Navios de guerra russos voltaram a passar por águas portuguesas

Paul A. Vise / Wikimedia

O porta-aviões Kuznetsov, navio-almirante da frota da Rússia no Atlântico norte, em 1991, escoltado pelo contratorpedeiro norte-americano USS Deyo

A Marinha vigiou durante o fim de semana a passagem de uma força aeronaval russa, composta por seis navios, por águas de jurisdição portuguesa em trânsito de Gibraltar para o Báltico.

Em comunicado, a Marinha portuguesa informa que a força aeronaval russa composta por seis navios, entre os quais o porta-aviões “Almirante Kuznetsov”, o “Pyotr Velikiy” (cruzador), o contratorpedeiro “Alexander Shabalin”, o “Lena” (reabastecedor), “Sergey Osipov” (reabastecedor) e o “Nicolay Chiker” (rebocador).

A força russa provinha do Mediterrâneo Oriental e da Síria, em trânsito de Gibraltar para o Báltico, quando passou pela Zona Económica Exclusiva (ZEE) portuguesa.

“A esquadra russa entrou na ZEE portuguesa às 19h de sexta-feira, e começou por ser acompanhada por duas lanchas de fiscalização baseadas no Algarve e pelo navio patrulha oceânico Figueira da Foz”, é indicado.

A Marinha salienta que “posteriormente, já na costa ocidental juntou-se a fragata Bartolomeu Dias que também acompanhou a frota russa até à saída da ZEE portuguesa, no limite norte da fronteira”.

De acordo com a Marinha, a missão de vigilância terminou às 22h de domingo, após os navios terem saído das águas de jurisdição portuguesa, passando a ser seguidos e monitorizados por navios das marinhas aliadas, da NATO.

A força naval russa já tinha passado ao largo da costa portuguesa em outubro de 2016. Na altura, a marinha russa anunciou que o porta-aviões “Almirante Kuznetsov”, habitualmente fundeado em Severomorsk, no mar de Barents, dirigia-se para a Síria, transportando diversos helicópteros de combate para reforçar a presença militar russa nessa zona.

// Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. A frota que os vigiou é significativa, e os Russos a temeram. Mas tudo correu bem,… os Russos, receosos,… passaram, mas com muito cuidado. Por seu lado, a NATO, confiou,… e bem. Objectivo cumprido.

    • Ó Costa, cria aí um imposto para taxar os russos que passam pelo nosso espaço aéreo e marítimo.
      Proponho já o nome: ITR – Impostos sobre o tráfego russo. Deviam ser taxados pelo tamanho da embarcação / avião e pelo tempo que demoram a passar.
      A avaliar pelo tráfego dos últimos tempos ainda ajudava a pagar a crise. Mete o PCP a falar com eles! Esquece… os russos já não dão para esse peditório. Só mesmo os norte-coreanos e o palerma do venezuelano.

  2. De facto duas lanchas de fiscalização e o navio patrulha, fazem tremer qualquer nação!!!! O Russos devem ter respirado de alivio ao se livrarem de tal ameaça!!

  3. Comentarios idiotas! Penso que se trata de “monitorizar” a travessia! Que eu saiba não estamos em guerra com a Russia! Era suposto fazer o k? Colocar toda a frota de guerra Portuguesa a acompanhar? A força aérea? A GNR nos velhinhos UMM? Recordo que o maior navio de guerra portugues deve ser 3 vezes mais pequeno que o porta-aviões Russo!
    Como disse… Comentarios idiotas!

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …