Navios de guerra russos voltaram a passar por águas portuguesas

Paul A. Vise / Wikimedia

O porta-aviões Kuznetsov, navio-almirante da frota da Rússia no Atlântico norte, em 1991, escoltado pelo contratorpedeiro norte-americano USS Deyo

A Marinha vigiou durante o fim de semana a passagem de uma força aeronaval russa, composta por seis navios, por águas de jurisdição portuguesa em trânsito de Gibraltar para o Báltico.

Em comunicado, a Marinha portuguesa informa que a força aeronaval russa composta por seis navios, entre os quais o porta-aviões “Almirante Kuznetsov”, o “Pyotr Velikiy” (cruzador), o contratorpedeiro “Alexander Shabalin”, o “Lena” (reabastecedor), “Sergey Osipov” (reabastecedor) e o “Nicolay Chiker” (rebocador).

A força russa provinha do Mediterrâneo Oriental e da Síria, em trânsito de Gibraltar para o Báltico, quando passou pela Zona Económica Exclusiva (ZEE) portuguesa.

“A esquadra russa entrou na ZEE portuguesa às 19h de sexta-feira, e começou por ser acompanhada por duas lanchas de fiscalização baseadas no Algarve e pelo navio patrulha oceânico Figueira da Foz”, é indicado.

A Marinha salienta que “posteriormente, já na costa ocidental juntou-se a fragata Bartolomeu Dias que também acompanhou a frota russa até à saída da ZEE portuguesa, no limite norte da fronteira”.

De acordo com a Marinha, a missão de vigilância terminou às 22h de domingo, após os navios terem saído das águas de jurisdição portuguesa, passando a ser seguidos e monitorizados por navios das marinhas aliadas, da NATO.

A força naval russa já tinha passado ao largo da costa portuguesa em outubro de 2016. Na altura, a marinha russa anunciou que o porta-aviões “Almirante Kuznetsov”, habitualmente fundeado em Severomorsk, no mar de Barents, dirigia-se para a Síria, transportando diversos helicópteros de combate para reforçar a presença militar russa nessa zona.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. A frota que os vigiou é significativa, e os Russos a temeram. Mas tudo correu bem,… os Russos, receosos,… passaram, mas com muito cuidado. Por seu lado, a NATO, confiou,… e bem. Objectivo cumprido.

    • Ó Costa, cria aí um imposto para taxar os russos que passam pelo nosso espaço aéreo e marítimo.
      Proponho já o nome: ITR – Impostos sobre o tráfego russo. Deviam ser taxados pelo tamanho da embarcação / avião e pelo tempo que demoram a passar.
      A avaliar pelo tráfego dos últimos tempos ainda ajudava a pagar a crise. Mete o PCP a falar com eles! Esquece… os russos já não dão para esse peditório. Só mesmo os norte-coreanos e o palerma do venezuelano.

  2. De facto duas lanchas de fiscalização e o navio patrulha, fazem tremer qualquer nação!!!! O Russos devem ter respirado de alivio ao se livrarem de tal ameaça!!

  3. Comentarios idiotas! Penso que se trata de “monitorizar” a travessia! Que eu saiba não estamos em guerra com a Russia! Era suposto fazer o k? Colocar toda a frota de guerra Portuguesa a acompanhar? A força aérea? A GNR nos velhinhos UMM? Recordo que o maior navio de guerra portugues deve ser 3 vezes mais pequeno que o porta-aviões Russo!
    Como disse… Comentarios idiotas!

RESPONDER

Romualda Fernandes - PS

"Erro" ou "canalhice"? PS exige desculpas da Lusa pela forma como identificou deputada

A Lusa está no olho do furacão depois de um jornalista da casa ter identificado a deputada do PS Romualda Fernandes como "Preta" numa peça que acabou por ser replicada em vários jornais online. O …

Estudo mostra que o navio Mary Rose tinha uma tripulação multiétnica

A análise dos restos mortais de parte da tripulação do navio de guerra Mary Rose, o favorito do rei Henrique VIII de Inglaterra, mostra a diversidade que já existia no período Tudor. O navio de guerra …

Hulk marcou num jogo que foi interrompido... cinco vezes

Muitas pausas na partida entre América de Cali e Atlético Mineiro. Protestos na Colômbia também afetaram o jogo Atlético Nacional-Nacional. Grupo H da Taça Libertadores, quarta jornada. Em Barranquilla, América de Cali e Atlético Mineiro entraram …

Festa leonina, OE e política. Marcelo poupa Cabrita, mas não põe de lado uma remodelação

Em entrevista à RTP, a primeira deste mandato, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, poupou Cabrita, culpou os adeptos pelo que se passou nos festejos do Sporting, sublinhou que acredita que o Orçamento …

Governo prometeu a Bruxelas reforma de serviços do Estado. Sindicatos não sabiam

O Governo prometeu a Bruxelas arrancar com uma “reforma funcional e orgânica da administração pública (AP)” sob pena de não receber os cheques da bazuca europeia. “A reforma iniciar-se-á no segundo trimestre de 2021, com a …

Implante neural permite que pessoas paralisadas escrevam. Basta imaginar as letras

Pela primeira vez, uma equipa de investigadores descodificou os sinais neurais associados à escrita de letras e, em seguida, exibiu versões digitadas dessas letras em tempo real. Quando uma lesão ou doença priva uma pessoa da …

Presidente do PSD Oeiras demite-se depois de Rio rejeitar apoiar Isaltino Morais

O presidente da Comissão Política do PSD de Oeiras, estrutura que declarou apoio à candidatura do independente Isaltino Morais à liderança do município, demitiu-se, conforme anunciou esta quinta-feira o próprio, depois de a Comissão Política …

Revolta nas Forças Armadas. Ramalho Eanes entre os 28 ex-chefes militares contra reforma Cravinho

Vinte e oito ex-chefes de Estado-Maior dos três ramos, incluindo o general Ramalho Eanes, assinaram uma carta a contestar o processo da reforma das Forças Armadas em curso e apelaram a um debate alargado à …

Israel reforça presença militar na fronteira com Gaza. "Última palavra ainda não foi dita"

O Exército israelita tinha anunciado, esta quinta-feira à noite, que os seus soldados tinham entrado na Faixa de Gaza. Depois veio negar essa informação, atribuindo a confusão a um problema de "comunicação interna". Na noite desta …

Carta de 1949 revela que Einstein já suspeitava do "super sentido" dos pássaros

Muitas décadas antes de sabermos que alguns animais têm "super sentidos", como é o caso dos pássaros, já o Nobel da Física discutia esse assunto com outros investigadores. Embora não se conheça o conteúdo da primeira …