Navios de guerra russos voltaram a passar por águas portuguesas

Paul A. Vise / Wikimedia

O porta-aviões Kuznetsov, navio-almirante da frota da Rússia no Atlântico norte, em 1991, escoltado pelo contratorpedeiro norte-americano USS Deyo

A Marinha vigiou durante o fim de semana a passagem de uma força aeronaval russa, composta por seis navios, por águas de jurisdição portuguesa em trânsito de Gibraltar para o Báltico.

Em comunicado, a Marinha portuguesa informa que a força aeronaval russa composta por seis navios, entre os quais o porta-aviões “Almirante Kuznetsov”, o “Pyotr Velikiy” (cruzador), o contratorpedeiro “Alexander Shabalin”, o “Lena” (reabastecedor), “Sergey Osipov” (reabastecedor) e o “Nicolay Chiker” (rebocador).

A força russa provinha do Mediterrâneo Oriental e da Síria, em trânsito de Gibraltar para o Báltico, quando passou pela Zona Económica Exclusiva (ZEE) portuguesa.

“A esquadra russa entrou na ZEE portuguesa às 19h de sexta-feira, e começou por ser acompanhada por duas lanchas de fiscalização baseadas no Algarve e pelo navio patrulha oceânico Figueira da Foz”, é indicado.

A Marinha salienta que “posteriormente, já na costa ocidental juntou-se a fragata Bartolomeu Dias que também acompanhou a frota russa até à saída da ZEE portuguesa, no limite norte da fronteira”.

De acordo com a Marinha, a missão de vigilância terminou às 22h de domingo, após os navios terem saído das águas de jurisdição portuguesa, passando a ser seguidos e monitorizados por navios das marinhas aliadas, da NATO.

A força naval russa já tinha passado ao largo da costa portuguesa em outubro de 2016. Na altura, a marinha russa anunciou que o porta-aviões “Almirante Kuznetsov”, habitualmente fundeado em Severomorsk, no mar de Barents, dirigia-se para a Síria, transportando diversos helicópteros de combate para reforçar a presença militar russa nessa zona.

// Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. A frota que os vigiou é significativa, e os Russos a temeram. Mas tudo correu bem,… os Russos, receosos,… passaram, mas com muito cuidado. Por seu lado, a NATO, confiou,… e bem. Objectivo cumprido.

    • Ó Costa, cria aí um imposto para taxar os russos que passam pelo nosso espaço aéreo e marítimo.
      Proponho já o nome: ITR – Impostos sobre o tráfego russo. Deviam ser taxados pelo tamanho da embarcação / avião e pelo tempo que demoram a passar.
      A avaliar pelo tráfego dos últimos tempos ainda ajudava a pagar a crise. Mete o PCP a falar com eles! Esquece… os russos já não dão para esse peditório. Só mesmo os norte-coreanos e o palerma do venezuelano.

  2. De facto duas lanchas de fiscalização e o navio patrulha, fazem tremer qualquer nação!!!! O Russos devem ter respirado de alivio ao se livrarem de tal ameaça!!

  3. Comentarios idiotas! Penso que se trata de “monitorizar” a travessia! Que eu saiba não estamos em guerra com a Russia! Era suposto fazer o k? Colocar toda a frota de guerra Portuguesa a acompanhar? A força aérea? A GNR nos velhinhos UMM? Recordo que o maior navio de guerra portugues deve ser 3 vezes mais pequeno que o porta-aviões Russo!
    Como disse… Comentarios idiotas!

RESPONDER

O Bennu "esconde" diferentes pedaços de outros asteróides na sua superfície

A espaçonave OSIRIS-REx da NASA avistou algumas rochas de cor estranhamente clara na superfície do asteróide Bennu. Depois de algumas investigações, os cientistas descobriram a razão: são fragmentos de um asteróide totalmente diferente e muito …

A Família Real inglesa vai ter um novo membro (e será já no início de 2021)

A Rainha Isabel II vai ter mais um bisneto. A princesa Eugénia anunciou hoje, através das redes sociais, que está à espera do seu primeiro filho. Também a Casa real já se pronunciou sobre a …

Google Maps vai localizar e mapear áreas de contágio de covid-19

O Google Maps, 'website' e aplicação de cartografia da gigante norte-americana Google, vai poder revelar nos mapas, consultados por utilizadores, as áreas de infeção da covid-19. “Ao abrir o Google Maps, clique na guia à direita …

Cabra com mais de 400 anos encontrada mumificada numa montanha de gelo

Uma cabra morta há mais de 400 anos foi descoberta por um esquiador, em Val Aurina, em Itália. Hermann Oberlechner, alpinista e campeão de esqui, estava a caminhar quando encontrou algo invulgar e inesperado no …

Norte-americano morre após overdose de guloseimas

Um homem de 54 anos morreu na sequência de uma paragem cardíaca causada por hipocaliemia severa. A ingestão de alcaçuz preto em altas quantidades é apontada como a causa da morte. Um norte-americano de 54 anos, …

Cidade brasileira de Manaus pode já ter atingido a imunidade de grupo

Um estudo liderado pela Universidade de São Paulo, no Brasil, sugere que a cidade brasileira de Manaus, a capital do estado do Amazonas, pode já ter atingido a imunidade de grupo para o novo coronavírus …

Segunda vaga da covid-19 aumenta fosso entre ricos e os pobres em Madrid

A capital de Espanha foi a mais atingida da Europa ao nível de contágios e mortes por covid-19, situação que levou a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, a decretar o bloqueio parcial …

Sobrinho de Pablo Escobar terá encontrado 18 milhões escondidos na parede do apartamento do traficante

Um sobrinho do traficante colombiano Pablo Escobar disse que encontrou 18 milhões de dólares em dinheiro escondidos dentro de uma parede de um dos apartamento do seu tio. De acordo com o jornal britânico The Independent, …

Bebé nasce durante voo (e companhia aérea oferece-lhe "passagem vitalícia")

Foi durante uma viagem de avião que uma menina resolveu vir ao mundo A mãe da bebé viajava num voo da Egyptair quando entrou em trabalho de parto e teve direito a um presente inesperado. …

Pelo menos 22 mortos em queda de avião militar na Ucrânia

Pelo menos 22 pessoas morreram, esta sexta-feira, na queda de um avião militar no este da Ucrânia, entre as quais estudantes de uma escola militar, havendo ainda registo de dois feridos graves. "Vinte mortos e dois …