel entregou um pedido de ‘habeas corpus’ no Juízo de Instrução Criminal do Tribunal do Funchal. A acompanhar o pedido está …